Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > É falso que o papa Francisco tenha dito que Klaus Schwab seja mais importante do que Jesus Cristo atualmente

É falso que o papa Francisco tenha dito que Klaus Schwab seja mais importante do que Jesus Cristo atualmente

Papa Francisco disse que Klaus Schwab é mais importante do que Jesus Cristo, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – O papa Francisco disse que Klaus Schwab é mais importante do que Jesus Cristo atualmente. 

  Análise

Está circulando na internet, por meio de sites “famosos” no mundo da desinformação, uma mensagem que aponta para uma suposta declaração polêmica que teria sido dada pelo papa Francisco (alvo frequente destes sites).

De acordo com mensagens que estão viralizando na internet, o papa teria dito que Klaus Schwab (fundador do Fórum Econômico de Davos e também alvo destes sites) seria “mais importante do que Jesus Cristo”. Leia trechos da mensagem que está circulando online:

Papa Francisco diz que Klauss Schwab atualmente é mais importante que Jesus Cristo Papa Francisco declara que Klaus Schwab é “mais importante” que Jesus Cristo

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

O mundo entrou em tempos sombrios e tempestuosos, de acordo com o Papa Francisco, que diz que a humanidade deve depositar a sua fé no fundador do Fórum Económico Mundial, Klaus Schwab, que é o homem com o plano para restaurar a natureza à sua posição de primazia na ordem mundial.

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que o papa Francisco disse que Klaus Schwab é mais importante do que Jesus Cristo? 2) O que o papa Francisco falou recentemente sobre Klaus Schwab? 3) Há algum plano deles de criar uma Nova Ordem Mundial?

É verdade que o papa Francisco disse que Klaus Schwab é mais importante do que Jesus Cristo?

Não disse. Assim como em outros casos compartilhados pelos mesmos sites que promoveram esta mensagem, houve uma distorção em relação ao que foi dito pelo papa Francisco. Ao procurar sobre declarações do pontífice em relação ao organizador do Fórum Econômico de Davos, nada encontramos a respeito da tal fala.

O que o papa Francisco falou recentemente sobre Klaus Schwab?

Apesar de o conteúdo ter viralizado em sites conspiracionistas nos últimos dias, não encontramos nenhuma declaração recente do papa Francisco em relação a Klaus Schwab. Encontramos apenas uma carta de 2018 o papa Francisco que foi lida durante o Fórum Econômico de Davos naquele ano. Em nenhum momento, ele dia que Klaus Schwab é mais importante do que Jesus Cristo.

Há algum plano deles de criar uma Nova Ordem Mundial?

Toda essa história tem um objetivo: de reforçar a teoria conspiratória de que haja uma “Nova Ordem Mundial” com o objetivo de dominar o mundo. Já falamos algumas vezes que esta alegação não passa de uma retórica falsa que tem como objetivo enganar trouxa e promover nomes como o de Donald Trump.

Conclusão

Fake news ❌

Assim como é falsa a teoria da “Nova Ordem Mundial”, é falso que o papa Francisco tenha falado que Klaus Schwab é mais importante do que Jesus Cristo. Além de o pontífice não ter dado nenhuma declaração neste sentido, a história surgiu de fontes nada confiáveis.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)