Jovem com morte cerebral ressuscita após oração de familiares #boato

Boato – Jovem que teve diagnóstico de morte cerebral, ressuscita após familiares cantarem louvores no quarto onde estava internada. 

“É um milagre”. Por mais arcaica e clichê que possa soar a frase, ela ainda é usada como explicação para muitas coisas, principalmente, quando se trata de histórias surpreendentes na internet.

O milagre da vez é o da jovem Lexi. De acordo com o texto, que tem causado a remissão de muitos internautas, ela teve o diagnóstico de morte cerebral e ressuscitou após seus familiares cantarem hinos de louvor ao seu redor. Leia o texto que circula online:

A família de uma adolescente com morte cerebral declarada pelos médicos acreditou que um milagre era possível e se reuniu para cantar hinos no quarto onde a jovem estava internada. O resultado do gesto de fé vem sendo noticiado pelos maiores portais de comunicação dos Estados Unidos: a adolescente despertou e já começa a arriscar algumas palavras.

A imprensa não titubeou em descrever o fato como um verdadeiro milagre, pois Lexi Hansen, 18 anos, estudante, tinha apenas 5% de chance de sobreviver quando deu entrada no hospital após ser atropelada enquanto andava de longboard.

[…] Com severos danos cerebrais, Lexi passou por testes que acusaram morte cerebral, mas os pais da jovem optaram por não desligar os aparelhos. Após vários dias, a jovem despertou no último domingo, 09 de março, enquanto seus familiares cantavam hinos ao seu redor.

[…] No dia seguinte ao despertar, Lexi teve o tubo de respiração retirado e agora já consegue respirar sem a ajuda de aparelhos. Segundo o LifeNews, ela começou a falar e iniciará a fisioterapia.

Jovem com morte cerebral ressuscita após oração de familiares?

Essa é mais uma daquelas histórias que nos fazem arrepiar e encher os olhinhos de lágrimas. Se fosse verdade, sim. Mas, a verdade é que, apesar de linda, nem tudo nessa história é real. Vamos aos fatos.

Não demorou muito para a notícia se espalhar pela web. Diversos sites e blogs publicaram a história, que tem muitos pontos reais, mas outros nem tanto, ao começar pelo título (que é o que mais chama atenção, diga-se de passagem).

Pois bem. A Lexi, de fato, sofreu um acidente. A jovem foi atingida por um carro enquanto andava de longbord e teve ferimentos graves na cabeça. Ela entrou em coma e os médicos lhe deram poucas chances de sobreviver.

Quando foi criada a página no Facebook para fazer uma corrente de orações por ela, a informação era que Lexi teve danos cerebrais, e não morte cerebral, como indica o texto.  Caso você não saiba, quando alguém tem o diagnóstico de morte cerebral é irreversível. Pois, há uma desconexão completa das atividades cerebrais.

Neste caso, uma das hipóteses, poderia ser um erro médico. Em 2013, uma mulher teve o diagnóstico de morte cerebral errado.  Três dias depois de diagnosticada, ela apresentou reflexos troncocerebrais. Mas, infelizmente, morreu um mês depois.

Porém, no caso da Lexi, foi desinformação mesmo e não erro médico. Em nenhum momento, os médicos falaram em morte cerebral. Essa informação surgiu, após o site de notícias, LifeNews.com, publicar a matéria com uma aspa em “brain dead”, que significa morte cerebral. Depois disso, a notícia veio parar no Brasil. Detalhe: sem as aspas.

Resumindo: transformaram uma história linda em #boato. Ou seja, a história da jovem com morte cerebral que ressuscitou, após a oração de familiares é falsa. Agora se foi milagre ou não, a avaliação ficará por sua conta.

Compartilhe este artigo:

7 comentários em “Jovem com morte cerebral ressuscita após oração de familiares #boato

  • 17/11/2017 em 21:26
    Permalink

    Para Deus nada é irreversível

  • 15/11/2016 em 13:21
    Permalink

    Deus é o Deus do impossível, morte cerebral ou ñ Ele pode todas as coisas, basta crer.

  • 14/11/2016 em 14:45
    Permalink

    Concerteza que foi um milagre sim…A fé move as montanhas diz a Bíblia. MILAGRE ACONTECE NO MUNDO TDO BASTA TER FÉ

  • 10/10/2016 em 10:36
    Permalink

    Se fosse uma inverdade total eu até concordaria ser um boato, mas você mesmo diz que o fato dela ter sofrido o acidente e ter mínimas chances de vida, já comprova que foi um milagre, aliais, fique sem respirar por 5 minutos! se é que consiga!
    A vida como um todo, é um milagre constante.

  • 10/10/2016 em 00:19
    Permalink

    Quem tem

  • 08/10/2016 em 02:51
    Permalink

    Se eu disser que não foi milagre é capaz de me baterem

Fechado para comentários.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)