Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Zema anuncia, em 2021, lockdown em todas cidades de Minas Gerais e fechamento de fronteiras #boato

Zema anuncia, em 2021, lockdown em todas cidades de Minas Gerais e fechamento de fronteiras #boato

Zema anuncia, em 2021, lockdown em todas cidades de Minas Gerais e fechamento de fronteiras, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra pronunciamento do governador Romeu Zema em março de 2021 no qual ele anuncia estado de calamidade em Minas Gerais, lockdown em todas cidades do estado e fechamento de fronteiras.

Passado praticamente um ano desde o início da pandemia da Covid-19, informações que circularam no início da crise sanitária causada pelo novo coronavírus (cá entre nós, nem tão novo assim) têm voltado a circular fora de contexto. Depois de um suposto alerta da Unimed para o “pico da pandemia em abril”, agora circula na internet um vídeo do governador de Minas Gerais, Romeu Zema.

No vídeo, Zema teria anunciado estado de calamidade em Minas Gerais. Também teria dito que, como é uma situação excepcional, teria poderes que se sobrepõem aos dos prefeitos e que decretava o fechamento do comércio não-essencial nas 853 cidades do estado. Além disso, Zema teria anunciado o fechamento das fronteiras do estado e de todas escolas (incluindo particulares). Veja o vídeo que está circulando na internet:

Zema anunciou, em 2021, lockdown em todas cidades de Minas Gerais e fechamento de fronteiras?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

O vídeo pipocou em muitas redes sociais e, principalmente, no WhatsApp. Apesar da popularidade do arquivo e, de fato, se tratar de um pronunciamento de Romeu Zema, não se tratam de anúncios relativos ao mês de março de 2021.

Não é a primeira vez que o mesmo vídeo é compartilhado fora de contexto. Em junho de 2020, o Boatos.org já havia desmentido que o teor dele era “atual”. Relembre o que falamos sobre a origem do vídeo (que é de março de 2020) na época.

O vídeo surgiu em meio à uma situação bastante complicada em Minas Gerais. O estado enfrenta o momento mais delicado desde o início da pandemia, chegando a quase 40 mil casos confirmados de Covid-19. Nos últimos dias, o percentual de leitos de UTI ocupados na capital Belo Horizonte já se aproxima dos 90%. Com isso, as medidas restritivas foram ampliadas para tentar frear o avanço da doença no estado.

Porém, o vídeo e toda essa história de hoje não são recentes e estão sendo divulgados fora de contexto. As publicações apresentam diversas características de fake news na internet, como o caráter vago (sem citar datas, o que causa uma verdadeira confusão e faz com que o vídeo permaneça atual), alarmista, os erros de português e a falta de fontes confiáveis (que possa provar a atualidade da tal medida).

Não precisou de muito para descobrirmos toda a verdade. O próprio governador de Minas Gerais, Romeu Zema, esclareceu toda a situação em sua página no Facebook. Zema destacou que o vídeo foi publicado, originalmente, no dia 22 de março de 2020. Ele ainda ressaltou que algumas macrorregiões devem flexibilizar as medidas em breve. Enquanto isso, a maior parte delas continuarão apenas com os serviços essenciais abertos.

Atenção: um vídeo antigo, gravado em março, vem sendo distribuído e confundindo algumas pessoas. Minas Gerais decretou Estado de Calamidade Pública em Março de 2020 (ocasião em que o mesmo foi publicado). A recomendação atual, do Comitê da Covid-19, é que as macrorregiões de Saúde: Leste do Sul, Norte e Sul sigam os protocolos da onda branca do Plano Minas Consciente. As outras 11 macrorregiões do Estado devem abrir somente serviços essenciais, de acordo com os protocolos da onda verde.

Por fim, o decreto que previa o estado de calamidade pública e o fechamento de fronteiras foi publicado no dia 20 de março de 2020.

Em março de 2021, o próprio governador teve que desmentir novamente que o vídeo era atual. Por meio da página do Facebook, Zema reforçou que o vídeo é do ano passado, que há medidas de restrição no estado (a chamada Onda Roxa), mas que as medidas são diferentes das que foram descritas no vídeo. Confira postagem e pronunciamento:

Pessoal, está circulando nas redes sociais um vídeo gravado em março de 2020, quando fechamos o Estado (início da pandemia). Venho esclarecer a situação atual: apenas duas regiões estão na Onda Roxa, a Noroeste e a Triângulo Norte.

Resumindo: a história que aponta que o governador Romeu Zema acabou de anunciar lockdown em todas as cidades de Minas Gerais e fechamento de fronteiras do estado é falsa. Na realidade, o vídeo é de 2020 e as medidas mais recentes no estado são diferentes das que foram anunciadas há 12 meses.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/3kWrohw
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy