Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Papa Francisco disse que precisamos de santos de calça jeans #boato

Papa Francisco disse que precisamos de santos de calça jeans #boato

Boato – Poema do papa fala sobre ter santos diferentes, Francisco disse que o mundo precisa de santos que usem jeans e tênis.

Apesar de não aparecer tanto na mídia como em outros anos (talvez em função das pautas políticas que necessariamente estão ocupando a agenda da imprensa), o papa Francisco ainda é claramente uma figura pública que atrai os holofotes.

Quem tem boa memória vai se lembrar de que não faz muito a internet foi à loucura em memes e vídeos que ironizavam a visita diplomática que o presidente Donald Trump fez ao pontífice. No entanto, desde então o líder católico anda meio apagado… Será?

Na realidade, o papa Francisco pode não estar figurando no Jornal Nacional como de costume, mas dos boatos o pontífice não tem trégua. Tanto é assim que está circulando com força no WhatsApp um suposto poema que o papa teria escrito sobre santos. Segundo a bela poesia, Francisco acredita que é preciso ter novos santos, pessoas de calça jeans e tênis que entendam e abracem as mudanças do mundo. Confiram:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Mais uma do nosso Papa Francisco, que continua surpreendendo positivamente: ” Precisamos de Santos sem véu, sem sua batina. Precisamos de Santos de jeans e de chinelos. Precisamos de Santos que vão ao cinema, ouçam música e passeiem com seus amigos. Precisamos de Santos que coloquem Deus em primeiro lugar e que se sobressaiam na Universidade. Precisamos de Santos que procurem tempo cada dia para rezar. Precisamos de Santos modernos,  Santos do século XXI , com uma espiritualidade incorporada no nosso tempo. 

Precisamos de Santos comprometidos com os pobres e as necessárias mudanças sociais. Precisamos de Santos que vivam no mundo, se santifiquem no mundo e que não tenham medo de viver no mundo. Precisamos de Santos que tomem Coca Cola e comam cachorro-quente, que sejam internautas, que escutem iPod. Precisamos de Santos que amem a Eucaristia e que não tenham vergonha de tomar uma cerveja ou comer pizza no fim-de-semana com os amigos. 

Precisamos de Santos que gostem de cinema, de teatro, de música, de dança, de desporto. Precisamos de Santos sociáveis, abertos, normais, amigos, alegres, companheiros. Precisamos de Santos que estejam no mundo e que saibam apreciar as coisas puras e boas do mundo, mas sem ser mundanos “. Comentário: Ele vive em plenitude, com o Espírito Santo que o conduz, com os pés bem fincados na terra.

O papa Francisco falou que precisamos de santos de jeans e tênis?

Não que o poema não seja bonito, ou que não transmita uma mensagem bastante positiva como a frase do início menciona, mas as linhas poéticas não são de autoria do papa Francisco. A história que está circulando agora, na verdade, ganhou bastante força em 2013 quando o papa estava no Brasil para a Jornada Mundial da Juventude que ocorreu no Rio de Janeiro.

Nesse período, ou seja, há quase 4 anos, começaram a circular por aí o poema como sendo uma das mensagens transmitidas pelo papa durante a Jornada. Mas, nem naquela época nem agora a questão procede. As falas do pontífice puderam (e ainda podem) ser consultadas no site do Vaticano, assim como todo conteúdo de autoria do papa. E adivinhem? Esse poema não consta lá.

E mais, muito antes do papa Francisco ocupar a liderança da Igreja Católica essa mensagem já corria a internet, só que até então ela era atribuída ao falecido e beatificado papa João Paulo II. De lá para cá, o poema até sofreu alterações, como a substituição da palavra “walkman” por “Ipod”, afinal de contas se a tecnologia evoluiu, o boato não poderia ficar para trás.

Ao que tudo indica, o conteúdo apareceu inicialmente na web em 2005, logo depois do falecimento de João Paulo II. Depois ganhou uma versão em inglês, acabou sendo reajustado até chegar na edição atual dedicada ao papa Francisco.

Aliás, quem acompanha o papa atual de perto sabe de seus discursos contra o consumismo e atuação de grandes empresas, que o poema chega até a ressaltar. Portanto, não é verdade que o papa Francisco disse que precisamos de santos de jeans e tênis. Muito embora o papa defenda sim a participação da juventude nas ações de fé, o pontífice nunca escreveu esse poema. É #boato.

PS: Esse artigo foi uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.