Papa Francisco enviou rosário de presente para Lula, preso em Curitiba #boato

Boato – Papa Francisco enviou um Rosário abençoado para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está preso em Curitiba. Presente foi entregue por emissário da Igreja Católica.

Atualização: o Vatican News apagou a nota citada no texto e publicou essa no lugar por “motivos de imprecisão”. Apesar da nota ter corrigido a informação referente ao cargo de Grabois (era citado como advogado e agora foi citado como membro do “Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral”, órgão da Igreja Católica), a informação de que o papa teria enviado o rosário para Lula continua sendo apontava como falsa (assim como falamos antes, o terço foi “apenas” abençoado”). Sendo assim, mantemos o desmentido. Confira: 

Desde que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi preso, em abril de 2018, muita coisa aconteceu no Brasil. Passamos por uma greve de caminhoneiros, o país está às vésperas de uma Copa e a economia (e a política) continuam em uma montanha-russa (o sentido é você que decide). Mesmo assim, as notícias falsas sobre Lula sempre aparecem na internet. Algumas, como a de hoje, são de agrado dos correligionários do ex-presidente.

Circula na internet a informação de que o papa Francisco teria enviado um rosário de presente para Lula. A informação foi publicada inicialmente no próprio perfil no Facebook do ex-presidente, que é gerido por sua equipe, e reproduzido pela rede de blogs (com direito a comentários e opiniões) que apoia Lula. Leia uma das mensagens que circula online:

PAPA FRANCISCO ENVIA ROSÁRIO A LULA O papa Francisco enviou um rosário ao presidente Lula, preso político há 67 dias. O presidente recebeu o terço na sede da Polícia Federal em Curitiba. Em maio, o pontífice criticou o papel da mídia na difamação de figuras públicas. “Criam-se condições obscuras para condenar uma pessoa.

A mídia começa a falar mal das pessoas, dos dirigentes, e com a calúnia e a difamação essas pessoas ficam manchadas. Depois chega a Justiça, as condena, e no final, se faz um golpe de Estado”, afirmou na ocasião. O rosário foi entregue hoje na PF por Juan Gabrois, assessor do Papa Francisco para assuntos de Justiça e Paz, que foi impedido de visitar o presidente.

Papa Francisco enviou rosário de presente para Lula, preso em Curitiba?

É claro que a história circulou muito na internet e gerou gritos de comemoração por quem apoia o ex-presidente. Mas será mesmo que o papa Francisco enviou um rosário de presente para Lula? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

A tal história começou com a tentativa de visita do advogado Juan Grabois para o ex-presidente. Grabois foi identificado como “assessor do papa” e trouxe de presente um rosário que, segundo ele, foi abençoado pelo papa Francisco. No trecho 1:42 do vídeo, ele fala “bendecido”. Só que no minuto 2:15, é traduzido como o rosário “que é um presente do papa”. Confere aí.

Não dá para colocar nas costas do tradutor a responsabilidade (até porque o “bendecido” foi dito bem enrolado), mas o fato é que ninguém questionou o que foi dito por ele (e também não deve ter prestado atenção no “bendecido”) e já saiu reproduzindo que o papa havia dado um presente a Lula. Tudo estava “certo” até a própria Igreja Católica desmentir a informação.

Por meio de nota publicada no perfil em português do Vatican News, a cúpula negou que tenha sido um presente de Francisco para Lula. O Vaticano também negou que a visita de Juan Grabois seria em nome da Igreja Católica. Leia a nota:

Em mérito às notícias circuladas sobre o suposto envio de um Terço pelo Papa Francisco ao ex-presidente Lula, esclarecemos que o advogado argentino Juan Gabrois, fundador do Movimento dos trabalhadores excluídos e ex-consultor do Pontifício Conselho Justiça e Paz, tentou fazer uma visita – a título PESSOAL – ao ex-presidente, tendo após a tentativa infrutífera, concedido uma entrevista diante do prédio da Polícia Federal em Curitiba. Na entrevista – e nos ativemos a ela – EM NENHUM MOMENTO Grabois afirmou que o Terço foi enviado pelo Santo Padre, mas apenas “ABENÇOADO” pelo Papa.

