Boato – Um vídeo comparando os presos de 8 de janeiro às vítimas do Holocausto foi exibido em TVs da Europa após o Oscar.
Análise
Junto com a “revolta” de alguns com o resultado do Oscar 2025, circula nas redes sociais um vídeo que compara as prisões realizadas após os atos de 8 de janeiro com as atrocidades cometidas pelo regime nazista durante o Holocausto. A gravação sugere que os detidos seriam vítimas de perseguição política e que a situação se assemelha àquela vivida por milhões de judeus e outros grupos perseguidos na Segunda Guerra Mundial.
A mensagem que acompanha o vídeo alega que ele teria sido exibido em todas as emissoras de televisão da Europa logo após a cerimônia do Oscar. O texto também questiona a veracidade do filme “Ainda Estou Aqui”, vencedor do prêmio de Melhor Documentário. Confira o conteúdo compartilhado junto ao vídeo (que não será exibido aqui):
Esse vídeo, que mostra o que aconteceu com os presos do 08/01, à exemplo do que aconteceu na Alemanha Nazista, foi ao ar depois da Solenidade do “Oscar”, em todas as televisões da Europa !!! O filme “Ainda Estou Aqui” é a maior farsa entre todos os filmes que fazem parte da arte cinematográfica brasileira. Aliás, tendo em vista quem recebeu pelo prêmio de melhor filme internacional, coloca em dúvida se o prêmio foi ganho ou, se foi comprado. Não duvido. Vamos compartilhar, ao máximo, esse vídeo. para atingir 210 milhões !!!
Checagem
Não são poucos os absurdos do conteúdo, mas vamos escolher alguns para refutar aqui. Para verificar a veracidade dessas alegações, analisamos três questões principais: 1) Vídeo que compara presos de 8 de janeiro a vítimas do Nazismo passou em TVs da Europa depois da cerimônia do Oscar? 2) Podemos comparar os presos do 8 de janeiro a vítimas do Nazismo? 3) Ainda Estou Aqui é uma farsa?
Vídeo que compara presos de 8 de janeiro a vítimas do Nazismo passou em TVs da Europa depois da cerimônia do Oscar?
Não. Não há qualquer registro de que o vídeo tenha sido exibido em emissoras da Europa, muito menos logo após a cerimônia do Oscar. As principais redes de TV europeias, como a BBC, France 24 e Deutsche Welle, não veicularam o conteúdo. Além disso, uma busca por menções ao vídeo em portais jornalísticos estrangeiros não retorna nenhum resultado relevante. A alegação é falsa e faz parte de uma estratégia de desinformação.
Podemos comparar os presos do 8 de janeiro a vítimas do Nazismo?
Não. A comparação entre os detidos por participação nos atos de 8 de janeiro e as vítimas do Holocausto é completamente descabida. O Holocausto foi um genocídio sistemático conduzido pelo regime nazista, resultando na morte de milhões de pessoas em campos de concentração. Já os presos do 8 de janeiro foram detidos após invadirem prédios públicos e cometerem crimes, sendo posteriormente julgados de acordo com a legislação vigente.
Ainda Estou Aqui é uma farsa?
Não. “Ainda Estou Aqui” é um filme que passou por um rigoroso processo de produção e foi amplamente reconhecido por especialistas e críticos do cinema. Além disso, a argumentação sobre não ter existido Ditadura vem de negacionistas que visam promover um revisionismo histórico.
Conclusão
As alegações sobre o vídeo que compara presos do 8 de janeiro a vítimas do Holocausto são falsas. Não há registros de sua exibição em emissoras europeias após o Oscar, a comparação com o Holocausto é desproporcional e enganosa, e o filme “Ainda Estou Aqui” não é uma farsa. A desinformação sobre esses temas faz parte de uma tentativa de criar narrativas distorcidas sobre fatos históricos e políticos.
Fake news ❌
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)