Padres de Aparecida (redentoristas) passam por surto de Covid-19 após Semana Santa #boato

Boato – Após missas da Semana Santa, padres redentoristas de Aparecida estão passando por um surto de Covid-19. Um padre está em estado gravíssimo na UTI e 29 estão infectados.

Depois de uma decisão do ministro do STF Nunes Marques, cerimônias religiosas passaram a ser autorizadas em todo Brasil. Por isso, cultos presenciais foram realizados durante a semana santa. Um deles no Santuário de Aparecida do Norte (“capital” do catolicismo no Brasil). E, de acordo com uma mensagem que circula online, já há consequências.

Um texto aponta que há um surto de Covid-19 em padres redentoristas de Aparecida. A mensagem aponta que 29 padres e religiosos estão infectados e um (padre Carlos Arthur) está na UTI em estado grave. A mensagem ainda pede orações e compartilhamento. Leia o texto que circula online:

Irmãos estamos passando para todos os grupos este pedido urgente dos Padres de Aparecida. PAZ e BEM Queridos amigos, gostaríamos de pedir orações de vocês pelos padres e religiosos Redentoristas que estão passando por um surto de COVID-19 no Setor de Aparecida temos o Pe. Treider, Pe Dalbó, Pe Marcelo, Pe Alberto Pascoto, Pe Luís Cláudio, irmão Allan . E hoje o Pe Frason desmaiou na missa das 7h e foi internado. No total da Provínica são 29 padres e religiosos.

Recebemos uma mensagem que o Padre Carlos Arthur está em estado gravíssimo na UTI. Convido vc para fazer parte do buquê de 1 milhão de Ave Maria para parar o Coronavírus. A ideia é que você reze uma Ave Maria e passe a mensagem para outras 10 pessoas. Espero que não quebremos a sinergia positiva desta oração . Levei 10 segundos para fazê-lo. Poder da oração!

Padres de Aparecida (redentoristas) passam por surto de Covid-19 após Semana Santa?

A mensagem, principalmente pelo pedido de oração e compartilhamento, se espalhou com muita força na internet. Como missas foram realizadas em Aparecida também causou preocupação. Por isso mesmo que cá estamos para falar que não é verdade que os padres de Aparecida (redentoristas) estão passando por um surto de Covid-19 após Semana Santa.

Na realidade, começou a circular em novembro do ano passado. O texto falando sobre o surto em Aparecida se espalhou na época da morte do padre Carlos Artur Annunciação. Havia a suspeita (não confirmada) de que ele havia morrido por Covid-19 e reportagens falavam sobre medo de um surto.

Porém, o próprio Santuário de Aparecida desmentiu a informação dias depois. Em nota publicada no Facebook, da A12 (órgão de comunicação da Igreja Católica), foi dito não havia um número significativo de religiosos com a doença e que houve o registro de um óbito por suspeita de Covid-19. Leia:

NOTA DE ESCLARECIMENTO Diante de informações equivocadas que circulam em redes sociais, grupos de WhatsApp e, até mesmo, em sites de notícias, o Santuário Nacional de Aparecida esclarece:

1. Não é verídica a informação de um número significativo de religiosos infectados com COVID-19. Houve registro de casos isolados que, no contexto de pandemia que assola o mundo, foram tratados com a atenção dentro dos protocolos de saúde, inclusive com o cumprimento do isolamento social, cuidado e segurança aos quais todas as pessoas devem ser submetidas.

2. Houve, em Aparecida, há dias, o registro de óbito de um religioso, com suspeita de COVID-19, ocorrido em ambiente hospitalar, motivado por comorbidades. Neste momento há, apenas um (01) religioso, que trabalha no Santuário Nacional, internado e estável. […]

7. O Santuário reprova especulações de qualquer origem que criam confusão, medo e preocupação infundadas, seja no público visitante ou nos devotos de Nossa Senhora Aparecida. 8. Para informações acesse o portal e as Redes Sociais oficiais do Santuário […]

Vale dizer que, se em novembro de 2020, a história já foi classificada como falsa, o mesmo vale para abril de 2021 (por sinal, se o surto nos padres fosse real já teria acabado).

Resumindo: a história que aponta para um surto entre padres redentoristas de Aparecida depois da Semana Santa é falsa. Trata-se de uma reciclagem de uma mensagem que circulou no final do ano passado e foi desmentida pelo próprio Santuário de Aparecida.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3tP2fIR
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet