Informação de que Cid Moreira se batizou na IASD em Itajaí-SC é falsa

Cid Moreira e Fátima Sampaio teriam se batizado na Igreja Adventista
Cid Moreira e Fátima Sampaio teriam se batizado na Igreja Adventista

Boato – Cid Moreira e a sua mulher, a jornalista Fátima Sampaio, teriam se batizado na Igreja Adventista do Sétimo Dia em Itajaí-SC no dia 10 de agosto de 2013.

Mais um boato que envolve religião se espalhou em blogs e redes sociais. Começou a circular no início de agosto de 2013 a informação de que o jornalista Cid Moreira iria tomar uma decisão importante na vida. Ao lado da esposa Fátima Sampaio, ele iria se batizar na Igreja Adventista do Sétimo Dia em Itajaí-SC.

A data seria no dia 10 de agosto às 15 horas. A curta mensagem, que pode ser lida aqui, noticia que o jornalista iria participar de uma cerimônia do Pr. Raimundo Gonçalves da Silva. Por fim, o texto chama as pessoas a se batizarem também na Igreja de Deus.

Obviamente, juntar o nome de alguém como Cid Moreira (também conhecido por gravar áudios sobre a Bíblia) à fé fez com que a mensagem bombasse em redes sociais. O único problema é que o tão falado batismo simplesmente não aconteceu.

O fato foi desmentido por Siloé Almeida, amigo de Cid Moreira. De acordo com mensagem postada no Facebook, Cid estaria no exterior com a esposa e não em Santa Catarina, como foi dito. Siloé disse que a foto foi tirada em Israel, onde o casal fez um “batismo turístico” no Rio Jordão.

Procurando na internet, é possível achar uma reportagem da Revista Caras sobre a viagem, que ocorreu em 2009. No texto, Cid e Fátima afirmam que não fazem parte de igreja alguma, apesar de manter uma crença em Deus.

Por fim, o próprio Pr. Raimundo Gonçalves da Silva acabou, de certa forma, desmentido o boato. Pelo Twitter, o pastor postou uma foto do evento em Itajaí-SC com as pessoas que iriam se batizar. Nenhuma delas é Cid Moreira ou sua esposa e o cenário não lembra a foto do hoax.

Após alguns esclarecimentos, algumas versões do boato pararam de dar a informação pontual sobre Itajaí-SC. A mensagem passava a dizer que Cid tinha se convertido recentemente, informação que continua sendo errada.

Leia o texto que fala que Cid Moreira se batizou na Igreja Adventista

Compartilhe este artigo:

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

Um comentário em “Informação de que Cid Moreira se batizou na IASD em Itajaí-SC é falsa

  • 02/09/2014 em 21:32
    Permalink

    Mria infelizmente nesse ponto você esta equivocada. Como já foi dito apalavra batismo d fato significa no original grego imergir ou afundar, o carcereiro batizado e a família que pedro batizou foram também batizados da mesma forma embora a bíblia não deixe isso claro, pois a bíblia não precisa dizer tudo pormenorizadamente. Mas pela própria palavra baptismo já se entende o que de fato aconteceu.
    Não é obvio que tinha crianças a bíblia não diz isso, mas talvez de fato tivesse. Porem, o batismo como se ve no caso de Jesus e dos apóstolos, são apenas para pessoas que possam tomar consciêntemente uma escolha de servir a Cristo, uma criança de 10 anos poderia fazer esta escolha, mas nunca uma de 1, 2, 3, 4, anos e ai por diante. Neste caso batiza-los estaria errado, caso contrario poderíamos batizar alguém que esta em coma, e quando ele tonasse diríamos, oi você esta servindo a Jesus desde tal dia, sua vida deve ser assim e assim, isto eu lhe digo seria muito errado. Não podemos de forma alguma tomar decisões espirituais por outrem, pois isso Deus não aceita, Ele quer que a pessoa decida sozinha o que de fato quer de sua vida.
    Que Deus abençoe a todos vocês

Fechado para comentários.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)