Depois que o Vaticano publicou a informação, até o perfil de Lula mudou o texto que falava em “presente do papa”. Onde estava escrito “PAPA FRANCISCO ENVIA ROSÁRIO A LULA ”, foi colocada a seguinte frase: “LULA RECEBEU ROSÁRIO ABENÇOADO PELO PAPA”. Ou seja: a informação foi corrigida até pela equipe do ex-presidente. Faltam só os sites que o apoiam também a corrigir.

Resumindo: a história que aponta que o papa Francisco enviou um presente ao ex-presidente Lula e que a Igreja Católica mandou um emissário para visitar o ex-presidente é falsa. O rosário não veio de Francisco e a tentativa de visita de Juan Grabois foi em caráter estritamente pessoal. Notícia falsa.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

37 comentários em “Papa Francisco enviou rosário de presente para Lula, preso em Curitiba #boato

  • 03/08/2018 em 20:31
    Permalink

    caras, o post do vatican news já foi até deletado e já foi confirmado que ele mandou mesmo. atualizem isso aí porque tá feio.

    Resposta
  • 02/08/2018 em 20:35
    Permalink

    Aguardando o boatos.org soltar sua nova fake news sobre a recente mensagem do papa para Lula.

    Resposta
  • 16/06/2018 em 00:40
    Permalink

    VOU ESPERAR QUE VCS SE RETRATEM , PORÉM, PASSAREI A DENUNCIÁ-LOS EM TODA A REDE SE NÃO HOUVER UMA RETRATAÇÃO SOBRE A VERDADE NESTE ASSUNTO. VCS SAIRÃO DESSA MAIS ARRANHADOS DO QUE SE ADMITIREM QUE ERRARAM !!!!!!!!!!!!!!!

    Resposta
  • 16/06/2018 em 00:30
    Permalink

    NÃO ACREDITO MAIS EM VOCÊS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    VENDIDOS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Resposta
  • 15/06/2018 em 12:54
    Permalink

    Não entendi vocês do Boato.org terem feito este artigo, existe o emissário que foi confirmado ser do vaticano, existe o rosário e existe a noticia confirmada que ele viria vir trazer a palavra de Francisco a Lula. Vocês querem que o Papa confirme o que ?

    Resposta
  • 15/06/2018 em 10:40
    Permalink

    Vocês vão retratar e retificar o boato que fizeram?
    Busquem informações mais seguras e atualizadas ou correm o risco de tornar um novo site “Antagonista”, sem crédito nenhum.

    Resposta
  • 15/06/2018 em 02:04
    Permalink

    Vergonha alheia!
    Mostrou que tem lado político e que passa por cima da honestidade em nome disso. E olha que eu não sou petista.

    Resposta
  • 15/06/2018 em 00:49
    Permalink

    Pelo que ando vendo aí a história foi corrigida, Vatican News é que cometeu um erro, ou seja, tudo que foi dito nos blogs de esquerda estava correto. Boatos.org tem que se retratar urgente, até pelo tom “Faltam sites que apoiam também corrigir”.

    Resposta
  • 14/06/2018 em 23:09
    Permalink

    Não achei a nota do Vatican News no facebook e pelas notícias que vi, achei tudo isso muito confuso. Pela primeira vez, o boatos.org não me convenceu.

    Resposta
  • 14/06/2018 em 17:51
    Permalink

    Vocês deveriam estar melhor informados. Quem está fazendo o boato são vocês. Que vergonha. Vou passar a questionar tudo que vocês postarem como sendo boato.

