Boato – Após 7 dias morta, uma mulher de Toraja, na Indonésia, se levantou do túmulo e anunciou a vinda de Jesus. Depois de duas horas, ela morreu novamente.
Esse boato não é novo. A nada agradável foto que está ao lado já foi utilizada, em 2010, para a descrição de um boato de que na cidade de Toraja zumbis estavam se levantando das covas. Já em 2013, religião entrou na história. A curta mensagem que tem circulado em redes sociais é a seguinte:
MULHER SE LEVANTA DO TUMULO. Apos 7 dias de morta mulher se levanta em Toraja, na Indonésia, e anuncia a vinda de Jesus . (Essa geração não passara antes da volta do mestre ) e assim depois de 2 horas morreu . A bíblia fala que no fim dos tempos aconteceram muitas coisas . E AI VAI FICAR DE BOBEIRA LONGE DE JESUS?
Quem acompanha as postagens do Boatos.org sabe que este tipo de mensagem é característica de um hoax. Textos sem fontes, muitas letras maiúsculas, erros de concordância, ortografia e acentuação dão a tônica do texto.
Ancelmo Gois escreveu texto criticando Eduardo Paes? Checamos
Mas bem, vamos aos fatos. Ao que parece, a foto realmente foi tirada em Toraja, na Indonésia. Neste ponto, há duas possibilidades. Ou ela não está morta e está muito doente (talvez com uma doença de pele) ou ela morreu ou o corpo faz parte de um ritual tradicional da região.
Em Toraja, há um grande ritual para enterrar as pessoas. Por mais inverossímil que possa parecer, o corpo do falecido fica por um período na casa das pessoas. Para o dia da cerimônia, são sacrificados vários animais e ele é enterrado. Este vídeo do National Geographic (em inglês) mostra.
Uma vez por ano, o corpo é desenterrado e a roupa do morto é trocada. E, de acordo com o Daily Mail (jornal de notícias bizarras da Inglaterra), o corpo é levado para “dar uma volta” pelo vilarejo. Esse outro vídeo mostra cenas do ritual.
Sendo assim, tanto a história do zumbi como a da ressucitação da mulher que anunciou a volta de Jesus são falsas.
Um detalhe: existe uma doença chamada catalepsia, no qual as pessoas ficam como “mortas” por horas e depois voltam ao normal. Alguns casos de “pessoas que voltaram à vida” conhecidos aconteceram por causa de sintomas da patologia.