Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Padre Caco pede a excomunhão de Bolsonaro da Igreja Católica #boato

Padre Caco pede a excomunhão de Bolsonaro da Igreja Católica #boato

Padre Caco pede a excomunhão de Bolsonaro da Igreja Católica, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Um padre da Igreja Católica chamado Caco pediu a excomunhão do presidente Jair Bolsonaro. Ele listou cinco motivos para isso.

A questão religiosa permeou muitas das fake news durante a campanha eleitoral. Faltando um dia para o pleito, é claro que não iria faltar uma fake news deste tipo. E ela aponta para um suposto pedido de um padre.

Um vídeo de um padre chamado Caco pedindo a excomunhão do presidente Jair Bolsonaro da Igreja Católica viralizou na internet. No vídeo, ele enumera “motivos” que motivariam para a excomunhão. Leia a mensagem que circula online (o vídeo você vê abaixo):

Versão 1: Padre pede excomunhão de Bolsonaro Padre Caco excomunhão de Bolsonaro Católico não vota em Bolsonaro. União pela excomunhão de Jair BolsonaroVersão 2: Padre pede a excomunhão de Bolsonaro – repassem a todos os católicos

Padre Caco pede a excomunhão de Bolsonaro da Igreja Católica?

Não demorou para a história circular na internet. Só que, ao contrário do que apontam as mensagens, não se trata de um “padre” que pediu a excomunhão do presidente Jair Bolsonaro da Igreja Católica.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

O próprio teor do vídeo já aponta para a farsa. Não há muita lógica em pedir a excomunhão de Bolsonaro pelos motivos apontados. Por sinal, não há qualquer informação da própria igreja que aponte para abertura de “processo de excomunhão” de Bolsonaro.

Ao procurar pelo “padre Caco”, chegamos à verdade. Na realidade, o “padre Caco” é o ator Vinícius Antunes. O padre é um personagem dele. O perfil diz o seguinte: “Você pode não me conhecer, mas conhece meu trabalho: Zorra; Sensacionalista; Borges, o gato; Repórter Chileno; MdS podcast; Padre Caco etc etc etc”.

O próprio ator chegou a comentar a repercussão no Twitter: “Nessa eleição, já lancei dois virais arrebatadores que explodiram no zap: Padre Caco e esse do Português do vídeo aí abaixo que foi parar até na Band News. Assistam”.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que um padre “real” pediu a excomunhão de Bolsonaro da Igreja Católica. O padre Caco não passa de um personagem de um humorista que viralizou na internet.

PS: Neste fim de semana, a equipe do Boatos.org se uniu a outras 6 iniciativas de checagem de fatos no Brasil para verificar conjuntamente  desinformação sobre as eleições. A parceria reúne o AFP Checamos, Aos Fatos, Comprova, E-Farsas, Fato ou Fake e Lupa.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso