Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Cruz luminosa apareceu no céu próximo a catedral na Ucrânia #boato

Cruz luminosa apareceu no céu próximo a catedral na Ucrânia #boato

Cruz luminosa apareceu no céu próximo a catedral na Ucrânia, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Uma cruz luminosa apareceu no céu próximo à catedral do Mosteiro de São Miguel, na Ucrânia em 2022. É um milagre que está acontecendo por causa da guerra.

Apesar de nenhum dos “polos políticos” do Brasil estarem se envolvendo nas fake news relacionadas à guerra da Ucrânia, informações falsas relacionadas aos conflitos estão circulando por ai. Muitas estão, como a de hoje, relacionadas a acontecimentos “milagrosos”.

Uma foto de um suposto aparecimento de uma cruz luminosa no céu da Ucrânia começou a viralizar na internet. De acordo com mensagens que acompanham a foto, o milagre teria ocorrido próximo ao Mosteiro de São Miguel, em Kiev. Leia algumas da mensagens que circulam por aí e veja a foto em questão:

Incrível, Cruz Aparece No Céu Da Ucrânia. Uma misteriosa CRUZ branca apareceu nos céus da capital ucraniana, manifestando-se bem ao lado das cúpulas douradas da catedral do Mosteiro de São Miguel que está em funcionamento em Kiev, na capital da Ucrânia, graças às imagens ao vivo de uma câmera de vigilância do mosteiro de São Michel. E é precisamente no Mosteiro Dourado que algo misterioso aconteceu, coincidentemente durante estes dias de guerra. O avistamento da CRUZ foi no dia 2 de março de 2022, exatamente no dia em que o papa pediu ao mundo que se fizessem jejum e penitencia, pela paz no mundo, dia exato em que começou a quaresma e a quarta feira de cinzas.COMPARTILHEM!

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

UCRÂNIA: CRUZ LUMINOSA APARECE NO CÉU DE KIEV !!! O Mosteiro de São Miguel das Cúpulas Douradas é um mosteiro em funcionamento em Kiev, capital da Ucrânia. O Mosteiro está localizado na margem direita do rio Dnieper, à beira de um penhasco a nordeste da Catedral de Santa Sofia. E é precisamente no Mosteiro Dourado que algo misterioso aconteceu, coincidentemente durante estes dias de guerra. Uma misteriosa CRUZ branca apareceu nos céus da capital ucraniana, manifestando-se bem ao lado das cúpulas douradas da catedral. O avistamento da CRUZ foi feito em 2 de março de 2022 graças às imagens ao vivo de uma câmera de vigilância do mosteiro de San Michele padroeira desta cidade.

Cruz luminosa apareceu no céu próximo a catedral na Ucrânia?

Não demorou muito para a história se espalhar por aí e, claro, deixar muita gente impressionada. Porém, a informação que aponta que “apareceu uma cruz no céu da Ucrânia” não procede ou, na “melhor das hipóteses”, não pode ser comprovada apenas com o que está circulando por aí.

A solução do caso se deu em dois caminhos: o primeiro foi verificando o conteúdo comprobatório apresentado. O segundo foi pesquisando por onde se espalhou a tese.

Ao olhar a imagem, é possível ver que há algo que não se encaixa. De cara, é possível ver que a imagem da cruz está deslocada da imagem de fundo. Isso é possível de ver com mais detalhes ao darmos um grande zoom na foto. É possível ver que a pixelização da cruz luminosa se dá de forma diferente do resto da imagem (o que denota que a cruz tem um DPI diferente do resto da imagem e foi inserida digitalmente).

Além disso, o único registro do milagre é a foto em questão (que aparece em uma versão com o céu mais escuro e outra com o céu mais claro). Ao contrário do que aponta a mensagem (que fala em câmeras de segurança), não encontramos vídeos do tal milagre. Estranho, não?

Vale apontar que, ao buscar por registros do suposto milagre, encontramos, inicialmente, publicações em italiano. Elas foram reproduzidas (com tradução automática em português e espanhol). Estranhamente, não há uma publicação em ucraniano (muito menos em fontes confiáveis) de relato do milagre. Ao buscar por qualquer dos relatos na página oficial do mosteiro (site e Facebook) também não encontramos nada.

Todos esses fatores, somados ao histórico de fake news relacionados a milagres em já nos fazem cravar que a história que aponta que a tal cruz foi vista no céu da Ucrânia não procede. Tudo indica que se trata de uma montagem criada na Itália e que se espalhou apenas em espanhol e italiano por aí.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: