Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Carta psicografada de Alex Bardonnie revela data do fim da pandemia do coronavírus #boato

Carta psicografada de Alex Bardonnie revela data do fim da pandemia do coronavírus #boato

Carta psicografada de Alex Bardonnie revela data do fim da pandemia do coronavírus, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Espírito Alex Bardonnie afirma, em carta psicografada, que o fim da pandemia da Covid-19 está próximo e revela a data em que a cura do coronavírus será encontrada. 

O isolamento social tem causado um impacto importante na vida de muita gente, especialmente no que diz respeito à saúde mental e aos laços sociais. Não é difícil ver publicações relembrando os tempos em que podíamos sair e abraçar todo mundo. Por isso, muita gente tem implorado aos pesquisadores para encontrar logo uma cura. Há também quem especule sobre o fim do isolamento social e apostando que, em breve, sairemos da quarentena.

E essa ideia tem sido embasada por uma história que ganhou destaque nas redes sociais. De acordo com as publicações, uma suposta psicografia teria revelado o fim da pandemia da Covid-19. Segundo as mensagens, a psicografia seria de um espírito chamado Alex Bardonnie e teria sido feita por uma médium chamada Elizabeth Oliveira, da Espírita de Uberlândia.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

“Carta Psicografada: Alex Bardonnie. Médium: Elizabeth Oliveira. Uberlândia/MG – Casa espírita. PSICOGRAFIA: “Boa noite, a todos navegantes do planeta Terra! Apesar de toda a tripulação planetária se encontrar aparentemente alarmada pela pandemia que está se alastrando por todo o globo, saibam que cada um de vocês, durante seu plano reencarnatório já tinha ciência desse desafio, assim como da importância de passar por este momento único. Eu sei que estão fartos de notícias, esclarecimentos e informações sobre o atual momento vivido, mas permitam-me dar a visão de toda a situação vivida, pela ótica de nosso plano, o plano espiritual. Em primeiro lugar, permitam-me minha apresentação. Meu nome é Alex Bardonnie, sou membro de uma egrégora espiritual denominada Projeto Nova Luz e hoje trabalhamos arduamente neste novo processo transicional no qual o planeta se encontra, uma vez que, como já foram vastamente informados pelo nosso irmão Francisco Xavier, mudanças drásticas estão ocorrendo e aqui estou para lhes explicar nosso projeto para esse grande salto que vocês estão presenciando nesse momento.

Em primeiro lugar, por mais antagônico que pareça, encarem esse período como um grande presente que lhes foi dado, por puro merecimento. […] Se olharmos alguns meses atrás, vocês viviam uma conduta totalmente antagônica em relação a uma experiência encarnatória, nada mais estava sendo sentido, nada mais vivenciado, saboreado e aprendido. O foco era sempre o futuro, o próximo fim de semana, a próxima festa, o próximo feriado, o próximo objetivo material. Em outras palavras, a grande maioria (cerca de oitenta e cinco por cento da população da Terra) estava subutilizando sua existência. E por isso ocorreu essa pandemia, para frear a humanidade, que se encontrava em um movimento sem propósito e sem destino. […]

Mas então, o que devemos esperar daqui para frente? O Planeta ficará em “observação por 180 dias”, caso toda a consciência adquirida não resulte em mudanças comportamentais práticas, uma segunda onda pandêmica, desta vez mais rígida, está sendo preparada para justamente fixar todo o aprendizado. Em nossos planos, caso a evolução comportamental continue da forma que se encontra nos dias atuais, com muito amor, compaixão e fé, o início da reversão do quadro mundial começará em dezessete de maio deste ano. Os médicos começarão a encontrar tratamentos eficazes para a diminuição da pandemia e um mês após este marco, todos terão a chance do renascimento. O Planeta ficará em observação por cento e oitenta dias, caso toda a consciência adquirida não resulte em mudanças comportamentais práticas, uma segunda onda pandêmica, desta vez mais rígida, está sendo preparada para justamente fixar todo o aprendizado”. […]

Carta psicografada de Alex Bardonnie revelou data do fim da pandemia do coronavírus?

A história fez bastante sucesso nas redes sociais e até animou aqueles que esperam pelo fim do isolamento social. Mas será que essa história de que um espírito teria revelado, em uma carta psicografada, a data do fim da pandemia da Covid-19 é real? Não!

