Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Nascente em Meca tem água e fogo ao mesmo tempo, mostra vídeo #boato

Nascente em Meca tem água e fogo ao mesmo tempo, mostra vídeo #boato

Nascente em Meca tem água e fogo ao mesmo tempo, mostra vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Agora, sim, temos um sinal do fim dos tempos. Uma nascente em Meca começou agora em 2023 a jorrar água e fogo ao mesmo tempo. Vídeo mostra tudo.

Desde quando fundamos o Boatos.org lá em 2013, temos visto mensagens com provas falsas de que estaríamos “no fim dos tempos”. A história de hoje aponta para uma “evidência” que teria vindo da cidade sagrada de Meca.

Um vídeo mostra uma nascente de um rio jorrando água e emanando fogo ao mesmo tempo. Mensagens que acompanham o vídeo apontam que o fenômeno teria ocorrido em Meca e que o Alcorão previa que seria o fim dos tempos. Leia os textos e assista ao vídeo:

Versão 1: Uma nascente apareceu em Meca da qual jorra água e emana fogo ao mesmo tempo Dizem que está escrito no Alcorão que um dos sinais do fim do mundo será o aparecimento de tal evento, ou seja, a compatibilidade de dois elementos incompatíveis

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Versão 2: Recebi esse post hoje, confesso me chamou muita ATENÇÃO. Uma nascente apareceu em Meca, da qual jorra água e emana fogo ao mesmo tempo. Dizem que está escrito no Alcorão(eu não sei!!!conhecedores do Alcorão diz aí se isso procedo no livro escrito do Alcorão) diz que no Alcorão que um dos sinais do fim do mundo será o aparecimento de tal evento, ou seja, a compatibilidade de dois elementos incompatíveis? ÁGUA E FOGO… “Que venham os 4 Cavaleiros do Apocalipse e cavalguem…”

Vídeo mostra que nascente em Meca tem água e fogo ao mesmo tempo?

Pelo que vimos em redes sociais como o Facebook, Twitter e YouTube, o que não faltaram foram compartilhamentos e comentários em relação ao suposto fenômeno. Apesar do zumzumzum, a informação que aponta para o “aviso de Meca” é falsa.

A mensagem e o histórico já nos chamam atenção. Assim como uma “boa fake news”, a história em questão tem características de fake news como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis que comprovem a tal história.

Além disso, não é de hoje que “vídeos incríveis” ganham uma descrição falsa para corroborar com o seu compartilhamento. Só sobre tema “fim do mundo”, já desmentimos fake sobre “maré vermelha do fim do mundo no Ceará”, sobre “bolas de fogo em Israel” e sobre “os cavaleiros do apocalipse em nuvens”.

Ao buscar sobre a história, descobrimos algumas coisas. A primeira é que o evento não é tão recente assim. O mesmo vídeo com a mesma história de Meca e o Alcorão já havia circulado em países como a Indonésia em 2017. E já na época a história foi desmentida.

Não tem nada de Meca na história. Na realidade, o vídeo foi gravado na cidade iraquiana de Sulaymaniyah. Há matérias como esta de 2015 que apontam que há diversos poços de gás junto a nascentes. O vídeo em questão se deu em uma filmagem da junção do gás com a água. Nada divino, mas muito interessante.

Resumindo: é falsa a história que aponta que, agora em 2023, uma nascente de um rio em Meca estava com água e fogo ao mesmo tempo. O vídeo é antigo, do Iraque e não tem nada de anúncio do fim do mundo.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/40erlBS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: