Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > É falso que Gandhi tenha dito que “perde muitas coisas” orando para Jesus

É falso que Gandhi tenha dito que “perde muitas coisas” orando para Jesus

Gandhi disse perco algumas coisas ruins como orgulho, arrogância etc. orando para Jesus, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Gandhi respondeu que “perde muitas coisas” como “orgulho e arrogância” orando para Jesus Cristo.

Análise

Na semana da Páscoa, tivemos uma série de desinformações relacionadas à religiosidade. A que vamos falar hoje aponta para uma suposta declaração de Mahatma Gandhi sobre o “poder da oração”.

A mensagem aponta que “um dia” perguntaram para ele se ele ganha alguma coisa “orando”. Ele teria dito que “não ganha nada, mas perde algumas coisas”. Entre as “coisas” estariam o orgulho, arrogância, ganância etc. Leia:

Que este momento que marca a ressureição de Jesus Cristo reforce a nossa fé e nossas orações! “ Certa vez, perguntaram a Gandhi: -O que você ganha orando a Deus? Ele prontamente respondeu:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

– Geralmente, não ganho nada, mas sim, perco algumas coisas. E Citou tudo o que ele perdeu, enquanto esteve em oração, falando com o Deus de seu coração: – Perdi o orgulho, a arrogância, a ganância, a inveja, a raiva, a luxúria; perdi o prazer de mentir, o gosto pelo pecado, a impaciência, o desespero e, sobretudo, perdi o desânimo.

Às vezes oramos, não apenas para ganhar algo, mas sim para perder coisas que não nos permitem crescer espiritualmente.
A oração educa, fortalece e cura. A oração é o canal que nos conecta diretamente com Deus.” Uma Feliz Páscoa a todos! 

Checagem

Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes perguntas: 1) É verdade que Gandhi disse “perco muitas coisas” orando? 2) De onde surgiu a tal mensagem que fala sobre “perder coisas orando”? 3) Gandhi falou algo similar a isso?

É verdade que Gandhi disse “perco muitas coisas” orando?

Não é verdade. A resposta está ao buscarmos por frases famosas de Gandhi, o histórico da mensagem em questão e um pouco de lógica. Mas já adiantamos que se trata de uma fake news.

De onde surgiu a tal mensagem que fala sobre “perder coisas orando”?

Um dos principais motivos para apresentamos a mensagem como falsa está no histórico. Antes de começar a circular como se fosse de Gandhi, a história circulou como se fosse do filósofo persa Rumi ou, ainda, “uma mulher”.

Não foi possível saber de onde saiu a mensagem. Porém, sabemos que ela não surgiu com Gandhi (ou mesmo com Rumi).

Gandhi falou algo similar a isso?

Conforme falamos anteriormente, Gandhi não escreveu o texto em questão. Ele até escreveu sobre orações (como é possível ver aqui). Porém, não tem nada de “perco isso, perco aquilo” nas orações.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que o texto em questão seja de autoria de Mahatma Gandhi. Ele é um texto apócrifo que só posteriormente foi atribuído a ele. Ele nunca falou nada sobre “perdas em orações” ou coisa do tipo.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).