Pastora que quebrou imagem de santa sofre parada cardíaca #boato

Boato – Pastora Zélia, que apareceu na internet quebrando imagens de santos em São Paulo, sofreu uma parada cardíaca.

Na segunda semana de janeiro, um vídeo chamou atenção na internet e reavivou discussões entre católicos e evangélicos. Uma pastora da cidade de Botucatu (SP) fez uma filmagem quebrando a imagem de diversos santos.

Pastora que quebrou imagens de santos em São Paulo sofreu parada cardíaca, diz boato
Pastora que quebrou imagens de santos em São Paulo sofreu parada cardíaca, diz boato

O vídeo rodou a internet e chegou a ser notícia na mídia. Depois do ocorrido, uma outra notícia também chamou atenção na internet: a pastora Zélia teria sofrido uma parada cardíaca. Leia o texto, publicado em blogs e sites de notícias:

Pastora que quebrou imagem de santa em SP sofre parada cardíaca – Zélia pediu desculpas aos católicos pelo episódio

Ela sofreu uma parada cardíaca na noite de quinta-feira(12), em sua casa. Zélia foi levada as pressas para hospital municipal de Botucatu e está fora de perigo. A equipe de reportagem do Portal Atualizado conversou com a pastora por telefone.

 Segundo Zélia, ela conversou com anjos antes de ”voltar a terra’. ”Eu conversei com anjos, me arrependo do que fiz, tenho que respeitar e espalhar amor, essa é minha missão na terra.” publicamente, também pediu desculpas aos católicos pelo episódio.

Pastora que quebrou imagem de santa sofreu parada cardíaca?

Seguindo o exemplo da própria pastora, muita gente aproveitou a internet e a notícia para difundir mensagens de ódio religioso. Mas será mesmo que Zélia sofreu uma parada cardíaca (seja o que for que isso signifique) após ter quebrado imagens de santos. A resposta é não. Vamos aos fatos.

Na verdade, não há muito o que falar. Ao contrário da notícia das imagens sendo quebradas, a notícia da parada cardíaca só foi publicada em sites de notícias nada confiáveis. O Portal Atualizado, que “deu o furo”, é um site que já teve notícias desmentidas aqui no Boatos.org.

Além disso, Zélia deu entrevistas no mesmo dia em que teria “sofrido a parada cardíaca”. Olha o que diz esse trecho do G1:

“Peço desculpa pelo vídeo porque eu sou seguidora da palavra. Em nenhum momento eu pensei em ofender o Brasil, mas você sabe como é a internet. Vocês sabem como é o povo”, disse,em entrevista à Rádio Municipalista de Botucatu e à Agência 14 News.

Resumindo: a história que circula apontando que a pastora teve uma parada cardíaca é falsa. Porém, ela demonstrou arrependimento de ter quebrado as imagens de santos como Nossa Senhora Aparecida.

Ps.: Esse artigo foi uma sugestão de diversos leitores no WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema aos Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.  

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)