Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Faixa “Lula é um grande filho da p…” é estendida na Basílica de Aparecida #boato

Faixa “Lula é um grande filho da p…” é estendida na Basílica de Aparecida #boato

Faixa Lula é um grande filho da p... é estendida na Basília de Aparecida, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Cristãos estendem faixa em frente à Basílica de Aparecida com dizeres contra papa Francisco e o presidente Lula. A VERDADE VENCERA A MENTIRA. PAPA FRANCISCO. LULA É UM GRANDE FILHO DA P…”, diz a faixa.

As eleições para presidente que ocorreram no ano de 2022, mais uma vez, foram polarizadas, assim como em 2018. Em um embate entre Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro, Lula venceu o pleito.

Mesmo após a vitória, Lula não tem tido muitos dias de paz. Seja nas ruas e, principalmente, na internet, fake news sobre o presidente seguem sendo compartilhadas e causando desinformação por aí.

Exemplo disso é a história de hoje. De acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, cristãos teriam exibido uma faixa com dizeres “Lula é um grande filho da p…”. Segundo a história, a faixa teria sido estendida em frente à Basílica de Aparecida. Ainda segundo a história, a faixa também seria um aviso ao papa Francisco, que não seria mais visto como representante dos cristãos. Confira:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 1: “A VERDADE VENCERA A MENTIRA. PAPA FRANCISCO. LULA É UM GRANDE FILHO DA P***”. Versão 2: “Que Deus tenha piedade deste herege hipócrita. O Papa não me representa simples assim. Pai santíssimo entra com a tua justiça”.

Faixa “Lula é um grande filho da p…” é estendida na Basílica de Aparecida?

A mensagem apresenta caráter vago, alarmista e não cita fontes confiáveis. Além disso, não existem notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis. Como já explicamos por aqui, essas são características comuns de fake news na internet.

Ao procurar pelo assunto em fontes confiáveis, não encontramos nenhuma informação sobre a suposta faixa com os dizeres contra o papa Francisco e o presidente Lula. Mas ao analisar a imagem, percebemos que se trata de uma montagem.

Na realidade, ao procurar pela faixa na Basílica de Aparecida, descobrimos que ela foi levada ao local pelo coletivo Alvorada, associado ao Comitê Popular de apoio a Lula. No dia 29 de setembro de 2019, o coletivo Alvorada levou uma faixa com os dizeres “a verdade vencerá a mentira. Papa Francisco. LULALIVRE!” para a frente da Basílica de Aparecida. A ação fazia parte de um ato do movimento Lula Livre.

Se isso não bastasse, o ato não passou batido. Na época, a ação foi alvo de críticas por parte de cristãos e da própria Igreja. Muitas pessoas questionaram o ato, indicando que o movimento seria anti-católico e perguntaram às autoridades católicas como foi permitido realizar esse tipo de ato dentro das dependências da Basílica.

Em resumo: a história que diz que uma faixa escrita “Lula é um grande filho da p…” teria sido estendida na Basílica de Aparecida é falsa! A faixa, de fato, existiu, mas os dizeres foram alterados, criando-se assim uma montagem. A faixa foi originalmente estendida na Basílica de Aparecida no dia 29 de setembro de 2019, pelo coletivo Alvorada, associado ao Comitê Popular de apoio a Lula. Na ocasião, eles levaram a faixa “a verdade vencerá a mentira. Papa Francisco. LULALIVRE!” para a frente da Basílica, com o intuito de protestar pelo movimento Lula Livre.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 9275-5610

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/41sX0QS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso