Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Não há comprovação de que texto que fala que a amizade é um fio de ouro seja de Chico Xavier

Não há comprovação de que texto que fala que a amizade é um fio de ouro seja de Chico Xavier

Chico Xavier escreveu texto falando que a amizade é um fio de ouro, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Chico Xavier escreveu um texto em que fala que a amizade é um fio de ouro que só se quebra com a morte. 

  Análise

Não é de hoje que figuras como a de Chico Xavier são vítimas de boatos que atribuem a autoria de textos aleatórios a ele. Hoje, vamos falar de um caso que cita o médium famoso no Brasil.

A mensagem cita a “amizade” e aponta que ela seria um “fio de ouro” que só se quebra com a morte. Também cita que tudo pode acabar, mas a amizade perdura. Leia o texto que está viralizando em redes sociais:

A vida na terra é uma passagem, o amor uma miragem, mas a amizade é um “fio de ouro” que só se quebra com a morte. Você sabe? A infância passa, a juventude a segue, a velhice a substitui, a morte a recolhe. A mais bela flor do mundo perde sua beleza, mas uma amizade fiel dura para a eternidade. Viver sem amigos é morrer sem deixar lembranças. (Chico Xavier)

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) O texto que fala de amizade e fio de ouro é de autoria de Chico Xavier? 2) Quem é o autor do texto que fala sobre amizade e fio de ouro? 3) O teor do texto faz sentido?

O texto que fala de amizade e fio de ouro é de autoria de Chico Xavier?

Não é. Na realidade, é mais uma caso de texto que surge anônimo na internet e depois ganha a autoria de algum famoso para viralizar. Ao procurar a cronologia da publicação, descobrimos que ela circula na internet desde 2017 (muito depois da morte de Chico Xavier, ocorrida em 2002) e surgiu anônima.

Quando foi compartilhada por perfis de espíritas, a informação de que o texto seria do médium foi refutada. Mais do que isso: foi dito que o texto não condiz com o que Chico Xavier pregava.

Quem é o autor do texto que fala sobre amizade e fio de ouro?

Já nas primeira publicações, o texto apareceu como apócrifo na internet. Como a única autoria atribuída foi a Chico Xavier, não é possível cravar quem é o autor do texto sobre a amizade e o “fio de ouro”.

O teor do texto atribuído a Chico Xavier faz sentido?

Apesar de ser uma mensagem com boas intenções (afinal, exalta a amizade), há algumas contradições (que também foram apontadas em comentários). No mesmo texto, a pessoa diz que a amizade se destrói (com a morte) e que dura para sempre. Fora isso, é uma mensagem bonita.

Conclusão

Boato sem comprovação 👎

Não há qualquer comprovação de que Chico Xavier seja autor do texto que fala do “poder da amizade” e o “fio de ouro”. Trata-se de mais um exemplo de texto que surgiu anônimo na internet e ganhou a autoria dele para viralizar.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)