Significado do emoji de mãos juntas é oração para deuses estranhos #boato

Boato – Cristã afirma que o emoji de mãos juntas representa oração para deuses estranhos, como o Buda. É melhor falar “amém”.

O assunto religião já causou e ainda causa muitos desentendimentos no mundo. No Brasil, temos exemplos de templos e locais religiosos que foram destruídos por intolerância religiosa. E parece que, na internet, muitas teorias andam surgindo para acirrar a “competição” entre as crenças.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Siga o Boatos.org no Twitter:


Se inscreva no nosso canal no Youtube

 

Receba as nossas atualizações no grupo do WhatsApp (só postagens do administrador, não se preocupem): http://bit.ly/2Z5PgE0

Confira o nosso Instagram:

Instagram

Lista no Telegram
https://bit.ly/2VSlZwK

Nos últimos dias, uma postagem que anda circulando pelas redes sociais sugere que o emoji de mãos juntas não é exatamente o que ele aparenta. Na verdade, de acordo com a postagem, o emoji representa uma idolatria a deuses estranhos. Confira:

Significado de emoji de mãos juntas é oração para deuses estranhos, diz boato
Significado de emoji de mãos juntas é oração para deuses estranhos, diz boato

Emoji de mãos juntas representa oração para deuses estranhos?

Bom, apesar de toda a explicação dessa teoria maluca, precisamos informá-lo de que isso não passa de bobagem e de uma tentativa forçada de atribuir um novo sentido. Ou seja, boato. Quer saber o porquê? Continua lendo.

Primeiramente, é importante sabermos qual é o real significado do ato de juntar as mãos na “terra do Buda”, ou seja, o Japão (já que os emojis surgiram por lá).  Na cultura japonesa, as mãos juntas não significam, necessariamente, o ato da oração/estar rezando (seja pra que Deus for). Muito pelo contrário… O principal uso das mãos juntas é para pedir por favor ou desculpas. E se você ficou tão surpresa quanto eu, confere esse vídeo e veja que é verdade.

E se você ainda ficou com dúvidas, você pode conferir no Emojipedia que eu não estou mentindo. E, sim, venho trazer (talvez não) em primeira mão que existe um site com o intuito de explicar o significado de cada emoji. Legal, não é?

Mas voltando à nossa história, ou melhor, ao nosso boato. No ocidente, o emoji de mãos juntas recebeu um novo significado: a oração/reza. Dessa forma, não é possível atribuir uma religião em específico para o emoji e seu significado ocidental. Por uma questão de liberdade, o emoji é utilizado para simbolizar o ato de oração em todas as religiões, como as cristãs e o budismo.

Uma questão bastante interessante sobre o significado do emoji das mãos juntas vem dos Estados Unidos. Nas terras do Tio Sam, chegou a se cogitar a teoria de que o símbolo representaria, na verdade, o high five (cumprimento entre amigos). Porém, se você reparar bem, vai ver que ambos os polegares estão voltados para dentro/mesmo lado. Ou seja, essa teoria não faz muito sentido, mas, mesmo assim, muitas pessoas utilizam o emoji para representar o high five.

Em resumo, o emoji não nasceu para representar uma pessoa orando. Porém, como na internet tudo pode ser adaptado para o melhor uso, se você quiser usar o emoji para representar alguém orando, sinta-se a vontade. Como já dizia aquele velho ditado: a internet é livre.

Só lembre que “deuses do mal” ou “deuses estranhos” são termos bem errados (eu diria até preconceituosos). Então, se for se referir ao Deus de outra religião, use o nome dele ou simplesmente fale Deus de outra religião. Fora isso, lembre-se sempre de pesquisar antes de sair compartilhando nas redes sociais. Afinal, descobrimos que, de estranho aqui, só essa teoria maluca.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.