Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Não há provas que “rio com água vermelha” seja o Nilo e é falso que fenômeno prove “profecia bíblica”

Não há provas que “rio com água vermelha” seja o Nilo e é falso que fenômeno prove “profecia bíblica”

Rio Nilo ficou vermelho em 2023 por causa de profecia bíblica, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – Agora em 2023, uma profecia bíblica está se cumprindo em que o Rio Nilo, no Egito, ficou vermelho.

  Análise

Em meio a tantas atribulações no mundo, um vídeo tem chamado atenção de muitos religiosos. Nas imagens, águas do que pode ser um rio, um lago ou uma lagoa estão com a cor avermelhada. Junto ao vídeo, algumas mensagens (que circularam, principalmente, por meio do TikTok) apontam que o local seria o Rio Nilo, no Egito, e que o vídeo é recente.

Os textos também apontam, em alguns casos, que se trata do cumprimento de um profecia bíblica de anúncio de fim dos tempos. Leia uma versão da mensagem que circula na internet e assista ao vídeo em questão:

Essa profecia bíblica acabou de acontecer bem diante dos nossos olhos na semana passada. O rio Nilo ficou com suas águas vermelhas. O mais impressionante disso tudo é que Deus falou exatamente que isso iria acontecer. Te falar a verdade, isso é mais um sinal do fim dos tempos. Não é possível que você não esteja vendo tudo que está acontecendo no mundo nos últimos dias e anos, doenças, conflitos, apostasia, zombarias.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Claramente, Jesus está voltando em breve e ele disse em Lucas vinte e um que quando essas coisas começarem a acontecer, olhe para o alto, porque o grande dia está próximo. O rei está chegando e se você quer ser salvo, comente, eu quero o seu nome e o nome de alguém que você ama muito, que vamos fazer uma oração totalmente especial por sua vida e pela vida de quem você ama muito.

@curiosidadedetudoo Rio Nilo esta vermelho #rionilo #historia ♬ som original – curiosidade

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) O vídeo é realmente do Rio Nilo com a cor vermelha? 2) O Rio Nilo ficou vermelho por causa de alguma profecia bíblica? 3) Há alguma explicação para o fenômeno?

O vídeo é realmente do Rio Nilo com a cor vermelha?

Aqui temos uma grande controvérsia. Desde quando o vídeo acabou viralizando (há cerca de cinco dias), temos três versões de locais que estão sendo atribuídos ao vídeo. O primeiro é o Rio Nilo. O segundo é o Lago Natron (na Tanzânia). O terceiro é a Laguna Roja no Chile. Há elementos que corroboram para cada um dos locais, mas não há uma definição.

A primeira coisa que procuramos foram referências recentes sobre o fenômeno das águas vermelhas. No caso do Lago Natron e da Laguna Roja, não se tratam de novidades (uma vez que os locais têm, em muitos períodos, a cor avermelhada). Sobre o Rio Nilo, não há qualquer referência de notícias locais que aponta que o local esteve com as águas avermelhadas nos últimos dias (o que enfraquece a teoria).

O segundo ponto que nos chamou atenção foi a coloração da água e a topografia do local. A topografia é muito semelhante à da Laguna Roja, mas também pode parecer com de trechos do Rio Nilo e do Lago Natron. A coloração da água que não se assemelha tanto ao “vermelho” do Lago da Tanzânia.

Por fim, há a narração da pessoa do vídeo: definitivamente, não está sendo falado espanhol e, muito provavelmente, não se trata de uma fala em árabe. A fala aparenta ser de algum idioma da África, o que pode fortalecer a teoria de que seria uma definição entre o Rio Nilo (na parte de fora do Egito) ou do Lago Natron.

Toda essa reflexão nos aponta que não é possível definir, até o momento (caso tenham alguma evidência que comprovem o contrário, nos envie) de que o vídeo realmente foi gravado no Rio Nilo (algo fortalecido pela ausência de notícias locais).

O Rio Nilo ficou vermelho por causa de alguma profecia bíblica?

Neste caso, podemos dizer que não. Além de não existir qualquer informação relacionada ao fenômeno em fontes confiáveis, há explicações que eliminam facilmente a cor avermelhada.

No caso do Rio Nilo, já houve um fenômeno similar em 2016. Na época, satélites flagraram imagens do rio Nilo com a cor avermelhada (algo que não ocorreu agora em 2023). Porém, há uma explicação que passa longe do apocalipse.

Há alguma explicação para o fenômeno?

Como aponta esta matéria, o que ocorreu foi um fenômeno químico relaciona a algas vermelhas que contém uma toxina que pode se acumular em trechos do rio. Há, ainda, uma segunda explicação: de que há uma concentração de ferro dissolvido no rio que pode gerar uma reação química que faz com que a água fique avermelhada.

Em relação ao Lago Natron, a explicação fica por conta da pigmentação de cianobactérias que habitam o local que ficam avermelhadas em contato com a água salgada. Há uma explicação similar à Laguna Roja. 

Conclusão

Boato sem comprovação 👎

Para começar, nem temos certeza se o vídeo é mesmo do Rio Nilo. Dito isso, é falso que haja qualquer explicação bíblia para as águas mostradas na imagem ficarem vermelhas. Por fim, não se trata de algo totalmente novo no rio em questão. Na nossa avaliação, boato sem comprovação.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)