    Resposta
  • 14/06/2018 em 16:14
    Permalink

    Senhores, sempre dei credibilidade ao site “Boatos.com”, mas dessa vez, vcs estão equivocados! Houve de fato, um boato, mas esse foi dado pelo site “Vatican News”, valendo dizer que o mesmo NÃO é site oficial do Vaticano. O Consultor do Papa Frabncisco, Juan Gabrois depois do ocorrido, escreveu extenso comentário sobre o assunto e inclusive, mostrou a correção feita pelo Vatican News, que já se encontra disponível na página deles, mostrando seu GRANDE erro. Peço, por favor, que também reparem o erro de vcs, para não contribuirmos com as Fakes News e para que vcs não percam a credibilidade!!!

    Resposta
    • 14/06/2018 em 23:25
      Permalink

      Saudações! Me surpreendi com a velocidade com a qual aceitaram imediatamente a versão do “Vatican News” como sendo o próprio Vaticano…Concordo com o seu comentário.

      Resposta
    • 15/06/2018 em 04:32
      Permalink

      Eita! Carambolas. Que horror. Li todos comentários e foi trágico Boatos.org deixando a peteca cair. Olha por favor com muito carinho os próximos boatos fak. Eu ainda acredito neste site. Errar é humano… Mas isso foi um golpe de direita. Até a globobo foi mais honesta.

      Resposta
  • 14/06/2018 em 12:24
    Permalink

    E a credibilidade continua caindo.

    Por favor, deixem a página como está não retifiquem a mentira que espalham, está página deverá ser lembrada sempre que vocês forem chamados para decidir o que é falso e o que é verdadeiro.

    Resposta
  • 14/06/2018 em 08:37
    Permalink

    uns fatos

    1- o militantes do PT, conheciam o emissor do Papa que mora na argentina e sabiam que ele vinha em nome do papa
    2- o antipetista do vatican news que não faz ideia de quem era, emitiu uma nota sem saber de nada
    3- a mídia, você e as agências controladas pela mídia de checagem de notícias não conheciam o rapaz, se basearam numa tradução pra dizer que era fake news e ninguém foi perguntar diretamente ao rapaz
    4- todo mundo divulgou como fake news em notícia de capa
    5- o vaticano se retratou pq traduziu errado
    6- o rapaz confirmou que veio a mando do papa
    7- nem você conterrâneo antipetista e muito mesmo a mídia se retrataram

    porque lhes falta caráter.

    Resposta
    • 14/06/2018 em 19:04
      Permalink

      Apesar de alertado sobre o Boatos.org, continuo a defender sua qualidade. Então, por favor, mostrem que estou correto em fazer isso e arrumem a matéria sobre o emissário do Papa Francisco. Só assim para continuar confiando em vocês. Grato.

      Resposta
  • 13/06/2018 em 22:55
    Permalink

    Tenho que rever todos os casos em que enviei links do boatos.org para provar que a notícia era falsa.

    Resposta
  • 13/06/2018 em 22:52
    Permalink

    Quem fiscaliza os fiscalizadores de fake news…

    Resposta
  • 13/06/2018 em 22:38
    Permalink

    A retratação do Vaticano diz que Grabois não enviava somente o terço benzido pelo papa como enviava a palavra do papa para Lula. O terço até deixou de ter importância. Mas seria muito para vocês incluírem isso, já que não querem se retratar. Caiu no conceito mesmo. Mesmo nível da Agência Lupa.

    Resposta
  • 13/06/2018 em 20:41
    Permalink

    Corrige agora essa reportagem, pois o vaticans news já esclareceu.

    Resposta
  • 13/06/2018 em 20:25
    Permalink

    Os próprios sites de notícias confirmaram a notícia.

    Resposta
  • 13/06/2018 em 19:37
    Permalink

    Acho melhor vocês se retirarem, pois a notícia foi confirmada como verdadeira.

    Resposta
  • 13/06/2018 em 15:47
    Permalink

    Ainda é boato? Q site mentiroso, fascista! Arruma isso aí. Vaticanonews. E quando vai ser aprovado meus comentários? Ah esqueci, vcs são direitistas e covardes.

