Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Pix é a marca da besta e veio para impor nova ordem mundial #boato

Pix é a marca da besta e veio para impor nova ordem mundial #boato

Pix é a marca da besta e veio para impor nova ordem mundial, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Pix é a marca da besta e veio para impor a nova ordem mundial. Com o Pix, haverá um governo único, uma moeda única e o apocalipse. 

Há poucos dias, o Banco Central anunciou a sua mais nova ferramenta de transações financeiras instantânea, o Pix, que funcionará a partir de novembro em todos os bancos. Trata-se de um sistema de pagamento imediato no qual pessoas e empresas poderão fazer transferências de valores e realizarem ou receberem pagamentos em apenas 10 segundos, bastando um clique no aplicativo do seu banco no celular. O recurso é uma nova opção ao lado da TED, DOC e cartões e visa tornar as transações mais fáceis e práticas no dia a dia. Porém, como toda novidade, não demorou muito para o Pix virar assunto na internet e inspirar teorias da conspiração.

Uma publicação que começou a rodar as redes sociais dá conta de que o Pix seria a marca da besta e supostamente veio para impor a nova ordem mundial. A tese é baseada em uma propaganda do banco Bradesco, que mostra um ator da campanha com uma tatuagem de código de barras no braço, o que fez com que muitos internautas cristãos a associassem a uma mensagem subliminar sobre o sinal da besta descrito no livro de Apocalipse da Bíblia e à teoria conspiratória sobre a nova ordem mundial.

Para quem não está por dentro da teoria do apocalipse, ela diz que, no “fim dos tempos”, supostamente haverá a implantação da nova ordem mundial, na qual haverá um só governo (estados-nação soberanos serão substituídos por um único governo mundial totalitário) e uma só moeda (daí, a ideia de que o Pix, por estaria a serviço desse novo regime). Mais que isso, cada pessoa supostamente terá o sinal da besta marcado na pele para realizar compras ou vendas, motivo que levou muita gente a ficar com um pé atrás em relação à propaganda do Bradesco. A história circulou por meio de posts e muitos vídeos conspiratórios.

Pix é a marca da besta e veio para impor nova ordem mundial?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

A publicação viralizou rapidamente nas redes sociais. Porém, a verdade é que toda essa história não passa de mais uma teoria da conspiração para amedrontar os internautas, principalmente cristãos.

E não foi difícil desvendar esse mistério, já que, para começar, a mensagem da publicação segue aquela linha standard já conhecida de boatos online: é vaga (baseada em teorias subliminares), alarmista, possui erros de português e não cita fontes confiáveis que possam confirmar a informação (algo que seria realmente impossível, neste caso).

Em segundo lugar, assim como em outros fakes que falaram em marca da besta, como o que dizia que as máscaras da China estariam vindo com o número 666 (marca da besta) para o Brasil e aquele sobre a Igreja Universal estar marcando a mão dos fieis com uma tatuagem de cruz que seria o sinal da besta; e sobre a nova ordem mundial, como a falsa história sobre Vladimir Putin ter feito discurso contra ideologia de gênero, a nova ordem mundial e homossexualismo, o que há é uma série de informações que não prova nada.

Uma delas é a que aponta que o mundo quer acabar com o dinheiro em papel para instalar uma moeda única e um único governo. No entanto, nem precisamos dizer que uma coisa não tem nada a ver com a outra, já que os tempos são de modernidade. Com o avanço tecnológico, é normal que sistemas de pagamentos sejam otimizados, a fim de facilitar a vida de clientes (que podem usar o smartphone como uma carteira digital) e instituições financeiras.

Além disso, também não há qualquer indício que relacione o Pix à marca da besta. Apesar de a teoria sobre esse sinal falar em nomes e números que seriam implantados por um governo, tudo isso já existe em diversas coisas atualmente, como CPF, RG e outros documentos. Logo, o Pix seria só mais uma ferramenta.

Por fim, vale ressaltar que a nova ferramenta do Banco Central para transações financeiras não vai acabar com nada, nem com dinheiro em espécie e nem com TED ou DOC, como já explicamos em outro post aqui no Boatos.org. Ela se trata de uma nova opção de transação que estará disponível em meio às demais. Ou seja, na hora de fazer transferência de valores pelo aplicativo do banco, o Pix aparecerá como mais uma alternativa para a pessoa, além de TED e DOC.

Resumindo: A publicação que dá conta de que o Pix seria a marca da besta e que veio para impor a nova ordem mundial não é verdadeira. Não há qualquer prova que relacione o novo sistema de pagamentos ao sinal da besta ou à nova ordem mundial, já que, além destes não passarem de teorias conspiratórias, a informação de que o Pix veio para acabar com o dinheiro em espécie também não procede. A ideia é tornar mais práticas as transações financeiras, oferecendo mais uma opção além de TED, DOC e cartões nos aplicativos de bancos, algo comum em tempos modernos.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2H2c3Iu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK