Alerta falso: novela Meu Pedacinho de Chão é do diabo por exaltar umbanda

Boato diz que novela Meu Pedacinho de Chão exalta umbanda
Boato diz que novela Meu Pedacinho de Chão exalta umbanda

Boato – Novela Meu Pedacinho de Chão, da TV Globo, liga o nome dos personagens à umbanda. Por isso, pertence ao demônio.

Quem nunca ouviu falar que Rede Globo tem um pacto com o demônio? Os programas da emissora são eternos alvos de teorias que afirmam que suas novelas apresentam mensagens subliminares, que a Globo faz pactos para obter audiência, etc, etc, etc.

O próprio Boatos.org já desmistificou algumas dessas histórias. Uma delas, vinda de um depoimento sem fundamentos de um pastor, diz que a Globo mata crianças para ter maior audiência nas novelas. E uma mais recente, afirma que a nova novela das 19h, Geração Brasil, faz campanha para Aécio Neves e Eduardo Campos através de mensagem subliminar, o que (obviamente) não se confirma.

O foco da vez é a novela Meu Pedacinho de Chão, exibida às 18h. A crítica vem de uma publicação no Facebook, que diz que a novela se baseia na umbanda e que por isso os cristãos devem estar atentos ao que deixam entrar em suas casas. Leia na íntegra:

Curta também a nossa página no Facebook e não caia em boatos

“UM ALERTA SOBRE A NOVELA MEU PEDACINHO DE CHÃO!!! Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. O que você tem deixado entrar na sua casa? Me senti incomodada com a novela das 18:00hs (Meu pedacinho de chão), achei as roupas estranhas então decidi pesquisar, não achei nada tenebroso rs… Mas Deus me tocou para pesquisar nome por nome, descobri que a vila de Santa fé é um “TERREIRO” e que o nomes dos personagens são de “UMBANDA” veja: EPAMINONDAS chamado de ÊPA significa: saudação ao ORIXÁ OXALÁ (Êpa Babá) SERELEPE: Seus sinônimos são Gay, excitado, inquieto, danado, caxinguelê, conhecido na umbanda como Joãozinho, Saci Pererê, Negrinho do Pastoreio e Serelepe da Umbanda (sapeca adora balas e doces). PITUCA: Boneca Pituca, esoterismo e ocultismo, Famosa mãe de santo, e filha de orixá VIRAMUNDO/GIRAMUNDO: exú GINA: Famosa mãe de Santo ,A Voz de Oyá, Yansã e Ruy de Ógún, está representando o lesbianismo. AMÂNCIA: filha de OXÚM Dona TEREZA: CIGANA, OXUM PANDA, CABLOCA, No grego significa SEIFERA E CAÇADORA. TUIM: santo, saudação de umbanda. Mãe BENTA: mãe de santo CATARINA: mãe de santo RODAPÉ: pé que gira PEDRO FALCÃO: Falcão povo das aguas, OXUM Tem um senhor que vive de chapéu fumando cachimbo com bengala na mão esse vcs já sabem. Estes são apenas alguns… Que o Senhor Jesus nos lave com seu PODEROSO SANGUE e abra nossos olhos!”

Convenhamos, a própria autora do boato se contradiz ao dizer “decidi pesquisar, não achei nada tenebroso”. Não satisfeita, ela resolveu aprofundar sua pesquisa. Nos comentários, alguém diz: “você pode citar as fontes da pesquisa? Não consegui encontrar tais informações”. Outra comenta: é só procurar o significado do nome dos personagens! Ex: significado do nome amância umbanda”.

É lógico que se você procurar o significado de um nome especificamente com relação à umbanda, é isso que você vai achar! E isso não significa que a obra pertence à umbanda ou algo do tipo. Podemos citar alguns exemplos, apenas com a pesquisa do nome + significado, sem qualquer relação com religiosidade:

Epaminondas: Vem do grego, Épi significa “acima de” e ameínon quer dizer “melhor”, portanto, “o melhor”.

Serelepe: tem como sinônimos “agitado”, “sapeca”, “gracioso”, e o exemplo que o dicionário dá “Ele vinha todo serelepe com sua roupa nova”, alguma referência com religiosidade? Só se você quiser!

Pituca: O dicionário informal, afirma que é um chamamento carinhoso para “neném” ou “criança”.

Concluindo, a relação feita entre a novela e a umbanda é proposital pela autora do boato. A pesquisa já foi feita de forma tendenciosa para criticar a religião. À parte das questões que envolvem religiosidade ou a qualidade das produções da Rede Globo, o que importa é que o texto não passa de mais um hoax que defende um ponto de visto muito mal estruturado.

One thought on “Alerta falso: novela Meu Pedacinho de Chão é do diabo por exaltar umbanda

  • 11/07/2014 em 22:26
    Permalink

    Hj vcs falam mal dos crentes mas vai ter um dia q vcs “Filhos das Trevas” vao gemer e chorar pra sempre … i o piór de tudo q o ser humano é tao idiota a ponto de esperar acontecer prq crer…

    Essa novela é sim satânica.. agente tenta alerta o povo mas o povo nao quer ser liberto. Int continua assistindo essa novela do cao pq o livre arbítrio é pra vcs msmo filhos do diabo…

Fechado para comentários.