Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Dom Hélder Câmara não é autor do texto sobre o Natal chamado Feliz Subversão

Dom Hélder Câmara não é autor do texto sobre o Natal chamado Feliz Subversão

Dom Hélder Câmara é o autor do texto sobre o natal chamado Feliz Subversão, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Texto Feliz Subversão, que fala sobre o Natal ser um ato subversivo, porque Jesus veio da pobreza e a salvação virá dos pobres, foi escrito por Dom Hélder Câmara

Análise

Uma das datas mais esperadas do ano chegou! O Natal, que representa o amor, a união e a família (não só de laço sanguíneo), veio com tudo para trazer um pouco mais de esperança e felicidade. E também muitos presentes.

E nessa data especial, uma história começou a ser compartilhada nas redes sociais. De acordo com ela, o bispo Dom Hélder Câmara teria escrito um texto chamado Feliz Subversão, onde fala sobre a história de pobreza vivida por Jesus e sua família. Segundo a publicação, o texto afirma que a revolução virá dos pobres e a salvação também virá deles. Confira:

““Gosto de pensar no Natal como um ato de subversão… Um menino pobre, uma mãe solteira, um pai adotivo… Quem assiste seu nascimento é a ralé da sociedade, os pastores. É presenteado por gente ‘de outras religiões’ (magos, astrólogos). A família tem que fugir e assim viram refugiados políticos. Depois voltam a viver na periferia. O resto a gente celebra na Páscoa… mas com a mesma subversão… sim! A revolução virá dos pobres! Só deles pode vir a salvação! Feliz Natal!! Feliz subversão.” Dom Helder Câmara (1909-1999)”.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A história se espalhou rapidamente pelas redes sociais, em especial, no Facebook e no Instagram, justamente pelo período de Natal. Apesar disso, a história apresenta diversas características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação ou páginas confiáveis.

A partir daí, começamos a nossa investigação e vamos te contar em três etapas o motivo para não acreditar nessa história: 1) Quem é o Dom Hélder Câmara? 2) O texto Feliz Subversão é de autoria do Dom Hélder Câmara? 3) O texto Feliz Subversão é da autoria de quem?

Checagem

Quem é o Dom Hélder Câmara?

Dom Hélder Câmara foi um bispo católico. Nasceu no dia 7 de fevereiro de 1909, em Fortaleza (CE), e faleceu no dia 27 de agosto de 1999, em Recife (PE). Ele trabalhou como arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife e foi um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Durante a Ditadura Militar, foi um dos grandes defensores dos direitos humanos e, por conta disso, foi amplamente perseguido pelo regime. Em seus cultos, defendia uma Igreja voltada para os pobres e a não violência. Durante toda a sua vida, recebeu prêmios por sua atuação como bispo e foi indicado quatro vezes ao Prêmio Nobel da Paz.

O texto Feliz Subversão é de autoria do Dom Hélder Câmara?

Não encontramos nenhum indício de que o texto Feliz Subversão tenha sido escrito por Dom Hélder Câmara. Além disso, descobrimos que o texto também já foi atribuído ao papa Francisco. Entretanto, nenhum dos dois é o autor da mensagem.

O texto Feliz Subversão é da autoria de quem?

O texto, originalmente chamado de Natal: a subversão de Deus, foi escrito pelo teólogo, escritor e pastor Zé Barbosa Júnior. Em sua página pessoal no Instagram, o pastor explicou que, desde 2016, quando fez um post com um trecho de seu texto, a mensagem começou a circular na internet com outras autorias. No dia 5 de dezembro de 2023, ele publicou o texto na íntegra, explicando que escreveu a mensagem em 2011. Ainda de acordo com Zé Barbosa Júnior, em 2016, ele criou uma postagem em sua página pessoal com um trecho do texto para divulgar a mensagem em questão e o texto viralizou.

Conclusão

Fake news ❌

Dom Hélder Câmara não escreveu o texto Feliz Subversão. Na realidade, o texto foi escrito pelo teólogo, escritor e pastor Zé Barbosa Júnior, em 2011. O pastor explicou, em sua página pessoal no Instagram que, em 2016, fez uma publicação com um trecho do texto em questão e a mensagem viralizou nas redes sociais com diferentes autorias. No dia 5 de dezembro de 2023, Zé Barbosa Júnior publicou o texto completo em sua página pessoal no Instagram, explicando toda a confusão.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)