Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Vídeo que mostra avenida Paulista lotada não é de ato contra Lula e Alexandre de Moraes em junho de 2024

Vídeo que mostra avenida Paulista lotada não é de ato contra Lula e Alexandre de Moraes em junho de 2024

Vídeo mostra avenida Paulista lotada em ato contra Lula e Alexandre de Moraes em 09062024, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A avenida Paulista, em São Paulo, ficou lotada em ato contra Lula e Alexandre de Moraes no dia 9 de junho de 2024 e vídeo mostrou tudo.

Análise

No dia 9 de junho, um grupo de pessoas não simpáticas ao presidente Lula e ao ministro Alexandre de Moraes organizaram um protesto em São Paulo.

Em meio ao evento, começaram a circular críticas que apontavam que  o ato estaria “esvaziado”. Por outro lado, um vídeo de “defesa” começou a circular na internet.

Vídeo: é falso que Sadia esteja dando prêmios para quem compartilhar no WhatsApp

Nas imagens, há uma multidão na avenida Paulista, na região central de São Paulo. Junto ao vídeo, há mensagens que apontam que o ato teria ocorrido no dia 9 de janeiro. Leia algumas das mensagens que circulam online:

ATO ESVAZIADO??? De acordo com a Foia de Seu Paulo, esse foi o “ato esvaziado” na avenida paulista, dia 9 de junho. Será q estão pensando q somos otários e não estamos vendo? Foram milhões de pessoas! AVENIDA PAULISTA 9/6/2024. ATO FORA LULA E ALEXANDRE DE MORAES!!!

Checagem

É claro que o conteúdo não demorou a viralizar na internet. Por isso, vamos realizar a checagem do conteúdo respondendo a algumas perguntas. São elas: 1) O vídeo mostra a manifestação contra Lula e Alexandre de Moraes em 09/06/2024 na avenida Paulista? 2) Qual a origem do vídeo da manifestação na avenida Paulista? 3) O ato contra Lula e Alexandre de Moraes do dia 09/06/2024 acabou vazio?

O vídeo mostra a manifestação contra Lula e Alexandre de Moraes em 09/06/2024 na avenida Paulista?

Não. Assim como em outros casos, o vídeo está sendo falsamente creditado ao ato de bolsonaristas ocorrido no dia 9 de junho de 2024.

Porém, a localização do caminhão de som é completamente diferente do ato ocorrido no domingo. O caminhão ficava mais ao lado do chamado “vão do Masp” no vídeo em que a avenida Paulista aparece lotado. Já o caminhão do ato de junho de 2024 estava bem à frente do Masp. Isso pode ser visto no vídeo abaixo:

Para além disso, identificamos a origem do vídeo que está circulando como se fosse do ato contra Lula e Alexandre de Moraes.

Qual a origem do vídeo da manifestação na avenida Paulista?

O vídeo é da manifestação a favor de Bolsonaro ocorrida no dia 7 de setembro de 2021. Este vídeo mostra o mesmo caminhão (com os dizeres “free”) mostrado no vídeo que está viralizando na internet. Ou seja: não tem nada a ver com a história de hoje.

O ato contra Lula e Alexandre de Moraes do dia 09/06/2024 acabou vazio?

Isso depende do ponto de vista. O fato de o próprio ex-presidente Jair Bolsonaro não ter participado do ato esvaziou o evento como mostra esta matéria da Folha de S.Paulo.

Porém, o ato não teve tão poucas pessoas como em alguns vídeos publicados por “influenciadores de esquerda”. As imagens foram feitas em um momento no qual o ato não estava tão lotado.

Conclusão

Fake news ❌

O vídeo que está circulando na internet não é do ato contra Lula e Alexandre de Moraes que foi realizado no dia 9 de junho de 2024. O vídeo é de 2021. Na manifestação de 2024 teve muito menos pessoas.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).