Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Gisele Palhares Gouveia foi assassinada ontem, alerta pastor Cláudio Duarte #boato

Gisele Palhares Gouveia foi assassinada ontem, alerta pastor Cláudio Duarte #boato

Boato – Pastor Cláudio Duarte publicou uma mensagem reclamando por que a mídia não está dando atenção para o assassinato da médica Gisele Palhares Gouveia, que foi morta ontem na Linha Vermelha, e só fala no caso Marielle Franco.

Como vocês podem perceber, o Boatos.org dedicou os últimos desmentidos a boatos relacionados à morte da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco (PSOL). Ao contrário dos dois últimos textos, que tratavam diretamente da figura de Marielle, este texto “coloca” outros personagens na história: um pastor evangélico famoso e uma médica.

Circula na internet um texto atribuído ao pastor Cláudio Duarte, um dos mais populares do Brasil. A mensagem critica a atenção dada pela mídia à morte da vereadora Marielle Franco comparando com o caso do assassinato “ontem” da médica Gisele Palhares Gouveia. A história tem circulado em um print do Facebook e diz o seguinte:

Gisele Palhares Gouveia, 34 anos, cuja profissão era salvar vidas atuando como médica foi assassinada ‘ontem’ na Linha Vermelha (RJ) com dois tiros na cabeça após uma tentativa frustada de assalto. Gisele, embora mulher, não era negra, não era pobre, não era feminista, não era militante de partidos políticos, não frequentava os círculos LGBT, não era do MST, CUT ou PSOL, não estava dentro dos programas de assistência e cotas do governo. Enfim, não preenchia os requisitos necessários para uma mobilização nacional, tampouco que merecesse a menor atenção dos Direitos Humanos. Ela, como eu e você, não era ninguém!”. – Pastor Cláudio Duarte –

Pastor Cláudio Duarte alertou que Gisele Palhares Gouveia foi assassinada ontem?

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

A mensagem tem sido muito compartilhada na internet por quem está criticando a atenção dada à morte de Marielle Franco. “Só” há dois problemas nisso: 1) A médica Gisele Palhares Gouveia não foi assassinada ontem. 2) O pastor Cláudio Duarte não publicou informações a respeito da morte. Vamos aos fatos.

Há um motivo muito simples que aponta por que a morte da médica Gisele Palhares Gouveia (na verdade, o nome dela é Gouvêa) não teve repercussão na mídia na última semana. Ela ocorreu em 2016. Na ocasião, Gisele foi assaltada e morta no Rio de Janeiro. Detalhe: ao contrário do que estão falando, a mídia publicou informações a respeito. Eis uma matéria da Folha, uma do G1, e uma do R7 para comprovar a tese.

Aí você vai me pergunta: então o pastor Cláudio Duarte está publicando boato ao comparar a morte de Gisele com a de Marielle, certo? Errado. Há também um motivo simples para isso. A página que está sendo printada e compartilhada não é a oficial do religioso. A página do pastor Cláudio Duarte é essa. Como vocês podem ver, não há publicação falando da morte da médica ontem.

Resumindo: temos um boato em dois níveis. Nem o pastor publicou a informação tampouco a médica Gisele Palhares Gouveia (que, na realidade, é Gisele Palhares Gouvêa) foi assassinada ontem e não teve atenção da mídia por “não ser negra, feminista etc”. Mais uma notícia falsa sobre o assunto.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.