Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Estátua de Baphomet foi inaugurada em Oklahoma, nos Estados Unidos #boato

Estátua de Baphomet foi inaugurada em Oklahoma, nos Estados Unidos #boato

Boato – Adoradores do diabo inauguram uma estátua de Baphomet em Oklahoma, Estados Unidos. Agora, todos podem cultuar Satanás em público.

Grande parte dos países do Ocidente, desde quando proclamaram independência de seus colonizadores (Espanha, Portugal, Inglaterra, França entre outros), estabeleceram em suas respectivas Constituições que o estado deveria ser laico. Ou seja, que a condução política do país estaria isenta de qualquer ligação religiosa.

Na teoria, isso é bem lindo. Não porque significa que ninguém possa ter religião, mas também definir que as decisões em prol da população não devem ser direcionadas por esta ou aquela crença. Seria lindo também na prática, mas a prática dificilmente acontece.

Tanto aqui no Brasil, como lá fora, temos centenas de exemplos de ações do Estado estabelecidas a partir de crenças religiosas. E, segundo uma mensagem que estão compartilhando no WhatsApp, satanistas norte-americanos colocaram uma estátua de Baphomet em um local público em Oklahoma.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Para esclarecer, Baphomet é um dos principais símbolos do satanismo, representado por uma cabeça de bode em um corpo humano com asas. Originalmente, Baphomet era um deus pagão da fecundidade, até ser adotado pelo satanistas. De acordo com a mensagem, agora qualquer pessoa pode adorar Satanás em público e idolatrar a estátua exposta. Confira:

A estátua de baphomet acaba de ser inaugurada nos Estados Unidos no Estado de Oklahoma. Homens, mulheres, crianças, ricos, pobres e escravos podem adorar a Satanás em publico. A confirmação que estamos no fim dos tempos é verídica, e Jesus Cristo está as porta. Estejamos preparados pra vinda no nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. BUSQUEM MAIS A DEUS AMÉM! Preguem a Palavra de Deus a todos que puderem! #Jesus_Esta_Voltando!

Estátua de Baphomet acaba de ser inaugurada em Oklahoma, nos Estados Unidos?

Além do WhatsApp, a mensagem inconformada de que inauguraram uma estátua de Baphomet em Oklahoma também está circulando no Facebook. Apesar de estar gerando comentários horrorizados, é preciso dizer que esta história não procede. Agora vamos entender os detalhes.

Falemos primeiro sobre o mais óbvio – o teor da mensagem. Basta uma lida para verificar várias características típicas das balelas online: o conteúdo é vago (Quem colocou essa estátua lá? Em que lugar de Oklahoma? Quando?) e muitas perguntas são deixadas sem resposta. Além disso, a mensagem é alarmista, apresenta erros de ortografia e não cita fontes confiáveis.

Quando fomos buscar mais informações sobre a suposta inauguração da estátua em Oklahoma, descobrimos que não houve inauguração de uma estátua de Baphomet em local público nem em Oklahoma nem em qualquer outro lugar dos Estados Unidos. Na verdade, o que houve foi um protesto pacífico, organizado por satanistas, ateus e até cristãos no Arkansas.

Depois que um senador patrocinou a instalação de um monumento aos Dez Mandamentos no Capitólio (equivalente a uma Assembleia Legislativa aqui do Brasil) do Arkansas, um grupo de pessoas colocou a estátua de Baphomet no local para reivindicar a retirada do monumento aos Dez Mandamentos ou a permissão para que a estátua da crença deles pudesse continuar ali. O grupo quis demonstrar que em espaços de uso coletivo ligados ao Estado (que é laico) não se deve dar preferência a uma única religião. O protesto durou um dia e a estátua de Baphomet foi retirada do local.

Portanto, não é verdade que uma estátua de Baphomet foi inaugurada em Oklahoma. Pessoas no estado do Arkansas exibiram a estátua durante um protesto que pedia liberdade religiosa para todos ou a obediência ao estado laico, conforme previsto na Constituição dos Estados Unidos. Logo, qualquer versão deturpada desse acontecimento é #boato.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164