Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Homem é filmado andando nas nuvens na ilha de Itaparica (Bahia) #boato

Homem é filmado andando nas nuvens na ilha de Itaparica (Bahia) #boato

Boato – Vídeo mostra homem andando nas nuvens durante tempestade no céu da ilha de Itaparica, na Bahia. É Jesus que está voltando.

O cineasta Glauber Rocha afirmava que bastava “uma câmera na mão e uma ideia na cabeça” para fazer cinema. Com essa frase, uma câmera e seus trabalhos, o intelectual brasileiro deixou sua marca, mas, provavelmente sequer imaginava que, no futuro, quase todo mundo andaria por aí com uma câmera na mão.

Tudo bem que não se está fazendo cinema a torto e a direito por aí. No entanto, com câmeras de celular cada vez mais potentes, tem-se registrado quase tudo por onde se anda. A internet se tornou um lugar onde todos postam vídeos sobre o cotidiano ou imagens que mostram grandes revelações. É justamente nessa segunda categoria que está o assunto do qual falaremos hoje.

Segundo um vídeo que estão compartilhando no Facebook e Youtube, um homem foi filmado andando nas nuvens no céu da ilha de Itaparica, na Bahia. Algumas pessoas estão dizendo que o feito extraordinário é a prova de que Jesus está voltando. Confira o vídeo e as mensagens que tem acompanhado as imagens:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Versão 1: Ola galera olha que coisa impressionante que apareceu no céu da ilha de Itaparica duas pessoas andando na nuvem em quanto uma pessoa tava filmando a paisagem fica a pergunta no ar quem será!! Versão 2: Na ilha de Itaparica, em Salvador.Uma mulher estava filmando uma linda nuvem quando vê duas pessoas caminhando sobre ela! Como pode? Não sei explicar! É muito para eu compreender.

Um homem foi filmado andando nas nuvens na ilha de Itaparica?

Em todos os perfis em que foi compartilhado, o vídeo causou comoção e aclamações de fé. As pessoas estão compartilhando as imagens com a certeza de que se trata de uma prova de que Jesus está voltando, afinal, que outro homem poderia andar no céu? Pois bem, é preciso dizer que quem acreditou nessa história de que um ser foi filmado andando nas nuvens na ilha de Itaparica foi enganado. Agora vamos explicar melhor.

Primeiro analisemos o teor das mensagens que estão comentando o vídeo. Ambas têm em comum características de boatos, como o tom alarmista e os erros de ortografia. Além disso, são bastantes vagas, sem qualquer tipo de detalhe. E, como vídeos “extraordinários” geralmente fazem ressoar o alerta de mentiras, fomos procurar a origem deste. Foi aí que encontramos que o vídeo, na verdade, foi gravado no Alabama, nos Estados Unidos e não em Itaparica, Bahia. Ou seja, nem do Brasil o vídeo é.

No exterior, o vídeo em questão foi até noticiado nos tabloides. Na versão gringa, as imagens não teriam flagrado um homem nos céus, mas sim o próprio Deus andando nas nuvens. Além disso, o vídeo original onde uma mulher fala ao fundo em inglês parece ter sido gravado para mostrar o espaço branco no céu em meio às nuvens carregadas, só isso. De repente o vídeo sofre um corte seco e aparece a sombra do “homem” nas nuvens.

Ainda sobre a veracidade do vídeo, é bem pouco provável que ele seja real. Além desse detalhe do corte na versão original, tecnicamente falando é fácil fazer com que esse “milagre” aconteça, basta transpor duas imagens – uma do boneco (o “homem”) e a das nuvens. Programas de edição são capazes de fazer esses truques.

Para fechar, mesmo tendo “bombado” nos tabloides, a mulher que gravou o vídeo não apareceu nem fez qualquer menção ao “flagra” de Deus andando no céu. O que é bastante estranho, já que pessoas realmente crentes daquilo que presenciaram defendem seus pontos de vista até o final ao invés de nunca mais falar sobre o assunto.

Portanto, essa história de que um homem foi filmado andando nas nuvens em Itaparica é totalmente boato. O vídeo é dos Estados Unidos e tem sinais bem convincentes de que é montagem. No caso das dúvidas quanto ao vídeo, elas têm mais a ver com fé, o que foge da nossa seara. Fato mesmo é que até hoje nenhum homem conseguiu andar nas nuvens, fica a reflexão.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.