Divaldo Franco escreve mensagem urgente em que diz que Brasil corre risco por causa de “onda negativa” #boato

Boato – Divaldo Franco escreveu uma mensagem “urgente” em que diz que o Brasil corre risco por causa da onda negativa que está dificultando os espíritos de luz.

Durante às eleições, o que não faltou foi texto falsamente atribuído a figuras famosas sobre posicionamentos políticos. Só que hoje estamos falando uma mensagem “pós-eleições” que voltou a circular.

Um texto atribuído ao médium Divaldo Franco aponta que o “Brasil corre risco por conta de onda negativa que não está dificultando os espíritos de luz”. Ele ainda pede orações pelo país e fala sobre “preocupação com o que está por vir. Leia o texto que circula por aí:

MENSAGEM URGENTE DE DIVALDO FRANCO: “O Brasil corre risco pois os espíritos de luz estão com dificuldades para nos ajudar”. Leia agora toda a mensagem ATENÇÃO POVO BRASILEIRO: Preocupados com a situação de desconsolo e tristeza que vive o povo brasileiro, os maiores do plano espiritual enviaram instruções para que todos os irmãos participem do movimento espírita cristão, no sentido de formar uma corrente composta por centros de luz em todo o nosso país, visando alterar o padrão mental e vibratório do povo desta nação, pátria do evangelho e coração do mundo.

Alertam-nos estes irmãos sobre a onda negativa que paira sobre a nossa pátria, propiciando a formação de clima deletério, similar ao ocorrido da segunda guerra mundial, onde a luta espiritual foi maior do que a ocorrida no plano físico e que levou a humanidade ao sofrimento supremo que todos nós conhecemos. Nos dizem os orientadores do bem, que se prosseguir o clima ora instaurado entre as pessoas, com o sentimento de ódio, vingança, desesperança e pessimismo, há que se contar a possibilidade de ver iniciada uma guerra civil, levando as últimas consequências, as mazelas oriundas do fratricídio que ela impõe.

Porém, tendo em conta que somos filhos de Deus, pai infinitamente bom e justo, esta falange de amor nos indica o medicamento perfeito para revertermos as consequências da terrível doença que assola o coração do nosso povo: a prece verdadeira e direta em favor dos nossos desorientados governantes e a mudança imediata do nosso padrão mental trocando o pessimismo pelo otimismo, a tristeza pela alegria, o medo pela coragem e principalmente a desesperança pela certeza de que tudo que possa nos acontecer tem a permissão do Pai Maior. Devido a grande concentração de energias negativas emanadas pelas pessoas insatisfeitas com a política e seus representantes, o Brasil precisa parar e orar! “Estou preocupado com essa semana que está chegando. Peço uma corrente de oração para que os guardiões possam iluminar  

Divaldo Franco escreve mensagem urgente em que diz que Brasil corre risco por causa de “onda negativa”?

Não demorou para a história se espalhar com todas as forças na internet. Só que a mensagem não só não foi escrita por Divaldo Franco como também já desmentimos este boato algumas vezes. Como o último desmentido vale para hoje, relembre o que escrevemos:

A mensagem circula na internet há anos. Mas será mesmo que Divaldo Franco escreveu o tal texto de alerta à população brasileira? A resposta é não. Mais do que a história ser falsa, ela é um boato velho. Como o que foi dito no nosso desmentido de outra (de 2016) vale para hoje, relembre o que foi escrito:

Antes de falar sobre o boato em si, uma explicação sobre o nosso personagem. Se você não sabe, Divaldo Pereira Franco é um dos maiores médiuns e oradores espíritas do país. Fundou, juntamente com Nilson de Souza Pereira, o Centro Espírita do Caminho da Redenção e a Mansão do Caminhos, em Salvador.

Não precisa muito para perceber que a história não é verdadeira. Primeiro, porque a própria forma que o texto está escrito (com erros de ortografia e pedidos de compartilhamentos) já deixa claro que a história não passa de um boato.

Além disso, o próprio Divaldo informou, segundo informações do blog “Letra Espírita”, que o texto “atenção, povo brasileiro” (esse mesmo que você leu aí em cima) não é de sua autoria. Se você tem dúvida, pode conferir aqui.

Ah, procuramos a origem do texto e, encontramos em vários sites e blogs de notícias da internet. Em muitos, a autoria pertence ao médium, em outros, o autor é desconhecido.

Em 2020, a história foi desmentida também no perfil oficial da Mansão do Caminho, casa espírita de Divaldo Franco. Leia a mensagem que foi divulgada na página do Facebook da instituição:

Nos últimos dias, foi veiculada nas redes sociais, esta falsa mensagem onde Divaldo Franco supostamente afirma que “o Brasil corre risco, pois os Espíritos de luz encontram dificuldades para nos ajudar”. Não a compartilhem. Esta mensagem é uma fake news. #mansaodocaminho #divaldofranco #espiritismo #espirita #doutrinaespirita #fake #fakenews

Vale apontar que, nos últimos tempos, Divaldo Franco também não falou nada sobre o Brasil estar em risco por causa das tais ondas. A história era falsa e continua sendo falsa.

Resumindo: não é verdade que Divaldo Franco escreveu uma “mensagem urgente” falando sobre a situação do Brasil. A mensagem está sendo atribuída falsamente a ele há e foi desmentida de novo aqui.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet