Pastor Sérgio Von Helder, que chutou santa, não virou católico

Boato – O pastor Sérgio Von Helder, da Igreja Universal do Reino de Deus, teria se arrependido de chutar uma imagem de Nossa Senhora Aparecida e virado católico.

Durante a visita do Papa Francisco ao Brasil em julho de 2013, um texto que circulava há mais de uma década na internet ganhou força nas redes sociais. O personagem principal da história é o Bispo Sérgio Von Helder, que ficou famoso após chutar uma imagem de Nossa Senhora Aparecida durante o programa Palavra de Vida, transmitido pela TV Record em 1995.

O texto, que pode ser lido aqui, conta uma história que seria comovente para qualquer católico. Após contextualizar o que aconteceu em 1995, a mensagem conta que Von Helder começou a sofrer dores na perna direita (a mesma com que havia chutado a santa) após o ato.

As dores teriam sido tão grandes que ele foi procurar ajuda nos Estados Unidos. No hospital, uma enfermeira negra passou a orar por ele, o que acabou dando resultado. A recuperação rendeu uma festa e, no meio dela, Von Helder teria perguntado onde estava a enfermeira. A resposta de todos é que ela não existia. De acordo com o texto, Von Helder se ajoelhou naquele momento e se converteu ao catolicismo.

A história é realmente muito bem escrita. É tão bem escrita (realmente, o autor está de parabéns) que até padres acreditaram na história. De acordo com uma matéria da revista Isto É de 2004, o boato começou a tomar dimensões gigantescas quando foi publicado na revista católica Pergunte e Responderemos e, como diz o texto, saiu na TV Canção Nova.

Apesar de crível (principalmente para quem acredita em milagres), a história já foi desmentida. Primeiro pela própria Isto É, que conversou com Dom Estevão Bettencourt e este disse que soubera da história pela internet (provavelmente caiu no hoax também). A revista também conseguiu apurar que, em 2004, Von Helder trabalhava para a Universal no EUA.

Edir Macedo também desmentiu a história em 2012. No texto publicado no blog de Macedo, há informação que Von Helder se desligou da Igreja, mas não havia virado católico. O texto também fala que o ex-pastor nunca teve problemas na perna, e por fim, acusa o “clero católico” de espalhar o hoax para “recuperar credibilidade”.

Por fim, em 2011, Von Helder gravou um vídeo falando sobre o episódio da santa. Apesar do boato já estar circulando na internet há muito tempo, ele não falou no vídeo como um católico. Ou seja, discussões religiosas à parte, chegamos à conclusão de que a história não é verdadeira.

Leia na íntegra o texto sobre a conversão de Sérgio Von Helder após chutar santa

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

4 comentários em “Pastor Sérgio Von Helder, que chutou santa, não virou católico

  • 03/08/2014 em 11:39
    Permalink

    Uma mentira total eu só queria ver uma foto deste homem que perdeu a perna…aparecida não tem poder para nadaaa.

    • 04/08/2014 em 02:13
      Permalink

      Gente fui batizado na Igreja Católica meus pais são católicos , mas isso cada um segue o seu caminho quando se cresce , quando se tem um pensamento sobre religião e vai escolher o seu caminho.
      Mas isso cada um e cada um então não vou julgar ninguém no entanto não vou na igreja católica mas tenho em meu coração todas as igrejas tanto evangelicas quanto catolicas pois sou filho de Deus assim como vcs … Minha mae e ministra de eucaristia e gosto de ver quando ela chega toda alegre por ter compartilhado com seus irmaos mais um dia de festa . Mas moro do lado de um igreja evangelica e gosto muito dos irmaos de todas as igrejas e assim vivo dentro do meu coraçao uma verdadeira igreja para Deus . E muito simples :

      Amais uns ao outros assim como eu vos amei…
      Respeite seu proximo…..
      e mais….

      Entao porque nao somos capazes de olhar para o lado e saber que o seu trabalho e uma igreja, sua casa e uma igreja, a rua onde vc passa e umas igreja, vamos pensar.
      Nossa senhora Aparecida me concedeu uma bençao que eu sempre quiz e hj tenho fe nao somente no valor dessa devoçao assim como nas palavras de muitas igrejas evangelicas tbm… SOMOS IGREJAS , SOMOS IGUAIS , SOMOS IRMAOS , PARA QUE BRIGARMOS SOBRE A VIDA QUE DEUS NOS DEU …

      AMÉN
      QUE NOSSA SENHORA NOS ABENÇOE
      QUE A PAZ DO SENHOR ESTEJE CONVOSCO
      PAZ DO SENHOR IRMAO
      E AI VAI… HORAS NENHUMA DEIXAMOS DE SER IGREJA LEMBRE SE….

  • 01/08/2014 em 23:33
    Permalink

    No mínimo uma ex prostituta ou ex ladra. Assim como todos os EVANGÉLICOS. Se escondem atrás da religião.

  • 29/07/2014 em 22:04
    Permalink

    VIVA NOSSA SENHORA !

    José Celestino boa tarde, a lista de citações bíblicas a respeito é muito extensa pois sabemos muito bem que não termina aí….

    Gostaria de te desejar que NOSSA SENHORA, RAINHA DA PAZ te proteja SEMPRE !
    Orações recíprocas
    Alfredo G. Rosa
    29/07

Fechado para comentários.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)