Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Bandidos fazem assalto em igreja de Ipanema (Rio) durante missa #boato

Bandidos fazem assalto em igreja de Ipanema (Rio) durante missa #boato

Boato – Criminosos roubam fiéis durante celebração de missa na Igreja de Ipanema, no Rio de Janeiro. Vídeo mostra detalhes do assalto.

Nos últimos tempos, os boatos relacionados a política se multiplicaram. Mas isso não significa que as notícias falsas sobre famosos, alimentos contaminados e vídeos bizarros pararam de circular por aí. A prova disso está no desmentido de hoje.

Circula na internet um vídeo que mostra criminosos assaltando fiéis em uma igreja. De acordo com a mensagens que acompanhavam a filmagem, a ação aconteceu no bairro de Ipanema (zona nobre do Rio de Janeiro). Na mensagem, o texto ironiza: “é o Rio de Janeiro continua lindo. (Igreja em Ipanema)”. No vídeo, a descrição diz que “estava tudo claro e ninguém armado, mas mesmo assim eles entraram e fizeram um assalto a mão armada!”.

Bandidos assaltam igreja de Ipanema (Rio) durante a missa?

Como era de se esperar, o vídeo viralizou nas redes sociais e deixou muita gente revoltada por aí. Mas será mesmo que a igreja de Ipanema foi assaltada durante a realização de uma missa? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

O primeiro erro, e mais óbvio, está na própria mensagem. Ela possui as principais características de boatos: cheia de informações vagas, alarmista, com erros de português (mesmo sendo curta) e não cita fontes confiáveis. Só faltou o pedido de compartilhamento para “fechar o pacote”.

Se o texto já levanta suspeitas, uma simples googlada faz a história cair por terra. Isso porque, ao buscar por qualquer informação sobre o assunto, não encontramos nada. E mais: ao buscar por imagens da igreja que está localizada no bairro de Ipanema, que é a Paróquia Nossa Senhora da Paz, notamos que o ambiente é bem diferente do encontrado no vídeo.

Por fim, o vídeo nem é recente e muito menos do Rio de Janeiro. Na verdade, o arrastão aconteceu na Paróquia São Mateus, no bairro Arauana, na Zona de Expansão de Aracaju (SE), em abril de 2017. Na época, as câmeras de segurança do local registraram a ação dos criminosos, que durou menos de dois minutos.

Resumindo: o assalto, de fato, ocorreu. Mas não é recente e nem aconteceu na igreja de Ipanema. Ou seja, a história é #boato. A propósito, o vídeo também rendeu versões na igreja da Lapinha, em Salvador. Bom, nem precisamos dizer que essa história também não procede (se for necessário, a gente faz um desmentido só para esse caso).

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.