Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Vídeo que viralizou que mostra “luzes misteriosas” no céu de Israel e não são de “anjos” ou ovnis

Vídeo que viralizou que mostra “luzes misteriosas” no céu de Israel e não são de “anjos” ou ovnis

Luzes misteriosas de anjos ou ovnis apareceram no céu de Israel, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – “Luzes misteriosas” filmadas no céu de Israel são anjos ou mesmo algum ovni. 

  Análise

Um vídeo que mostra a situação na Faixa de Gaza tem chamado atenção de muita gente na internet. Nas imagens, três pontos luminosos estão quase parados no céu durante uma noite de conflitos entre o exército de Israel e o Hamas.

Junto ao vídeo, que viralizou em redes sociais como o TikTok, Twitter e, claro, no WhatsApp, estão circulando mensagens que apontam que podem ser tratar de ovnis ou, ainda, de “anjos” que estão protegendo Israel. Leia algumas das mensagens que circulam online e assistam ao vídeo:

Versão 1: Luzes aparecem em Israel. Olha isso. Luzes misteriosas aparecem em Israel. Versão 2: Luzes nos céus de Israel. Luzes estranhas continuam a aparecer no Céu de Israel. A palavra está se cumprindo. Jesus está Voltando. Compartilhem ao máximo todos precisam ver isso. Versão 3: A mídia não mostra luzes misteriosas que apareceram no céu de Israel. 

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 4: TRÊS PONTOS LUMINOSOS APARECEM NO CÉU DA PALESTINA E DE ISRAEL NO MEIO DOS ATAQUES E PERMANECEM PARADOS POR 4 MINUTOS E 36 SEGUNDOS. ATÉ AGORA, NENHUMA MÍDIA OU GOVERNO DEU QUALQUER EXPLICAÇÃO AO FENÔMENO. Versão 5: ANJOS EM ISRAEL??? PROFECIA BÍBLICA SE CUMPRINDO, O FIM ESTÁ PRÓXIMO! ARREPENDAM-SE

@deusdeisrael.missoes SERES DE LUZ MO CÉU DE ISRAEL #israel🇮🇱 #VozDosCriadores #bolsonaropresidente #bolsonaroreeleito2022 #michelebolsonaro ♬ som original – אלנה ישראל

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões. 1) De onde surgiu o vídeo das “luzes misteriosas” que seriam anjos ou ovnis em Israel? 2) As luzes são ovnis ou anjos que protegem Israel? 3) Qual é a explicação mais plausível para o que ocorreu no vídeo?

De onde surgiu o vídeo das “luzes misteriosas” que seriam anjos ou ovnis em Israel?

Resolvemos fazer uma busca reversa pela imagem e descobrimos que ela é de uma transmissão do canal Todo Noticias, da Argentina. Era sobre um “comunicado” do governo da Argentina para cidadãos do país.

As luzes são ovnis ou anjos que protegem Israel?

Não são. Primeiro porque a história surge de uma premissa falsa: a visão enviesada de que “Deus está do lado de Israel” na guerra. Trata-se de uma retórica reducionista que não leva em conta todo o contexto e responsabilidades dos participantes do conflito. Além disso, há uma explicação que elimina a hipótese de “ovni”.

Qual é a explicação mais plausível para o que ocorreu no vídeo?

Na realidade, tratam-se de imagens de sinalizadores que são lançados nos céus pelos participantes do combate. O grande mistério é o motivo de os fogos estarem “estáticos” no céu. A explicação é simples e pode ser vista no vídeo. As imagens não estão em progressão. Se você prestar atenção (principalmente nas cores de algo que parece de que sai do solo próximo à luz que está mais baixa) vai perceber que são imagens de frames repetidos. É por isso que os foguetes não caem.

Conclusão

Boato sem comprovação 👎

É falso que existam luzes misteriosas que são anjos ou um ovni no céu de Israel. Na realidade, o vídeo é uma série de frames em looping que foi exibida em uma TV da Argentina e mostra o momento que sinalizadores (ou foguetes) estão nos céus da região entre Israel e a Faixa de Gaza.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)