Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Chico Xavier compôs a música “O Homem” e doou a Roberto Carlos #boato

Chico Xavier compôs a música “O Homem” e doou a Roberto Carlos #boato

Chico Xavier compôs a música O Homem e doou a Roberto Carlos, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Por meio de espírito Emmanuel, Chico Xavier psicografou a música “O Homem” e doou a letra para Roberto Carlos e Erasmo Carlos. 

Na história da religião do Brasil, Chico Xavier foi um homem que marcou a vida de muitas pessoas. O médium, filantropo e espírita, que faleceu em 2002, psicografou centenas de livros e milhares de cartas sem nunca ter cobrado nada por isso.

Ao mesmo tempo que se tornou um líder espiritual amado e aclamado em todo o mundo, nos últimos anos, infelizmente, o nome de Chico Xavier também tem sido associado a diversas fake news.

De acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, Chico Xavier compôs a música “O Homem” e doou ao cantor Roberto Carlos. A composição teria sido feita por meio de uma psicografia do espírito Emmanuel. Ainda segundo a história, a letra da canção teria sido entregue a Roberto e Erasmo Carlos nos anos 1970. Leia o texto que circula online:

A letra dessa música é uma psicografia de Chico Xavier pelo espírito Emmanuel que foi entregue a Roberto Carlos @robertocarlosoficial nos “anos 70” em visita a Uberaba (MG) e juntamente com Erasmo Carlos @erasmocarlosbr, no ano de 1973, a transformaram nessa magnífica canção que emociona ao falar com simplicidade, mas extrema beleza da passagem do Mestre entre nós.

Chico Xavier compôs a música “O Homem” e doou a Roberto Carlos?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A informação caiu como uma bomba nas redes sociais, em especial, no Facebook e logo viralizou. Apenas uma das publicações já conta com mais de 1 mil interações. Apesar disso, a história não é real. A explicação fica por conta da falta de provas e da própria história nas obras de Chico Xavier.

Basta olhar para a mensagem para perceber que ela apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista, os erros de português e a falta de fontes confiáveis. Além disso, os nomes de Chico Xavier e de Roberto Carlos têm sido usados em diversas histórias falsas.

A equipe do Boatos.org já desmentiu diversas delas, como a que dizia que Chico Xavier teria previsto a pandemia da Covid-19. Também a que indicava que Chico Xavier teria previsto, em 1952, a eleição de Bolsonaro e, por fim, a que apontava que Roberto Carlos teria afirmado que Lula mudou a economia e teria sido o maior presidente da história do Brasil.

Resolvemos, então, procurar por mais informações e começamos pelo óbvio (o registro da música). De acordo com a União Brasileira de Compositores (UBC), a canção “O Homem” tem como compositores Roberto Carlos e Erasmo Carlos.

Se isso não bastasse, não existe qualquer relato que comprove o que aponta a mensagem. Se fosse verdade, seria uma história incrível para a música e, com certeza, ela seria divulgada em algum momento. No Fórum Espírita, diversos espíritas apontam que essa história não está presente nas obras de Chico Xavier e nenhum dos livros ou das cartas psicografadas pelo médium e espírita podem comprovar a origem da canção.

Por fim, em uma das versões da história, a música que é mostrada sequer é a canção “O Homem”, mas sim “O Homem Bom”. Muitas pessoas apontam que a composição de “O Homem Bom” teria sido uma homenagem de Roberto Carlos a Chico Xavier. Entretanto, de acordo com a União Brasileira de Compositores (UBC), a música não foi escrita pelo “rei”, mas sim pelo letrista Paulo Afonso Alves Settes, com composição de Neuza Maria Orlando.

Em resumo: a história que diz que Chico Xavier compôs a música “O Homem” e doou a Roberto Carlos é falsa! Uma rápida consulta no site que organiza os dados de autoria e composição de músicas brasileiras mostra que a canção “O Homem” teve composição de Roberto Carlos e Erasmo Carlos. Além disso, não existem provas de que essa história realmente tenha acontecido (nem em jornais, nem em entrevistas de Roberto Carlos e muito menos nos escritos de Chico Xavier). Ou seja, a história não passa de balela.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3aIzl5T
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3wa3LY1