Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Vídeo que mostra crianças sendo arrebatadas e “desaparecendo de ônibus escolar” não passa de montagem

Vídeo que mostra crianças sendo arrebatadas e “desaparecendo de ônibus escolar” não passa de montagem

Crianças desapareceram de ônibus escolar durante passeio, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – Vídeo mostra crianças que desapareceram repentinamente em um ônibus durante uma viagem. 

  Análise

Um vídeo está circulando com força na internet. Ele mostra uma suposta viagem de ônibus nos Estados Unidos. Nas imagens, crianças estão brincando quando, de repente, desaparecem. Aí, sobra apenas o motorista no coletivo.

Junto ao vídeo, há mensagens falando que as crianças desapareceram. Em alguns casos, é dito que as crianças foram “arrebatadas” nas imagens. Leia algumas das mensagens que estão circulando online e assista ao vídeo:

Versão 1: Crianças São Arrebatadas em Onibus escolar. O VIDEO QUE ESTA PARANDO A INTERNET. CRIANÇAS DESAPARECEM MISTERIOSAMENTE EM ÔNIBUS ESCOLAR. Versão 2: CRIANÇAS FORAM ARREBATADAS OU ESSE VIDEO FOI MONTAGEM. crianças desaparecem dentro do ônibus #misterio #criancasdesaparecidas #criancas #arrebatamiento Versão 3: Isso foi algo muito assustador Crianças desaparecerem e motorista se desespera. Imagens mostra cena assustadora de crianças desaparecendo do nada no onibus escolar

@despertandohomao🚨Imagens mostra cena assustadora de crianças desaparecendo do nada no onibus escolar🌎♬ Horror BGM of piano and strings – Shinnosuke Shibata

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Checagem

As questões que serão respondidas na parte da checagem do conteúdo são as seguintes: 1) O vídeo que mostra crianças desaparecendo em um ônibus é real? 2) Qual é a origem do vídeo que mostraria as crianças desaparecendo em um ônibus? 3) É possível dizer que irá ocorrer um arrebatamento nos próximos tempos?

O vídeo que mostra crianças desaparecendo em um ônibus é real?

Não é. Ao olhar a imagem, já é possível apontar que o desaparecimento das crianças não passa de um truque de edição de imagens. Muito provavelmente, foi feito um corte com transição da cena do ônibus com as crianças para o ônibus vazio. A busca pelo vídeo original acaba com qualquer dúvida.

Qual é a origem do vídeo que mostraria as crianças desaparecendo em um ônibus?

Quando a história se espalhou nos Estados Unidos, o site de checagem Politifact desmentiu a balela. Na página da verificação do conteúdo, foi mostrada a página original do vídeo. Trata-se de uma campanha publicada em um site cristão que simula como seriam os momentos “pré-arrebatamento”. Na página, também são mostradas outras supostas situações como, por exemplo, na rua e em um aeroporto.

É possível dizer que irá ocorrer um arrebatamento nos próximos tempos?

É difícil precisar. Assim como outras questões que envolvem religião, é preciso ter fé para acreditar. Não há qualquer explicação científica que aponte que isso irá ocorrer, mas não podemos duvidar ou desrespeitar a religiosidade de quem crê em uma teoria. Até porque se formos relativizar tudo relacionado a “milagres”, pouca coisa sobra em pé. Nesta, ficamos no muro.

Conclusão

Fake news ❌

O vídeo que está circulando na internet não passa de uma montagem. As crianças não foram arrebatadas de um ônibus escolar. O vídeo não passa de uma simulação publicada em um site religioso nos Estados Unidos.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm