Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Vinícola Aldegheri, da Itália, cria vinho em homenagem a Bolsonaro #boato

Vinícola Aldegheri, da Itália, cria vinho em homenagem a Bolsonaro #boato

Vinícola Aldegheri, da Itália, criou vinho em homenagem a Bolsonaro, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A vinícola Aldegheri, da Itália, resolveu criar um vinho em homenagem ao presidente Jair Bolsonaro, conseguiu vender 100 garrafas de 3 litros em 33 minutos e quebrou recordes.

O ano está acabando, mas, pelo jeito, as notícias falsas relacionadas às “glórias do presidente” ainda não. A última história que está circulando por aí aponta que uma vinícola italiana resolveu fazer uma homenagem a Jair Bolsonaro.

Uma mensagem, que era acompanhada de uma imagem de uma garrafa de vinho da vinícola italiana Aldegheri, dava conta de que o vinho Bolsonaro Il Mito havia tido um sucesso tão grande na Europa que 100 garrafas de 3 litros foram vendidas em apenas 33 minutos, um recorde. Leia duas versões da mensagem que circula online:

Versão 1: Olhe quê maravilha! Uma Vinícola da Europa homenageou o nosso Presidente, com o Rótulo de um vinho de 3,0 lts ,100 garrafas vedidas em tempo recorde de 33 minutos.

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Versão 2: ITALIANOS FAZEM VINHO EM HOMENAGEM AO PRESIDENTE JAIR BOLSONARO!! E é verídico, pesquisamos e fizeram mesmo em homenagem ao Presidente Bolsonaro, fora do Brasil é um exemplo de presidente. Só no Brasil que uma pequena parte da população que não gosta dele. E em países comunistas. País de primeiro mundo e capitalista o cara é tido como Mito.

Vinícola Aldegheri, da Itália, criou vinho em homenagem a Bolsonaro?

Nos dias que permearam as festas de fim de ano, a história circulou com muita força. Mas será mesmo que a tal cantina Aldegheri resolveu fazer uma homenagem a Bolsonaro e quebrou recordes de venda? A resposta é não. Calma aí que a explica tudo para vocês.

Quando nos deparamos com a mensagem, achamos algumas coisas estranhas. Além de ter características de mensagens falsas (como ser vaga, alarmista, com erros de português e sem citar fontes confiáveis), o texto tem contradições. Um deles é falar na venda de “garrafas de 3 litros” ao passo que a garrafa da imagem tem 750 ml.

Desconfiados da história, resolvemos buscar por eventuais montagens ou detalhes sobre a tal venda. De cara, percebemos que o vinho não estava a venda no site da Aldegheri e em nenhum outro lugar. Isso enfraquece a tese de “100 garrafas em 33 minutos”. Por outro lado, não conseguimos achar indícios de montagens na foto que viralizou.

Depois de muito procurar, resolvemos entrar em contato com a própria cantina Aldegheri para saber mais da homenagem e da “venda recorde” do vinho Bolsonaro Il Mito. Por causa do feriado de Natal, tivemos um delay nas respostas. Porém, conseguimos chegar à solução. “Fizemos este rótulo personalizado para o nosso cliente, mas não vendemos este produto diretamente”, disse.

Só para explicar: algumas vinícolas permitem que sejam feitos pedidos personalizados de rótulos de vinho. Com uma busca no Google é possível achar diversos serviços deste tipo. Isso está muito longe de prestar uma homenagem.

Perguntamos também sobre a tal venda recorde do Il Mito. Como imaginávamos, a Aldegheri nos afirmou não saber nada a respeito disso. “Fizemos apenas esta etiqueta para o nosso cliente. Portanto, não sabemos se nosso cliente vendeu 100 garrafas em 33 minutos”, respondeu a empresa.

Resumindo: a imagem é real. Porém, não se trata de uma homenagem de uma vinícola italiana ao presidente Jair Bolsonaro. Foi apenas o pedido de um rótulo personalizado e a Aldegheri não sabe nada sobre “recorde de vendas”.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2t9xJ2g