Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > William Waack endossa texto que critica a “resistência” contra Bolsonaro #boato

William Waack endossa texto que critica a “resistência” contra Bolsonaro #boato

Boato – William Waack compartilha texto de Bia que critica “resistência” da esquerda contra Bolsonaro e diz que ele resume tudo o que pensa sobre o assunto.

Um ano após ter sido afastado do Jornal da Globo por causa de comentários feitos em 2016,  William Waack centralizou a sua atuação na internet. E, justamente na web, o jornalista voltou, há alguns dias, a ser assunto. Isso porque tem circulado a informação de que o jornalista criticou a “resistência” da esquerda contra Bolsonaro após as eleições.

Um texto com autoria atribuída a Bia (seja lá quem ela for) ganhou força nas redes sociais após um suposto compartilhamento de William Waack. De acordo com a mensagem, o jornalista William Waack disse “não conheço a autora, mas ela disse tudo que penso sobre o assunto”. Confira alguns trechos da publicação:

AFINAL, AONDE ESTAVAM VCS ??????????? R E S I S T Ê N C I A O texto é assinado com o pseudônimo ‘Bia’, e o jornalista William Waack publicou em seu Facebook afirmando: ‘Não conheço a autora, mas ela disse tudo que penso sobre o assunto.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

“Tô vendo essa onda de Resistência… Que nojo da cara de pau desse povo! Rio de Janeiro entregue ao tráfico e às milícias e agora resolveram ter medo? Nordeste e São Paulo tomados pelo PCC, matando pai de família e estão apavorados agora? Rio Grande do Sul quebrado, sem dinheiro pra pagar funcionários e vocês estavam resistindo aonde? Nos apês de frente pro mar? Nos Estados Unidos? Ou na Europa? Onde a resistência estava quando 108 policiais foram enterrados só no estado do RJ? […]

William Waack endossou texto que critica a “resistência” contra Bolsonaro?

O texto está se espalhando entre muitas pessoas na internet (principalmente, aquelas que apoiam Bolsonaro). Mas será mesmo que William Waack endossou o tal texto que critica a resistência da esquerda contra o presidente eleito? A resposta é não. Entenda os porquês.

Ao analisar a mensagem, já achamos estranho dizer que se tratava de algo “compartilhado por Willian Waack no Facebook”. Primeiro, porque a mensagem (para além do conteúdo, que não vamos discutir aqui) é muito mal escrita. O texto é repleto de exclamações, onomatopeias e ofensas, o que não faz muito o estilo de escrita do jornalista. Logo, o compartilhamento não faz muito sentido.

Mas não é só isso: o texto, claramente, tem um caráter antipetista e pró-Bolsonaro. Apesar de William Waack não apoiar o PT, o jornalista não chega a expor esse ódio “raivoso” e adjetivado contra a resistência e tampouco apoia abertamente o presidente eleito.

Vale dizer que as próprias análises de perspectiva sobre o novo governo na página do Painel WW, programa semanal de debates comandado pelo jornalista, e em sua coluna no Estadão, como no texto “se esse troço der errado” e no programa “a economia sob Bolsonaro e os militares”, corroboram com a tese. Não é possível ver nenhum apoio explícito do jornalista ao presidente eleito. Em alguns momentos, ele chega até a ser crítico.

Falando em redes sociais, não encontramos nada sobre a tal publicação na página do Facebook de William Waack e muito menos no Painel WW. Em 28 publicações após o resultado do segundo turno das eleições, nenhuma é o compartilhamento do texto que critica a “resistência”.

Resumindo: você pode concordar ou discordar do texto, mas o fato é que William Waack não tem nada a ver com ele. Ou seja, a história é falsa e você caiu em mais um #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.