Rosto de Jesus aparece nas nuvens em Dianópolis, Tocantins #boato

Boato – Nuvem com rosto de Jesus, que apareceu no município de Dianópolis (TO), foi fotografada por caminhoneiro.

Fotos com a imagem de santos ou entidades religiosas em lugares inusitados não são novidade na internet. Em alguns casos, as histórias viram até pauta de matéria para televisão.

Em Dianópolis (TO), a situação não foi diferente. Nos últimos dias, começou a circular pela internet uma imagem que mostra o rosto de Jesus nas nuvens do município de Dianópolis (TO). De acordo com a publicação, um caminhoneiro fotografou a estátua da santa, que se encontra na entrada da cidade, e, após olhar a imagem, constatou a imagem de Jesus nas nuvens. Confira:

Rapaz, presta atenção nessa imagem, essa fotografia aí. Um colega caminhoneiro meu tirou essa foto ontem de tardezinha, chegando em Dianópolis, uma cidade aqui do sudeste do Tocantins. A entrada da cidade tinha a imagem de uma santa, uma escultura bem na entrada. Ele achou bonito o trevo e aí foi tirar uma foto com o celular, umas 17h, 17h30min, disse ele. O sol tava até por trás das nuvens. […]. Aí quando ele carregou a imagem e foi ver a foto, ele viu essa imagem aí. Rapaz, eu me arrepiei todinho. Será que Jesus está voltando, gente?

Rosto de Jesus aparece nas nuvens em Dianópolis, Tocantins, diz boato
Rosto de Jesus aparece nas nuvens em Dianópolis, Tocantins, diz boato

Rosto de Jesus apareceu nas nuvens em Dianópolis (TO)?

Bom, quando vimos pela primeira vez, a imagem pareceu estranha. E é claro que não iríamos dormir sem uma resposta. A parte boa é que não fomos dormir tarde, porque a verdade apareceu rapidinho. A parte ruim (bom, essa é ruim somente para quem acreditou na imagem) é que a história é mentira. Quer saber mais? Continua lendo.

Assim como eu abordei no início do texto, esse tipo de imagem não é novidade. O que pouca gente sabe é como podemos chamar esse tipo de fenômeno ou se, de fato, eles são reais. Vamos por parte.

Quando esse tipo de imagem ou história começa a circular pela internet, podemos separá-las em dois grupos: as pareidolias e as montagens. Opa, mas pera aí. O que é pareidolia?

Bem, a pareidolia é um fenômeno da nossa cabeça. Mas como assim? Resumidamente, é quando somos expostos a estímulos vagos e aleatórios – principalmente a sons e imagens – e ‘vemos’ ou ‘ouvimos’ coisas reais neles, por exemplo, rostos de pessoas, animais, palavras que façam sentido, etc.

Ou seja, é um truque do nosso cérebro para dar sentido àquilo que ainda não tem sentido pra gente – a novidade, o novo. Vale lembrar que ele é um fenômeno pessoal, então, quando ocorrem situações como aparições de santos, a pessoa que visualizou, geralmente, tem uma crença muito forte na religião.

E agora vem a explicação sobre o caso de Dianópolis (TO): essa história se enquadra no segundo grupo, o de montagens. E como sabemos disso? Simples. Quando procuramos pela imagem em um site de buscas, encontramos a foto original.

A foto foi tirada bem antes da história começar a fazer sucesso e não tinha o rosto de Jesus na primeira versão. A imagem parece ser uma daquelas fotos ‘coringas’ quando se produzem notícias ou vídeos sobre o município.

Além disso, a história apresenta as mesmas características de outros textos boatos que já desmentimos por aqui: informações vagas (qual a data da foto? Quando foi ‘ontem’? Qual o nome da pessoa que fez a foto?), erros de português e caráter alarmista (as publicações falam na volta de Jesus).

Portanto, a história não passa de montagem. Mais um boato para impressionar os internautas. Sendo assim, não acredite em tudo o que vê. Às vezes, pode ser apenas o seu cérebro te pregando uma peça. Às vezes, pode ser apenas o trabalho de gente mal intencionada mesmo.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.

Compartilhe este artigo:

7 comentários em “Rosto de Jesus aparece nas nuvens em Dianópolis, Tocantins #boato

  • 02/06/2018 em 13:06
    Permalink

    Muito bom o site, esclarece muitos boatos que estão sendo propagados de forma errada pelas redes sociais.

    Resposta
  • 01/11/2017 em 19:39
    Permalink

    Eu encontrei as duas na internet mais não tem como postar aqui, mais é só fazer a pesquisa no google que encontra as duas imagens separadas, é só colocar assim na pesquisa “rosto de cristo nas nuvens” e a outra “entrada de dianópolis”, essas farsas é só para enganar as pessoas, Deus pode fazer prodígios e milagres mais essas montagens não é coisa de Deus.

    Resposta
    • 02/06/2018 em 13:05
      Permalink

      O correto é MAS e não “mais”… Mais tem significado de soma, adição… E MAS tem significado de porém, contudo, todavia.
      São palavras diferentes que muitos estão usando de forma errada e podem perder pontos em uma redação ou entrevista para emprego.

      Resposta
  • 31/10/2017 em 02:21
    Permalink

    Eu recebi essa imagem e vi logo que era montagem porque a sombra das arvores projetadas no chão estavam à direita da foto, mostrando que o sol está à esquerda e não no fundo na imagem. Assim também no retrovisor do carro pequeno e nas rodas da carreta mostram também que o sol está à esquerda. Portanto, montagem. By: Márcio Lavigne.

    Resposta
  • 28/10/2017 em 15:46
    Permalink

    é assim que funciona a introjeçao e projeção, a identificaçãom a imaginação, por enquanto não ha nada novo nem estranho nem do outro mundo, o que há de absurdo é a violencia , os assassinatos e os estupros contra crianças e adultos

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)