Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Papa Francisco segura bandeira gay em foto #boato

Papa Francisco segura bandeira gay em foto #boato

Boato – Papa Francisco posa para fotos segurando a bandeira do Movimento LGBT em protesto pelo atentado da boate Pulse.

Desde que assumiu o comando da Igreja Católica, o papa Francisco é assunto recorrente na mídia. Se sua eleição foi singular por ser ele o primeiro papa não-europeu em séculos e o primeiro latino-americano a assumir o posto, Em seus três anos como pontífice, Francisco continua midiático, seja por sua postura humilde ou por suas declarações.

Imagem falsa do Papa segurando bandeira do movimento LGBT circula desde 2013
Imagem falsa do Papa segurando bandeira do movimento LGBT circula desde 2013

O fato é que quando questionado sobre temas sensíveis à Igreja, como dinheiro, pedofilia e a homossexualidade, Francisco usualmente se posiciona de forma muito menos conservadora que seus antecessores. Sobre homossexuais buscarem a fé na Igreja Católica, por exemplo, o papa foi categórico ao dizer que não poderia julgar ninguém.

Sobre o último ataque que matou 53 pessoas na boate Pulse em Orlando (EUA), ele manifestou total repúdio ao o ocorrido e o tratou como um ato de ‘ódio sem sentido’. Quase no mesmo período começou a circular na internet a imagem dele com a bandeira colorida do Movimento LGBT em postagens que o parabenizam por defender os gays. Confira:

MAIS UMA VEZ O PAPA FRANCISCO ME COMOVE AO SEGURAR A BANDEIRA DO MOVIMENTO LGBT, EM PROTESTO CONTRA O ASSASSINATO DE GAYS NA BOATE DE ORLANDO

Papa Francisco segurou bandeira gay?

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Acontece que a imagem não é verdadeira. A foto é na uma montagem feita com a imagem de Francisco segurando a bandeira da Argentina quando ele esteve no Rio de Janeiro durante a Jornada Mundial da Juventude em 2013.

Foto verdadeira foi tirada por Stefano Rellandini da agência de notícias AP em 25 de julho de 2013
Foto verdadeira foi tirada por Stefano Rellandini da agência de notícias AP em 25 de julho de 2013

A postagem original da foto modificada é de julho do mesmo ano, foi feita por um site mexicano chamado Reporte Indigo e no em 2014 começou a ser replicada no Brasil. Aqui, a postagem mais antiga é de meio de 2014 quando a foto foi utilizada para ilustrar a notícia sobre uma nota em favor da comunidade LGBT divulgada pela Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo às vésperas da Parada Gay.

Ou seja, o papa Francisco não posou para foto segurando a bandeira do Movimento LGBT em protesto contra o atentado da boate Pulse nem a brandiu em favor da causa gay. A imagem é mais uma montagem sobre ele e o caminho que o pontífice e a Igreja ainda precisam percorrer para que esta se torne realmente inclusiva, é longo.