Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Ao contrário do que apontam mensagens, procissão de católicos na Times Square, em Nova York, não foi de “apoio a Israel” na guerra

Ao contrário do que apontam mensagens, procissão de católicos na Times Square, em Nova York, não foi de “apoio a Israel” na guerra

Procissão de católicos na Times Square, em Nova York, foi de apoio a Israel na guerra, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – Católicos organizaram uma procissão de apoio a Israel na Times Square, em Nova York. 

  Análise

Nos últimos dias, começaram a ganhar força na internet imagens de uma procissão católica organizada na avenida Times Square Garden, um dos pontos mais famosos de Nova York e do mundo.

A procissão, que reuniu mais de 5 mil católicos, começou a ter imagens compartilhadas em redes sociais, principalmente o TikTok, como se fosse de um evento em apoio a Israel na guerra contra o Hamas e seja lá quem for. Leia uma das mensagens que está viralizando na internet e assista ao vídeo:

Católicos lideraram uma enorme procissão em Nova York em apoio à Israel. Deixando espectadores em prantos no meio da Times Square. VEJA ATÉ O FINAL

@euqueromedicina #israel #hamas #guerraisrael #faixadegaza #religiao ♬ som original – News BR

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) Houve, de fato, uma procissão católica organizada na Times Square, em Nova York? 2) A procissão na Times Square, em Nova York, era de “apoio” a Israel? 3) A igreja Católica assumiu algum lado no confronto entre israelenses e o Hamas?

Houve, de fato, uma procissão católica organizada na Times Square, em Nova York?

Sim. Ela foi organizada pelo Instituto Napa e ocorreu em 10 de outubro de 2023. Ela ocorreu após uma missa organizada na Catedral de Saint Patricks (na cidade de Nova York) e, de fato, reuniu cerca de 5 mil pessoas.

A procissão na Times Square, em Nova York, era de “apoio” a Israel?

Não necessariamente. De fato, a missa anterior à procissão teve a dedicação na homilia a Israel. Porém, não se tratou de uma declaração de apoio na guerra e sim uma oração pelo que havia ocorrido em Israel. Não há nada sobre a procissão ser de “apoio a Israel” (ao contrário de outras que ocorreram no local que foram pró-Israel e pró-Palestina).

A igreja Católica assumiu algum lado no confronto entre israelenses e o Hamas?

Não. Na realidade, a Igreja Católica tem um posicionamento pela paz na região. É claro que o papa Francisco mostrou resignação perante o atentado terrorista que ocorreu em Israel, mas há a defesa clara pelo fim dos conflitos. Este artigo fala sobre isso.

Conclusão

Exagerado 🗣️

De fato, houve menções a Israel antes da procissão católica ocorrida na Times Square em Nova York. Porém, não se tratou de uma procissão de apoio a Israel na guerra. O posicionamento da Igreja Católica também não vai neste sentido. Na nossa análise, marcamos como “exagerado”.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)