Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > História que cita Louis Pasteur, trem, Bíblia e jovem estudante em 1892 é fictícia

História que cita Louis Pasteur, trem, Bíblia e jovem estudante em 1892 é fictícia

Louis Pasteur participou de episódio envolvendo a Bíblia em 1892, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Louis Pasteur estava lendo uma Bíblia em um trem quando foi interpelado por um jovem estudante em 1892.

  Análise

Tem circulado na internet, principalmente em grupos relacionados à religião, uma história que aponta para um episódio que teria ocorrido na França em 1892. Na mensagem, é dito que um senhor de 75 anos teria entrado em um trem e estava lendo a Bíblia quando foi interpelado por um jovem.

O jovem teria feito uma relação entre ciência e religião e, no final, sem paciência, pediu um contato postal do senhor para explicar como ela se daria. No fim, o idoso entregou um cartão em que se revelava como Louis Pasteur. Ou seja: um dos maiores cientistas da história havia se mostrado com fé. Leia:

Um senhor de 75 anos viajava de trem e aproveitou para ler um livro… Ao seu lado estava um jovem universitário que também lia um volumoso livro de ciências… De repente, o jovem percebe que o livro que o velho está lendo é uma Bíblia e sem muita cerimônia, ele pergunta: Você ainda acredita naquele livro cheio de fábulas e histórias? -Sim claro, respondeu o velho, mas este não é um livro de contos ou fábulas, é a Palavra de Deus… Você. você acha que estou errado?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Claro que você está errado… Acho que o senhor deveria se dedicar ao estudo da Ciência e da História Universal… Veria como ocorreu a Revolução Francesa há mais de 100 anos, mostrou a miopia, a estupidez e as mentiras da religião… Só gente sem cultura e fanáticas, ainda acreditam nessas bobagens… O senhor deveria saber um pouco mais sobre o que dizem os cientistas sobre essas coisas…

– E me diga jovem, é isso que nossos cientistas dizem sobre a Bíblia? – Olha, já que vou descer na próxima estação não tenho tempo de explicar, mas me deixe seu cartão com seu endereço, para que eu possa lhe enviar algum material científico pelo correio, para que você se esclareça um pouco pouco sobre as questões que realmente importam para o mundo. ..

O velho então, com muita paciência, abriu cuidadosamente o bolso do casaco e deu o seu cartão ao jovem universitário… Quando o jovem leu o que ali foi dito, saiu de cabeça baixa e o olhar perdido, sentindo-se pior que uma ameba… No cartão dizia: Professor Dr. Louis Pasteur, Diretor Geral Instituto Nacional de Pesquisa Científica Universidade Nacional da França. (Verdadeiro evento ocorreu em 1892) “Um pouco de Ciência nos separa de Deus. Muita nos aproxima.” Dr Louis Pasteur Moral: O maior prazer de uma pessoa inteligente é parecer um idiota diante de um idiota que aparenta ser inteligente.

Um ponto nos chamou atenção: o histórico de fake news que citam supostos eventos que teriam ocorrido com grandes personalidades e que envolviam “lições de moral”. Já desmentimos casos que citaram Adolf Hitler (ou Josef Stalin, dependendo da versão), Mahatma Gandhi e Bill Gates. 

Checagem

Na parte da checagem vamos responder às seguintes questões: 1) A história envolvendo Louis Pasteur, a Bíblia e o jovem estudante é real? 2) Quais são os “furos” que encontramos na história? 3) Qual a origem da história que cita Louis Pasteur, a Bíblia e o jovem estudante?

A história envolvendo Louis Pasteur, a Bíblia e o jovem estudante é real?

Não é. O histórico do episódio já nos faz desconfiados da veracidade da informação. Junte isso ao fato de a história nunca estar retratada em biografias oficiais do Louis Pasteur e as desconfianças aumentam. Para além disso, a história é repleta de contradições.

Quais são os “furos” que encontramos na história?

O primeiro é temporal. Louis Pasteur nasceu em 1822. Logo, em 1892, ele não teria 75 anos. Teria 70 anos. Por sinal, o cientista sequer chegou aos 75 anos (ele faleceu em 1895). Além disso, não encontramos nada sobre ele ser o diretor-geral do Instituto Nacional de Pesquisa Científica da Universidade Nacional da França. Por sinal, não encontramos sequer referências ao tal instituto ou mesmo a tal universidade.

Qual a origem da história que cita Louis Pasteur, a Bíblia e o jovem estudante?

Encontramos algumas hipóteses para a história. Uma das mais fortes é apresentada pelo site cristão Aleteia. Um artigo em francês do site credita a autoria a um livro francês chamado “Dieu est humour” (Deus é humor). Mais do que isso: neste caso, a história é tratada como um anedota que, inclusive, tinha outra versão envolvendo um rosário.

Conclusão

Boato sem comprovação 👎

Não há comprovação de que a história que envolve Louis Pasteur, um estudante e a Bíblia seja real. Além disso, o texto que está circulando na internet tem repletas contradições. Com isso, podemos a tratar como mais uma fake news que viralizou na web e envolve religião.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm