Jovem humilhado por ser cristão faz jipe andar sem motor #boato

Boato – Um jovem humilhado por ser cristão conseguiu converter toda a tropa ao fazer um jipe andar sem motor.

Essa é mais uma história de “um milagre” que aconteceu em algum lugar do mundo. De acordo com o texto, que é muito compartilhado em redes sociais há alguns anos, um jovem soldado era constantemente humilhado por ser cristão. Um dia, seu superior o mandou dirigir um jipe para humilhá-lo. O pobre soldado não sabia dirigir.

Além disso, o superior disse para o sujeito pedir “ajuda ao seu Deus e mostre que ele existe”. O soldado orou, ligou o veículo e estacionou. Detalhe: o jipe estava sem motor. Após isso, toda a tropa quis se converter. Leia o texto na íntegra.

Um jovem que trabalhava no exército era humilhado por ser Cristão. Um dia seu superior querendo humilhá-lo na frente do pelotão chamou o soldado e disse: Pegue esta chave, vá até aquele Jipe e estacione ali na frente. O jovem disse: Não sei dirigir. Então disse o superior, peça ajuda a seu Deus. Mostre que ele existe. O soldado pegou a chave e começou a orar, depois ligou o veículo, manobrou e estacionou perfeitamente. Ao sair do Jipe o soldado viu todos de joelhos, chorando e dizendo: Nós queremos teu Deus. O jovem soldado espantado, perguntou o que estava acontecendo. O superior chorando abriu o capô do Jipe e mostrou para o jovem que o carro estava sem motor. Salmos 55:22 Confia os teus cuidados ao Senhor, e ele te susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado., QUEM ACREDITA QUE DEUS É PODEROSO PARA VENCER SUAS CAUSAS COMPARTILHE.

Para acreditar na história, realmente é preciso ter muita fé. Ainda mais depois de tentarmos buscar referências sobre o tal caso. Infelizmente, não encontramos nenhuma outra referência a respeito do assunto a não ser textos que contam o milagre ou sites que desmentem a história.

Desculpem-me os que acreditam nas histórias, mas é difícil crer em um relato que não saiu em nenhum local da mídia e tampouco tem referências mais exatas como, por exemplo, em que país aconteceu o fato.

Para jogar as esperanças sobre a veracidade da história por terra, a imagem que acompanha o texto (de um soldado chorando) nada tem a ver com o suposto fato. Essa matéria do blog Papo de Homem aponta que a foto é de um julgamento no STF de um soldado acusado de executar jovens no Rio de Janeiro. Leia esta matéria do G1 sobre o assunto.

Sendo assim, chegamos à conclusão de que a história é fictícia. Isso parecer ser óbvio, não? Nem tanto, visto que o Tecmundo chegou a considerar uma das cinco farsas que mais circularam no Facebook no Brasil.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet