Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Monja Coen está com sintomas de Covid-19 e foi atendida na plataforma Missão Covid #boato

Monja Coen está com sintomas de Covid-19 e foi atendida na plataforma Missão Covid #boato

Monja Coen está com sintomas de Covid-19 e foi atendida na plataforma Missão Covid, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em postagem em redes sociais, a Monja Coen anunciou que está com sintomas da Covid-19 e recomendou a plataforma Missão Covid para quem for infectado com o novo coronavírus.

Em meio à pandemia do novo coronavírus, muitas iniciativas têm aparecido na internet. Uma delas é a Missão Covid. A plataforma, que conecta médicos e pacientes, é de grande utilidade e ganhou repercussão após uma postagem atribuída à monja Coen (monja zen-budista).

Um post, que teria circulado nas redes sociais da monja, aponta que ela teve sintomas da Covid-19 e que recomendou a plataforma. A informação se disseminou por meio de um print em redes sociais leia:

Monja Coen: Queridos, se conhecerem alguém que como eu está sem convênio e tiver algum sintoma da Covid 19 (tosse, febre, falta de ar, dor de garganta) eu indico entrar na plataforma do Missão Covid. É uma plataforma que te conecta com um grupo de médicos que se reuniu para atender gratuitamente as pessoas com os sintomas. Estou usando é está sendo bastante importante. A pessoa se cadastra e rapidamente um médico entra em contato e faz uma vídeo consulta. Estou medicada e a médica fala comigo todos os dias por vídeo. É de graça.

Monja Coen está com sintomas de Covid-19 e foi atendida na plataforma Missão Covid?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

A mensagem causou dois impactos. Um deles foi de empolgação com a plataforma. Outro foi de preocupação com a saúde da monja Coen, que tem 72 anos e está no grupo de risco da Covid-19. Mas será mesmo que a saúde dela está ameaçada e ela usou a Missão Covid? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

A solução para a história se deu por meio da própria monja Coen. Depois que muita gente mostrou preocupação com a publicação, ela postou um esclarecimento em redes sociais. A monja afirmou que recomenda a plataforma, mas que não está com sintomas da Covid-19. “Estou saudável e transmito esta mensagem para quem precisar Eu nunca usei esse serviço de Missão Covid”, disse.

Os próprios administradores da página da Missão Covid trataram de explicar o mal-entendido. De acordo com a pessoa que gravou o vídeo (membro do site), a publicação quintuplicou o número de acessos na plataforma. Ele também atestaram que o nome da Monja Coen não consta entre as pessoas que foram atendidas pelo serviço. Leia mensagem publicada e assista ao vídeo:

Muitas pessoas souberam do @missaocovid hoje por causa de um post publicado no perfil da Monja Coen. Ficou a impressão de que a Monja estava doente por causa do #coronavírus, e por isso esclarecemos neste vídeo que a monja está bem de saúde. Uma de suas seguidoras é que foi atendida pelo @missaocovid. Pedimos desculpas por quaisquer transtornos que esse ruído de comunicação possa ter causado, e agradecemos imensamente à @monjacoen por apoiar e dar visibilidade ao projeto. O Missão Covid oferece atendimento online gratuito para pessoas com sintomas da Covid-19. Se você precisa ser atendido, cadastre-se no www.missaocovid.com.br.

Com isso, já chegamos ao veredicto: a história que aponta que a monja Coen está com sintomas do novo coronavírus é falsa. Apesar da recomendação ao serviço Missão Covid, ela está bem e mantendo as suas atividades de casa. Fim.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.

Confira a lista de todas as fake news sobre o novo coronavírus

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD