Igreja Quadrangular do Triângulo Redondo foi fundada no Brasil #boato

Boato – Fundaram mais uma igreja evangélica no Brasil. Ela se chama Igreja Quadrangular do Triângulo Redondo e foi até fotografada.

Quando falamos de religião, o Brasil está cheio de opções. Apenas essa página da Wikipédia lista 40 congregações protestantes (com o certeza o número é muito maior). Não sabemos se essa quantidade de deve à fé ou mesmo a benefícios fiscais. Mas o fato é que, de acordo com uma foto que está viralizando em redes sociais, logo teremos mais uma para a lista.

A foto mostra a fachada de uma igreja que teria o nome de Igreja Quadrangular do Triângulo Redondo. Junto à imagem, há comentários falando no nome peculiar ou mesmo falando que a fundadora seria a ex-presidente Dilma Rousseff. Leia três versões da mensagem que viralizou por aí:

Versão 1: Gostei de ver o nome dessa Igreja: “QUADRANGULAR DO TRIÂNGULO REDONDO”! – Não ê “sui generis”??!! Versão 2: Estágio Final ,depois de estocar o vento , saudar a mandioca vem ai, nova aquisição da Dilma . quadrangular do triângulo redondo e retangular fica nosso cérebro kkkk Versão 3: Taí,Dilma fundou uma Igreja… Quadrangular do triangulo Redondo

Igreja Quadrangular do Triângulo Redondo foi fundada no Brasil?

Como vocês viram, não faltou gente dando pitaco em relação à igreja. Mas será mesmo que existe a tal congregação chamada Igreja Quadrangular do Triângulo Redondo? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

De cara, achamos a história um tanto quanto estranha. Para além da questão do nome da congregação (até porque existe mesmo uma Quadrangular no Brasil), a mensagem tem aquela cara de boato: é vaga, com erros de português e não cita fontes confiáveis.

Já desconfiados, tentamos buscar pela tal Igreja Quadrangular do Triângulo Redondo. Achamos um CD de punk rock da banda DFC, um artigo na Desiclopédia (uma sátira da Wikipédia) e uma página de humor no Facebook. Na página em questão, achamos a famigerada foto.

Opa! Já sabemos que a igreja não existe e até o local onde ela foi publicada. Mas resolvemos fazer uma “busca extra” e descobrimos que a imagem é uma montagem. A foto original é da Adet (Igreja Assembléia de Deus da cidade de Taguatinga, no Distrito Federal). Este site, que mostra fachadas de igrejas, tem a foto original.

Resumindo: a história que aponta que existe uma igreja chamada Quadrangular do Triângulo Redondo no Brasil é falsa. A imagem que circula online é uma montagem. Ah, e antes que você pense qualquer coisa, a ex-presidente Dilma Rousseff nada tem a ver com a história.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2M3r9Bt

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)