Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Vídeo não mostra festa do tráfico no Vidigal (RJ) para comemorar a nomeação de Flávio Dino ao STF

Vídeo não mostra festa do tráfico no Vidigal (RJ) para comemorar a nomeação de Flávio Dino ao STF

Vídeo mostra festa do tráfico no Vidigal para comemorar chegada de Flávio Dino ao STF, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Imagens mostram bandidos comemorando nomeação de Flávio Dino ao STF, em festa do tráfico, no Vidigal (RJ)

Análise

A indicação de Flávio Dino ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem dado o que falar. O nome de Flávio Dino foi confirmado, após a aposentadoria da ministra Rosa Weber, que permaneceu 12 anos no cargo.

E a indicação de Dino não deu o que falar apenas no meio jurídico, mas também na internet. Exemplo disso é a história de hoje. De acordo com uma publicação que está circulando nas redes sociais, bandidos do Vidigal (RJ) teriam organizado a festa do tráfico para comemorar a nomeação de Flávio Dino ao STF. Nas imagens, é possível ver uma casa com vários andares lotada de gente. Confira:

Vídeo: é falso que Sadia esteja dando prêmios para quem compartilhar no WhatsApp

Versão 1: “Lula finalmente diz que virá ao Brasil… Envie para seus amigos e familiares para que escondam os pertences… Pedreiro Bom heim! Sabem que a vitória de Flávio Dino é certa. Festa do Tráfico no Vidigal RJ”. Versão 2: “A COMUNIDADE DO MORRO DO VIDIGAL ESTÁ EM FESTA PARA APOIAR A CONDUÇÃO DO FLÁVIO DINO PARA O STF. INFELIZMENTE O BRASIL ENCONTRA-SE SEM RUMO E SEM GOVERNABILIDADE, OU SEJA, ESTAMOS PRESTES A VIVER SOB O COMANDO DE UMA FACÇÃO CRIMINOSA CHAMADA “PARTIDO DOS TRABALHADORES”.

A história viralizou nas redes sociais, em especial, no Facebook e agitou grupos conservadores e bolsonaristas. Apesar disso, a história apresenta diversas características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

A partir disso, resolvemos buscar por mais informações e vamos te explicar, em três etapas, se essa história é real ou não: 1) A festa no Vidigal foi organizada em 2023 para comemorar a eleição de Flávio Dino para o STF? 2) O vídeo é de uma festa organizada pelo tráfico na Favela do Vidigal? 3) As favelas estão em festa por causa da eleição de Flávio Dino para o STF?

Checagem

A festa no Vidigal foi organizada em 2023 para comemorar a eleição de Flávio Dino para o STF?

Não. As imagens foram gravadas no dia 17 de fevereiro de 2021, no Rio de Janeiro (RJ), durante o pico de infecções da pandemia da Covid-19. Naquela data, o estado carioca havia registrado o maior número de casos por Covid-19 até então. As imagens usadas na história de hoje foram feitas por uma equipe da TV Globo, que registrava festas clandestinas de Carnaval, em 2021.

O vídeo é de uma festa organizada pelo tráfico na Favela do Vidigal?

O vídeo mostra uma festa clandestina realizada no alto do morro do Vidigal, na zona sul do Rio de Janeiro (RJ). Porém, não é possível afirmar que a festa foi organizada pelo tráfico. Na época, a preocupação dos meios de comunicação e das autoridades era com o desrespeito à pandemia da Covid-19 e às regras sanitárias impostas pelo estado e pelo município. Por conta disso, ninguém acabou investigando a origem da festa.

As favelas estão em festa por causa da eleição de Flávio Dino para o STF?

Não podemos afirmar isso. Talvez, algumas pessoas tenham gostado sim da indicação de Flávio Dino ao STF. Bem como existem outras pessoas que não concordaram com a nomeação. Tentar resumir uma favela ou comunidade em X ou Y de forma totalitária é, no mínimo, ignorância e preconceito. Esses lugares são iguais a qualquer outro, com pessoas que pensam diferente, que trabalham em áreas diferentes e que possuem experiências distintas. Além disso, a história de hoje segue a mesma narrativa que já existe há algum tempo na internet: a de tentar associar o PT e seus simpatizantes à violência e à criminalidade.

Conclusão

Fake news ❌

Bandidos não fizeram festa do tráfico, no Vidigal (RJ), para comemorar a indicação de Flávio Dino ao STF. As imagens usadas como prova na história de hoje são antigas. O vídeo foi gravado por uma equipe da TV Globo, no dia 17 de fevereiro de 2021, durante um monitoramento de festas clandestinas durante o Carnaval daquele ano. As imagens, de fato, foram feitas em um casa no Vidigal (RJ), mas não é possível dizer se a festa foi organizada pelo tráfico. Por fim, a história de hoje tenta reforçar uma narrativa que há tempos vem sendo usada na internet: a de que o PT e seus simpatizantes estão ligados ao crime.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)