Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Papa Francisco enviou rosário de presente para Lula, preso em Curitiba #boato

Papa Francisco enviou rosário de presente para Lula, preso em Curitiba #boato

Boato – Papa Francisco enviou um Rosário abençoado para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está preso em Curitiba. Presente foi entregue por emissário da Igreja Católica.

Atualização: o Vatican News apagou a nota citada no texto e publicou essa no lugar por “motivos de imprecisão”. Apesar da nota ter corrigido a informação referente ao cargo de Grabois (era citado como advogado e agora foi citado como membro do “Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral”, órgão da Igreja Católica), a informação de que o papa teria enviado o rosário para Lula continua sendo apontava como falsa (assim como falamos antes, o terço foi “apenas” abençoado”). Sendo assim, mantemos o desmentido. Confira: 

Desde que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi preso, em abril de 2018, muita coisa aconteceu no Brasil. Passamos por uma greve de caminhoneiros, o país está às vésperas de uma Copa e a economia (e a política) continuam em uma montanha-russa (o sentido é você que decide). Mesmo assim, as notícias falsas sobre Lula sempre aparecem na internet. Algumas, como a de hoje, são de agrado dos correligionários do ex-presidente.

Circula na internet a informação de que o papa Francisco teria enviado um rosário de presente para Lula. A informação foi publicada inicialmente no próprio perfil no Facebook do ex-presidente, que é gerido por sua equipe, e reproduzido pela rede de blogs (com direito a comentários e opiniões) que apoia Lula. Leia uma das mensagens que circula online:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

PAPA FRANCISCO ENVIA ROSÁRIO A LULA O papa Francisco enviou um rosário ao presidente Lula, preso político há 67 dias. O presidente recebeu o terço na sede da Polícia Federal em Curitiba. Em maio, o pontífice criticou o papel da mídia na difamação de figuras públicas. “Criam-se condições obscuras para condenar uma pessoa.

A mídia começa a falar mal das pessoas, dos dirigentes, e com a calúnia e a difamação essas pessoas ficam manchadas. Depois chega a Justiça, as condena, e no final, se faz um golpe de Estado”, afirmou na ocasião. O rosário foi entregue hoje na PF por Juan Gabrois, assessor do Papa Francisco para assuntos de Justiça e Paz, que foi impedido de visitar o presidente.

Papa Francisco enviou rosário de presente para Lula, preso em Curitiba?

É claro que a história circulou muito na internet e gerou gritos de comemoração por quem apoia o ex-presidente. Mas será mesmo que o papa Francisco enviou um rosário de presente para Lula? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

A tal história começou com a tentativa de visita do advogado Juan Grabois para o ex-presidente. Grabois foi identificado como “assessor do papa” e trouxe de presente um rosário que, segundo ele, foi abençoado pelo papa Francisco. No trecho 1:42 do vídeo, ele fala “bendecido”. Só que no minuto 2:15, é traduzido como o rosário “que é um presente do papa”. Confere aí.

Não dá para colocar nas costas do tradutor a responsabilidade (até porque o “bendecido” foi dito bem enrolado), mas o fato é que ninguém questionou o que foi dito por ele (e também não deve ter prestado atenção no “bendecido”) e já saiu reproduzindo que o papa havia dado um presente a Lula. Tudo estava “certo” até a própria Igreja Católica desmentir a informação.

Por meio de nota publicada no perfil em português do Vatican News, a cúpula negou que tenha sido um presente de Francisco para Lula. O Vaticano também negou que a visita de Juan Grabois seria em nome da Igreja Católica. Leia a nota:

Em mérito às notícias circuladas sobre o suposto envio de um Terço pelo Papa Francisco ao ex-presidente Lula, esclarecemos que o advogado argentino Juan Gabrois, fundador do Movimento dos trabalhadores excluídos e ex-consultor do Pontifício Conselho Justiça e Paz, tentou fazer uma visita – a título PESSOAL – ao ex-presidente, tendo após a tentativa infrutífera, concedido uma entrevista diante do prédio da Polícia Federal em Curitiba. Na entrevista – e nos ativemos a ela – EM NENHUM MOMENTO Grabois afirmou que o Terço foi enviado pelo Santo Padre, mas apenas “ABENÇOADO” pelo Papa.

Depois que o Vaticano publicou a informação, até o perfil de Lula mudou o texto que falava em “presente do papa”. Onde estava escrito “PAPA FRANCISCO ENVIA ROSÁRIO A LULA ”, foi colocada a seguinte frase: “LULA RECEBEU ROSÁRIO ABENÇOADO PELO PAPA”. Ou seja: a informação foi corrigida até pela equipe do ex-presidente. Faltam só os sites que o apoiam também a corrigir.

Resumindo: a história que aponta que o papa Francisco enviou um presente ao ex-presidente Lula e que a Igreja Católica mandou um emissário para visitar o ex-presidente é falsa. O rosário não veio de Francisco e a tentativa de visita de Juan Grabois foi em caráter estritamente pessoal. Notícia falsa.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.