Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Bar do Araújo resiste entre duas igrejas evangélicas, diz notícia falsa

Bar do Araújo resiste entre duas igrejas evangélicas, diz notícia falsa

Boato – José Araújo, dono do Bar do Araújo denunciou que sofre assédio de donos de duas igrejas evangélicas na cidade de Terra Rica, interior do Paraná.

O crescimento das religiões protestantes no Brasil nos últimos 20, 25 anos fez com que igrejas evangélicas se espalhassem por todo país. Uma rápida caminhada em qualquer bairro comprova essa tese. E uma imagem que circula na internet também aponta para isso. A foto mostra o Bar do Araújo entre duas igrejas evangélicas: uma Deus é Amor e uma Universal.

Bar do Araújo resiste entre duas igrejas
Bar do Araújo resiste entre duas igrejas

Junto à imagem, que viralizou em redes sociais e no WhatsApp, há uma história que aponta que o dono do bar, José Araújo, estaria sofrendo assédio para fechar o estabelecimento. O bar estaria localizado na cidade de Terra Rica, no Paraná. Leia uma das versões do texto:

Dono de bar denuncia pastores por assédio.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

O comerciante José Araújo, 47 anos, morador de Terra Rica na região de Paranavaí PR reclama que está sendo assediado por dois pastores e seus ministros.

Tudo começou quando uma igreja alugou uma sala comercial que havia ao lado de seu bar, um pouco depois outra igreja instalou-se na outra loja deixando o bar de Araújo entre as duas igrejas. O comerciante conta que os frequentadores da igreja fazem novenas e sessões de descarrego na porta e seu bar para tentar converter seus clientes.

Após tentar em vão vender seu bar ou transferi-lo para outro lugar, mas sem sucesso por causa de sua localização o comerciante denunciou os dois pastores por assédio e diz que agora vai resistir até o final.

Depois dessa história, surgiu uma outra versão de que Araújo está localizado, na realidade, no interior do Ceará. Ainda, apareceu na internet a história de que ele havia desistido de tudo e vendido o bar. Junto à imagem aparecia a mensagem: “Araújo foi abatido”. Mas é aí, o que é verdade? A resposta é nada, nada.

O primeiro indício é a multiplicidade de versões das histórias que apareceram online. Além do texto acima, também vimos textos que apontavam que se vendia lanches sagrados no local como o “Xis-Gospel”. Não encontramos nenhuma fonte confiável a respeito do assunto.

Procurando pela origem da história, descobrimos que ela apareceu no blog Sacizento. A página é exclusivamente de notícias falsas e voltada para o humor (e havemos de admitir que a história é ótima mesmo). Aqui no Boatos.org já desmentimos outras histórias criadas lá como, por exemplo, da convidada do mènage que havia pedido pensão e a de que Jean Wyllys havia criado a profissão de ex-BBB.

Sendo assim, chegamos à conclusão de que a história é falsa. Nunca o Bar do Araújo ficou entre duas igrejas. Infelizmente, não acabamos descobrindo a origem da imagem, mas podemos afirmar que os indícios apontam que se trata de uma montagem.

Atualizado no dia 1º de junho, às 23h03

Via Facebook, o leitor Renato Ribeiro enviou um vídeo que circula por WhatsApp e blogs que mostra um homem no Bar do Araújo. Isso aponta que realmente o lugar existe: Assista ao vídeo:

Apesar de o Bar do Araújo aparentemente existir, a história de que ele é localizado na cidade de Terra Rica e que o dono estaria sofrendo assédio continua sendo falsa. Sendo assim, chegamos à conclusão de que o bar existe, a cidade em que está localizado é desconhecida e o drama descrito na história é falso.