Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Não é verdade que um exército celestial de anjos e a “mão de Deus” apareceram no céu de Israel durante confronto com Hamas

Não é verdade que um exército celestial de anjos e a “mão de Deus” apareceram no céu de Israel durante confronto com Hamas

Exército Celestial de anjos e mão de Deus apareceram no céu de Israel, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – Um exército celestial de anjos e a mão de Deus apareceram no céu de Israel durante confronto com Hamas. 

  Análise

Em uma guerra no qual cada lado diz que está do “lado do bem”, um vídeo está chamando atenção na internet. Nas imagens, é relatado que um exército celestial de anjos apareceu nos céus de Israel e espantou soldados inimigos.

Mais do que isso, é mostrada uma imagem de uma nuvem em formato de mãos que seria a “mão de Deus”. O vídeo, totalmente favorável a Israel, aponta que este seria o sinal de que Deus tem um lado. “Aparição de um exército de anjos sobre o céu de Israel afasta e assusta soldados inimigos !!!”, diz uma das mensagens que circula online.

Checagem

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Na parte da checagem, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que um exército celestial de anjos apareceu no meio da guerra entre Israel e Hamas? 2) É verdade que a mão de Deus apareceu no meio da guerra entre Israel e Hamas? 3) É razoável dizer que há um exército celestial ou que “Deus” está do lado de Israel?

É verdade que um exército celestial de anjos apareceu no meio da guerra entre Israel e Hamas?

Não é verdade. Na realidade, o vídeo que foi utilizado nos posts que estão viralizando no TikTok e no WhatsApp é de um relato feito há algum tempo no YouTube. Detalhe, a suposta aparição do exército celestial teria se dado em outra guerra: a de Yom Kippur (obviamente, não há comprovação disso). Ou seja: resgataram um relato antigo e transferiram para uma “situação atual”.

É verdade que a mão de Deus apareceu no meio da guerra entre Israel e Hamas?

Se a outra não tem comprovação, nesta temos a comprovação de que é falso mesmo. Na realidade, a suposta aparição da mão de Deus se deu na Síria após o terremoto que abalou o país em 2022. Porém, a imagem não passa de uma edição no Photoshop e foi desmentida pelo site Snopes na época.  

É razoável dizer que há um exército celestial ou que “Deus” está de um lado da guerra?

Apesar de o Hamas ter realizado uma ação que feriu os direitos humanos e beirou a barbárie, Israel também não pode ser chamado de “o bem” na guerra (na realidade, essa história de bem contra o mal só existe na ficção). Uma guerra tem muitas variáveis e, infelizmente, não há lado totalmente “certo”. Com isso, o discurso de “Deus está no nosso lado” é totalmente aplicável a qualquer lado da guerra (troque Deus por Alá) e, claro, beira a demagogia.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que um exército celestial tenha aparecido nos céus de Israel recentemente, assim como é falso que a “mão de Deus” apareceu no local. Tratam-se de informações falsas e/ou sem comprovação que visam polarizar a guerra (como se precisassem fazer isso).

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)