Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Zeca Dirceu é flagrado como tchutchuca no auge da militância durante protesto LGBT #boato

Zeca Dirceu é flagrado como tchutchuca no auge da militância durante protesto LGBT #boato

Boato – Foto mostra o deputado Zeca Dirceu no auge da militância, vestido como tchuchuca durante um protesto LGBT, vegano e femininista.

Na última quarta-feira, 2 de abril de 2019, o ministro da Economia Paulo Guedes participou de uma audiência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. Na ocasião, pouco se falou sobre proposta e muito se discutiu (brigou). E a gota d’água foi uma colocação do deputado Zeca Dirceu (PT-PR).

Já no final da sessão, Zeca disse que Paulo Guedes é um tigrão com os aposentados e uma “tchutchuca” com a turma “mais privilegiada”. Depois de respostas como “tchuchuca é a sua mãe”, a sessão foi encerrada. O que se seguiu na internet foi um festival de piadas, opiniões, discussões e, claro, algumas fake news. E a última delas seria a prova de que quem é “tchutchuca” é Zeca Dirceu.

Uma imagem que seria de Zeca Dirceu seminu e com o corpo pintado com dizeres como “feminismo, ateísmo, vegano etc” durante um protesto começou a circular na internet. De acordo com mensagens que acompanhavam a foto, era um registro do “tempo de militância”. Leia duas versões da mensagem que circula online:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Versão 1: Vejam o Zeca do PT (verdadeira Tchu Tchuca) no auge da sua militância quando o pai dele, José Dirceu, estava preso!* Esse inimigo da Pátria tem que ser cassado! Versão 2: Zeca Tchutchuco Dirceu no auge de sua militância política enquanto o paizão tchutchucão velho já lambia as botas dos grandes empreiteiros e banqueiros!!!

Zeca Dirceu é flagrado como tchutchuca no auge da militância durante protesto LGBT?

É claro que não faltaram compartilhamentos na internet e comentários (muitos de zueira) em relação ao deputado. Mas será mesmo que as imagens mostram Zeca Dirceu “no auge da militância”? A resposta é não. Vamos aos fatos.

De cara, a mensagem já nos deixou desconfiados. Além de esse tipo de boato (foto atribuída erroneamente a alguém conhecido) ser batido, a mensagem não explica em que situação a imagem foi feita (é vaga), tem tom alarmista e não cita fontes confiáveis. Só isso já nos mostra que uma segunda busca se faz necessária.

Buscamos pela origem da foto e descobrimos duas coisas. A primeira delas é que ela não tem nada a ver com Zeca Dirceu. A foto foi tirada durante a parada gay de Atenas (Grécia), em 2016. Há registros em sites locais ou/e voltados à comunidade LGBT e nada há de citação sobre o deputado brasileiro. Vale dizer que, na semana do evento, Zeca Dirceu estava “um pouco longe”: no Paraná. Detalhe: ele já era deputado na época.

A segunda coisa que descobrimos, graças a esse desmentido publicado no site Snopes, é que a mesma imagem foi utilizada em uma notícia falsa nos Estados Unidos. Em fevereiro deste ano, a foto foi atribuída ao pré-candidato à Presidência dos EUA Beto O’Rourke.

Resumindo: a história que aponta que Zeca Dirceu foi flagrado “disfarçado de tchutchuca” durante um protesto LGBT nos Estados Unidos é falsa. As imagens são da Grécia e o deputado não tem nada a ver com o protesto. Ou seja, é mais uma balela que circula online.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.