Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Dom Hélder Câmara não é autor do texto sobre o Natal chamado Feliz Subversão

Dom Hélder Câmara não é autor do texto sobre o Natal chamado Feliz Subversão

Dom Hélder Câmara é o autor do texto sobre o natal chamado Feliz Subversão, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Texto Feliz Subversão, que fala sobre o Natal ser um ato subversivo, porque Jesus veio da pobreza e a salvação virá dos pobres, foi escrito por Dom Hélder Câmara

Análise

Uma das datas mais esperadas do ano chegou! O Natal, que representa o amor, a união e a família (não só de laço sanguíneo), veio com tudo para trazer um pouco mais de esperança e felicidade. E também muitos presentes.

E nessa data especial, uma história começou a ser compartilhada nas redes sociais. De acordo com ela, o bispo Dom Hélder Câmara teria escrito um texto chamado Feliz Subversão, onde fala sobre a história de pobreza vivida por Jesus e sua família. Segundo a publicação, o texto afirma que a revolução virá dos pobres e a salvação também virá deles. Confira:

Vídeo: é falso que Sadia esteja dando prêmios para quem compartilhar no WhatsApp

““Gosto de pensar no Natal como um ato de subversão… Um menino pobre, uma mãe solteira, um pai adotivo… Quem assiste seu nascimento é a ralé da sociedade, os pastores. É presenteado por gente ‘de outras religiões’ (magos, astrólogos). A família tem que fugir e assim viram refugiados políticos. Depois voltam a viver na periferia. O resto a gente celebra na Páscoa… mas com a mesma subversão… sim! A revolução virá dos pobres! Só deles pode vir a salvação! Feliz Natal!! Feliz subversão.” Dom Helder Câmara (1909-1999)”.

A história se espalhou rapidamente pelas redes sociais, em especial, no Facebook e no Instagram, justamente pelo período de Natal. Apesar disso, a história apresenta diversas características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação ou páginas confiáveis.

A partir daí, começamos a nossa investigação e vamos te contar em três etapas o motivo para não acreditar nessa história: 1) Quem é o Dom Hélder Câmara? 2) O texto Feliz Subversão é de autoria do Dom Hélder Câmara? 3) O texto Feliz Subversão é da autoria de quem?

Checagem

Quem é o Dom Hélder Câmara?

Dom Hélder Câmara foi um bispo católico. Nasceu no dia 7 de fevereiro de 1909, em Fortaleza (CE), e faleceu no dia 27 de agosto de 1999, em Recife (PE). Ele trabalhou como arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife e foi um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Durante a Ditadura Militar, foi um dos grandes defensores dos direitos humanos e, por conta disso, foi amplamente perseguido pelo regime. Em seus cultos, defendia uma Igreja voltada para os pobres e a não violência. Durante toda a sua vida, recebeu prêmios por sua atuação como bispo e foi indicado quatro vezes ao Prêmio Nobel da Paz.

O texto Feliz Subversão é de autoria do Dom Hélder Câmara?

Não encontramos nenhum indício de que o texto Feliz Subversão tenha sido escrito por Dom Hélder Câmara. Além disso, descobrimos que o texto também já foi atribuído ao papa Francisco. Entretanto, nenhum dos dois é o autor da mensagem.

O texto Feliz Subversão é da autoria de quem?

O texto, originalmente chamado de Natal: a subversão de Deus, foi escrito pelo teólogo, escritor e pastor Zé Barbosa Júnior. Em sua página pessoal no Instagram, o pastor explicou que, desde 2016, quando fez um post com um trecho de seu texto, a mensagem começou a circular na internet com outras autorias. No dia 5 de dezembro de 2023, ele publicou o texto na íntegra, explicando que escreveu a mensagem em 2011. Ainda de acordo com Zé Barbosa Júnior, em 2016, ele criou uma postagem em sua página pessoal com um trecho do texto para divulgar a mensagem em questão e o texto viralizou.

Conclusão

Fake news ❌

Dom Hélder Câmara não escreveu o texto Feliz Subversão. Na realidade, o texto foi escrito pelo teólogo, escritor e pastor Zé Barbosa Júnior, em 2011. O pastor explicou, em sua página pessoal no Instagram que, em 2016, fez uma publicação com um trecho do texto em questão e a mensagem viralizou nas redes sociais com diferentes autorias. No dia 5 de dezembro de 2023, Zé Barbosa Júnior publicou o texto completo em sua página pessoal no Instagram, explicando toda a confusão.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)