Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > É falso que vídeo prove que militares participaram de uma “armação do 08/01”

É falso que vídeo prove que militares participaram de uma “armação do 08/01”

Vídeo mostra que militares participaram de armação do 0801 a mando de Dino, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Um vídeo prova que militares participaram da armação do 08/01 a mando de Flavio Dino.

Análise

Prestes a completar um ano, os atos de vandalismo de cunho golpista do 8 de janeiro de 2023 tendem a ser o primeiro assunto a ser pautado em fake news. Hoje, vamos falar de uma história que já circula há alguns meses.

Um vídeo gravado dentro das imediações do Palácio do Planalto está circulando como se fosse a prova de que os ataques foram uma “armação” e que militares participaram a mando do futuro ministro do STF e atual ministro da Justiça Flavio Dino. leia algumas das mensagens que circulam online e assista ao vídeo:

Versão 1: Militares do Exército participaram da armação de 8/1 do Dino e …. JÁ TIRARAM DO FACEBOOK. SALVE E VÁ PASSANDO PARA O MUNDO. NÃO DEIXE ISSO MORRER, POIS É O QUE ELES QUEREM.🤦🏻‍♂️ INFORME AOS QUE NÃO VIRAM AINDA, DESTRUINDO ANTES… TUDO MONTADO PELA ESQUERDALHADA NÃO PATRIOTA

Vídeo: é falso que médico favorável a Ivermectina ganhou prêmio de Melhor Cientista do mundo

Versão 2: JÁ TIRARAM DO FACE. QUEM PUDER SALVE E REPASSE. O MUNDO PRESCISA SABER. INFORMAR OS QUE NÃO VIRAM AINDA DESTRUINDO TUDO MONTADO PELA ESQUERDA. Tudo armado pelo próprio governo …triste ver alguns dos militares do EB metidos nisso…sujando a imagem secular de nossa FORÇA.

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que o vídeo prova que militares participaram da “armação do 8 de janeiro”? 2) Foi comprovada alguma armação no 8 de janeiro por parte de Dino, Lula e outros? 3) O vídeo que está circulando foi retirado do Facebook?

É verdade que o vídeo prova que militares participaram da “armação do 8 de janeiro”?

Não é verdade. Na realidade, o vídeo mostra forças de segurança tentando conter os manifestantes que invadiram o Palácio do Planalto. Tanto que essa matéria do Estadão Verifica (serviço de checagem do Estadão) fez uma cronologia do vídeo e apontou que a ação não foi de destruição e, sim,  de defesa.

Foi comprovada alguma armação no 8 de janeiro por parte de Dino, Lula e outros?

Não. Já falamos mais de uma vez que, apesar da tentativa de parte dos bolsonaristas tentarem imputar a culpa pelos ataques ao governo Lula, o fato é que os atos de  vandalismo foram causados por uma horda incitada por um discurso golpista que apontava que a “solução” para o Brasil seria um golpe militar.

O vídeo que está circulando foi retirado do Facebook?

Não. Houve, apenas limitação do conteúdo por se tratar de uma mensagem comprovadamente falsa. É política da Meta restringir o alcance de posts sinalizados como falsos por alguns serviços de checagem parceiros.

Conclusão

Fake news ❌

O vídeo não prova que haja qualquer ação de militares a favor de Dino para causar vandalismo no 8 de janeiro de 2023. Trata-se de mais uma fake news relacionada aos atos golpistas que insiste em circular na internet.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)