    Resposta
  • 13/06/2018 em 15:16
    Permalink

    Gostei muito de ter esclarecido que se tratava de um boato.
    Porém vi ainda agora que o Vaticano news colocou essa nota “esclarecendo ” o caso gabrois-luka.
    Queria saber se é boato desse site:
    Vaticano News
    Valeu manos!!!

    Resposta
  • 13/06/2018 em 14:29
    Permalink

    Edgard Matsuki, reveja a postagem. Parece que temos aqui um caso de fakenews da fakenews. Hoje de manhã o vaticano voltou atrás e confirmou o envio do rosário pelo Papa colocando em dúvida todas as agências de confirmação de notícias que se basearam em uma nota escrita no Brasil e que foi apagada e re-escrita pelo governo do Vaticano.

    Resposta
  • 13/06/2018 em 14:26
    Permalink

    A nova nota do vaticano tambem retira o “carater pessoal” da visita de Grabóis. Entao ele foi em nome de quem? Porque nao pesquisam a relaçao de Grabóis vom Francisco?

    Resposta
  • 13/06/2018 em 02:26
    Permalink

    E aí? Quando vcs vão arrumar o “boato” ?foi verdade, um blog como o de vcs fazendo esse vexame? O Papa enviou sim. Vaticanonews pra vcs.

    Resposta
  • 13/06/2018 em 01:25
    Permalink

    Aguardando a retração de vocês. Porque o Vaticano já corrigiu a informação. Se vocês não se retratarem cairão em descrédito. Boatos.org também é gerador de fake news?

    Resposta
  • 13/06/2018 em 00:04
    Permalink

    Nova nota do Vaticano corrige o que foi dito antes por eles. O advogado levava mensagem do Papa para Lula e um terço abençoado por ele (o Papa). Vocês vão corrigir também?

    Resposta
  • 13/06/2018 em 00:00
    Permalink

    O antipetista que atualiza a página brasileira do vaticano já deletou o post e atualizou confirmando que o consultor do Papa foi levar as palavras do Papa a Lula e que não era uma visita pessoal.

    deve ter levado um esporro pela primeira nota (a que vc se baseia no texto)

    Resposta
  • 12/06/2018 em 23:45
    Permalink

    Boatos.org espalhando boato? Reveja a matéria e a posição do Vaticano que vocês postaram aqui. Pesquisem mais um pouco e dessa vez com mais isenção.

    Resposta
  • 12/06/2018 em 23:16
    Permalink

    E o que acontece agora que o site Vaticano News apagou o que postaram e o Twitter também? O rapaz diz que confirma tudo o que disse anteriormente e que o fato do site ter apagado as postagens fala por si. No aguardo do desenrolar. Parece que o boatos.org vai ter que também explicar melhor o fato de ter declarado que a informação era boato.

    Resposta
  • 12/06/2018 em 22:59
    Permalink

    Boatos.org acredito que vocês foram muito precipitados em divulgar como boato esta matéria!
    A impressão que passa é que vocês gostariam que realmente fosse boato. Favor serem tão rápidos em se reposicionar como vocês foram rápidos em julgar.

    Resposta
  • 12/06/2018 em 22:46
    Permalink

    Favor atualizar com as novas informações. Segundo o Brasil 247 o Vaticano voltou atrás sobre algumas alegações postadas por vocês aqui nessa matéria. Investiguem isso aí. Será essa notícia de vocês também virou boato???

    Resposta
  • 12/06/2018 em 21:41
    Permalink

    O advogado argentino é assessor pessoal do papa. E enviou uma mensagem informal. Nada a ver com o estado do Vaticano.

    Resposta
  • 12/06/2018 em 20:31
    Permalink

    Boatos.org, a noticia existe. Não se classifica como “boato”. Houve tradução errada. O fato existiu. Até entrevista o Grabois deu. Eu achava o site de vocês confiável. Deixa de ser com essa classificação, que corrobora com a estratégia da direita de desqualificar tudo que se refere a Lula. É lamentável.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)