Vamos aos fatos! Sabemos que religião é uma crença bastante particular e, de fato, é necessário respeito à fé do próximo. Entretanto, existem alguns indícios de que a tal carta psicografada não foi confirmada.

O primeiro ponto que indica isso é o registro da carta. Pelo o que observamos, a carta surgiu com autoria anônima e em redes sociais. Depois de ganhar certo destaque, a carta acabou sendo publicada em um blog que trata de assuntos não usuais, como ufologia e teorias da conspiração. A partir daí, a história foi impulsionada e ganhou ainda mais espaço nas redes sociais.

Tanto que um canal do YouTube resolveu gravar uma sequência de vídeos com a suposta mensagem. Porém, não há qualquer registro de uma casa espírita ou até mesmo um médium reivindicando o contato com o espírito Alex Bardonnie.

O segundo ponto que deixa dúvidas é que, depois de circular todo esse tempo, a autoria foi atribuída à Casa Espírita de Uberlândia e à médium Elizabeth Oliveira. Entretanto, vale ressaltar que a história nem sempre foi assim. Quando a mensagem surgiu (lá pelo fim de março), não havia qualquer menção ao local de onde a psicografia teria sido feita. Havia apenas a menção do nome do suposto espírito Alex Bardonnie, um nome que não se teve registros até o surgimento dessa carta.

No blog onde a história foi compartilhada, havia um rodapé na publicação: “Via mensagem da amiga inscrita Elizabeth Oliveira. Mensagem compartilhada em Uberlândia/MG (Casa espírita)”. Ou seja, há a menção de que a mensagem foi enviada de Uberlândia (MG), não que Elizabeth seja a médium que psicografou a mensagem. Foi apenas recentemente, nos vídeos publicados no YouTube, que a história chegou até lá.

Ao buscar pelo nome da médium ou mesmo pela Casa Espírita de Uberlândia (por sinal, um nome bem genérico), não encontramos nada. Um ponto bastante importante é que nem a Associação Municipal Espírita de Uberlândia (AME), que reúne todas as casas espíritas da cidade, nem a União Espírita Mineira (UEM-MG) e muito menos a Federação Espírita Brasileira (FEB) compartilharam a história ou contestaram a autoria da carta. Se a carta realmente tivesse sido verificada, com certeza seria balizada pelas instituições de referência da doutrina no país.

Não vamos entrar no mérito do conteúdo da carta, uma vez que a fé é individual e só pertence a quem acredita. Porém, a carta apresenta todos esses detalhes duvidosos.

Além disso, segundo escritos de Allan Kardec (o pai do Espiritismo), a doutrina espírita não trabalha com previsões com datas específicas. Segundo o espírita, os Espíritos Superiores podem sim revelar algum evento específico do futuro por conta de um bem-maior. Mas essas mensagens não possuem data exata. Para Kardec, se determinada mensagem ocorrer em determinada data é simplesmente excepcionalidade, obra do destino. Ele também alerta que espíritos que gostam de “prever” acontecimentos com datas exatas são os chamados espíritos enganadores. Geralmente, eles fazem esse tipo de coisa quando recebem apelos e perguntas de almas terrestres sobre o futuro de determinada coisa. A partir disso, eles podem fazer uma falsa comunicação (ou previsão) apenas por brincadeira. Kardec já alertava em seus escritos: a futurologia não é a função do Espiritismo e serve apenas para desvirtuar o propósito da doutrina.

Por fim, a verdade é que, com o que temos até o momento, a história não se sustenta. O fato das principais instituições espíritas do país e de Minas Gerais não endossarem a história já é um bom motivo para desconfiarmos do caso. Porém, se algo mudar, a gente se compromete a avisar por aqui!

Em resumo: a história que diz que o espírito Alex Bardonnie afirmou, em carta psicografada, que a pandemia da Covid-19 vai acabar em maio é falsa! A história surgiu de forma anônima na internet e só ganhou uma autoria semanas depois. Porém, sabemos que a médium não é a pessoa citada. Além disso, nenhuma instituição espírita, como a Federação Espírita Brasileira (FEB), a Associação Municipal Espírita de Uberlândia (AME-MG) e a União Espírita Mineira (UEM-MG) endossaram ou reivindicaram a autoria da carta. Ou seja, com o que temos, podemos dizer que a carta é apenas boato. Porém, se algo mudar nos próximos dias, estaremos aqui para avisar. Portanto, evite compartilhar a história e, assim como indicou a FEB, fique em casa (se possível) e siga as orientações científicas. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2RCIocR