Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Homem que aparece em vídeo usando cocaína não é Sergio Massa, candidato à Presidência da Argentina; Vídeo é resultado de deep fake

Homem que aparece em vídeo usando cocaína não é Sergio Massa, candidato à Presidência da Argentina; Vídeo é resultado de deep fake

Vídeo mostra Sergio Massa, candidato à Presidência na Argentina, consumindo cocaína, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Vídeo mostra candidato à Presidência da Argentina, Sergio Massa, usando uma grande porção de cocaína.

  Análise

As eleições presidenciais na Argentina estão acirradas e a disputa está a todo o vapor. O segundo turno ocorre no dia 19 de novembro de 2023 e, de acordo com as pesquisas eleitorais, o candidato da oposição, Javier Milei, tem uma leve vantagem contra o candidato de apoio do governo, Sergio Massa.

Em meio à disputa acirrada, cada voto importa e, com isso, fake news de todos os tipos estão circulando nas redes sociais para prejudicar os dois candidatos. E de acordo com a história de hoje, o candidato à Presidência da Argentina, Sergio Massa, teria sido flagrado em um vídeo usando uma grande porção de cocaína. Confira:

Vídeo: é falso que Lula foi flagrado beijando Suzanne von Richtofhen

Versão 1: “Vazou video do candidato a presidente da Argentina Sérgio Massa cheirando  cocaína!!!candidato de extrema esquerda apoiado por Lula Ladrão”. Versão 2: “URGENTE Se filtra video de quien parecería ser Sergio Massa esnifando un raquetazo de cocaína”.

A história se espalhou rapidamente nas redes sociais, em especial, no X (antigo Twitter) e causou um verdadeiro rebuliço na internet. Apesar disso, a história apresenta diversas características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

A partir daí, separamos três perguntas para te explicar se essa história é verdadeira ou não: 1) Sergio Massa foi flagrado consumindo cocaína em vídeo? 2) Qual é a origem do vídeo que mostraria Sergio Massa consumindo cocaína? 3) É possível dizer que o candidato da “esquerda” na Argentina usa drogas?

Checagem

Sergio Massa foi flagrado consumindo cocaína em vídeo?

Não. Na realidade, essa não é a primeira vez que essa história circula na internet. Em agosto de 2022, quando Sergio Massa era apenas o ministro da Economia da Argentina, uma história indicando que ele teria sido flagrado em uma foto com carreiras de cocaína. Na época, o serviço de fact-checking da AFP desmentiu a história e mostrou que a imagem se tratava de uma montagem (que já circulava na internet desde 2015 com ataques contra Sergio Massa).

Antes do primeiro turno das eleições presidenciais da Argentina, em outubro de 2023, uma história apontava que Sergio Massa teria sido flagrado em um vídeo recebendo uma bolsa de cocaína. A história acabou desmentida pelo site Newtral, que explicou que a bolsa entregue a Massa era de cartas. E assim como nesses casos, a história de hoje trata-se de uma edição.

Qual é a origem do vídeo que mostraria Sergio Massa consumindo cocaína?

O suposto vídeo de Sergio Massa, candidato à Presidência da Argentina, que está circulando nas redes sociais é um deep fake, uma tecnologia que usa inteligência artificial para fazer modificações extremamente reais em imagens e vídeos. A história acabou desmentida em serviços de checagem na América Latina (aqui e aqui).

E de acordo com os sites de fact-checking, o vídeo original, usado para fazer a montagem, foi retirado da internet e mostra um homem desconhecido. O vídeo original foi publicado no dia 23 de abril de 2016, no Facebook. Nas imagens, é possível ver um homem chegando ao local e dizendo: “bom dia, grupo”. Após isso, ele inala a substância (que parece ser cocaína) e diz: “que rica que está la meme (uma gíria argentina usada para se referir à cocaína)” (que delícia que está a cocaína).

É possível dizer que o candidato da “esquerda” na Argentina usa drogas?

Não existem provas sobre isso. Pelo contrário, dado ao imenso volume de provas e discursos falsos sobre esse assunto, é mais provável que essa história seja apenas uma fake news usada pela direita argentina para angariar votos e prejudicar Sergio Massa nas eleições (algo que já vivemos no Brasil).

Conclusão

Fake news ❌

Sergio Massa, candidato à Presidência da Argentina, não foi flagrado em vídeo consumindo cocaína. Na verdade, o vídeo usado como prova é uma montagem do tipo deep fake. Esse tipo de montagem é feito por meio de inteligência artificial para parecer super realista.

Ao procurar por mais informações, descobrimos que a história já havia sido desmentida na Argentina. De acordo com os sites de checagem, o vídeo original mostra um homem desconhecido e foi publicado no Facebook no dia 23 de abril de 2016.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)