Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Papa diz que inferno não existe em entrevista a jornal italiano #boato

Papa diz que inferno não existe em entrevista a jornal italiano #boato

Boato – Papa Francisco teria encontrado o fundador do jornal italiano La Repubblica, Eugenio Scalfari, e afirmado que o inferno não existe.

A semana santa é um feriado muito importante para os cristãos. A Páscoa, onde as pessoas têm o costume de trocar chocolates, representa a ressurreição de Jesus Cristo. Neste ano, a semana santa iniciou no final de março e termina no dia 1º de abril.

E, apesar do feriado já estar quase acabando, parece que os boatos envolvendo a Páscoa, a semana santa e o Papa Francisco estão longe de chegar ao fim. Nessa semana, a internet foi invadida pela informação de que o Papa Francisco havia afirmado que o inferno não existe.

A declaração teria sido dada para o fundador do jornal italiano La Repubblica, Eugenio Scalfari, durante uma visita de Scalfari ao Vaticano. A publicação do La Repubblica ainda afirmava que Francisco teria dito que a alma dos pecadores que não se arrependem apenas desaparecem. Confira:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

O jornalista e escritor italiano Eugenio Scalfari, 93, fundador do jornal La Repubblica, deixou muitos católicos perplexos ao publicar um novo relato de suas conversas com o papa Francisco nesta quinta-feira (29). Entre outras coisas, o pontífice teria afirmado: “Não existe um Inferno, o que existe é o desaparecimento das almas pecadoras”.

É a quinta vez que Scalfari, ligado politicamente à esquerda italiana e ateu, encontra-se a sós com o argentino e escreve a respeito. Francisco também já mandou uma carta longa e cordial ao La Repubblica, respondendo a uma série de perguntas do jornalista sobre fé e descrença.

Papa diz que inferno não existe em entrevista a jornal italiano?

Francisco realmente é um Papa diferente e polêmico. Desde sua posse, o Papa argentino já fez discursos com afirmações jamais antes ditas pela Igreja Católica, como a participação da mulher na sociedade, críticas ao machismo, controle de natalidade e a aceitação da homossexualidade. Porém, a história de que o inferno não existe não pode ser entendida como verdade. Quer entender? Então, continua lendo.

O Papa Francisco é considerado bastante “descolado” e um pontífice muito diferente dos papas anteriores, principalmente por sua visão de mundo (ele, inclusive, já foi chamado de marxista por criticar abertamente o capitalismo desenfreado). Entretanto, Francisco jamais contrariou pensamentos estruturantes do catolicismo.

Tão rápido a notícia de que o Papa teria dito que inferno não existe começou a circular, o próprio Vaticano fez questão de desmentir a informação. Como é possível ver no vídeo a seguir, a história não passou de boato:

Em nota oficial, o Vaticano garantiu que nenhuma aspa que aparece na reportagem de Scalfari pode ser atribuída como uma citação do Papa Francisco. Segundo a equipe de comunicação da Igreja Católica, a história teria sido publicada após um encontro privado entre Scalfari e o Papa Francisco por conta da chegada da Páscoa.

Também vale ressaltar que não existem gravações ou anotações que possam confirmar a tal declaração do pontífice.

Além disso, Eugenio Scalfari, que é ateu e já entrevistou o Papa Francisco em outras oportunidades, já declarou que não costuma gravar ou fazer anotações de suas entrevistas. Ele afirmou utilizar sua memória para poder recontar suas conversas. E bem, se você é jornalista assim como eu, já deve ter sentido o desespero em ler isso.

Por fim, essa não é a primeira vez que uma entrevista entre Scalfari e o Papa Francisco dá o que falar. Em outras oportunidades, o fundador do La Repubblica também atribuiu afirmações polêmicas ao pontífice, que foram desmentidas pelo Vaticano e não puderam ser provadas por Scalfari.

Em resumo: a história de que o Papa Francisco teria dito que o inferno não pôde ser provada, porque o fundador do La Repubblica não possui gravações ou anotações que atestem a veracidade da declaração. Nossa memória pode ser muito boa, mas esquecer é algo bem humano e acontece. Uma palavra, uma ênfase ou até uma ironia podem mudar todo o contexto e uma declaração. Para além de tudo, o próprio Vaticano já desmentiu a informação. Portanto, fiquem tranquilos, Francisco jamais negou um dos pilares da Igreja Católica e a história não passa de #boato. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.