Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Vídeo com organograma de Mike Benz não prova fraude nas urnas eletrônicas durante eleições de 2022 no Brasil

Vídeo com organograma de Mike Benz não prova fraude nas urnas eletrônicas durante eleições de 2022 no Brasil

Vídeo de Mike Benz prova fraude nas urnas eletrônicas durante eleições de 2022, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra Mike Benz revelando como houve fraude nas urnas eletrônicas em 2022 no Brasil com ajuda de organizações dos EUA e proteção de Alexandre de Moraes.

Análise

Tem circulado nas redes sociais vídeos e postagens que atribuem a Mike Benz, ex-integrante do Departamento de Estado dos EUA durante o governo Donald Trump e atual diretor executivo do Foundation for Freedom Online, a revelação de uma suposta fraude das urnas eletrônicas nas eleições presidenciais brasileiras de 2022.

Os conteúdos afirmam que Benz teria mostrado como organizações como a USAID (Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional) interferiram no processo eleitoral do Brasil, com a conivência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e proteção do ministro Alexandre de Moraes.

O vídeo citado apresenta Benz em uma conferência internacional, na qual ele exibe um fluxograma com nomes de órgãos e instituições que, segundo ele, teriam se articulado para influenciar a eleição brasileira. Com isso, internautas passaram a replicar versões que afirmam que as urnas eletrônicas foram fraudadas para favorecer Lula. Leia:

Versão 1: A FRAUDE DAS URNAS ELETRÔNICAS POR XANDÃO, ESTÁ SENDO MOSTRADA NO MUNDO TODO… AÍ ESTÁ COMO O LULA GANHOU A ÚLTIMA ELEIÇÃO… Versão 2: Sistema desmascarado já A fraude das urnas eletrônicas — protegida por Xandão com mão de ferro — está sendo escancarada mundialmente. O Brasil foi manipulado! Versão 3: Mike Benz mostrou o cronograma das interferências de orgãos americanos nas eleições no Brasil. Expõe como a estrutura do governo Biden usou para dominar o tabuleiro político e interferir nas eleições de 2022.

Checagem

O material tem sido amplamente compartilhado por canais e sites alinhados à extrema-direita. Porém, não é prova alguma de fraude. Para checar, vamos responder o seguinte: 1) O vídeo de Mike Benz provou fraude nas urnas eletrônicas de 2022? 2) O que exatamente Mike Benz mostra em sua apresentação sobre o Brasil? 3) Houve fraude nas urnas eletrônicas ou intervenção estrangeira nas eleições de 2022 no Brasil?

O vídeo de Mike Benz provou fraude nas urnas eletrônicas de 2022?

Não. Em nenhum momento Mike Benz apresenta provas de fraude nas urnas eletrônicas. O conteúdo do vídeo consiste em uma apresentação com um fluxograma e diversas afirmações que carecem de comprovação empírica. Ele cita organizações como a USAID, a Open Society e outras entidades, alegando que elas participaram de uma rede para “controlar a narrativa” no Brasil, mas sem apresentar documentos, registros oficiais ou dados verificáveis que sustentem a acusação de manipulação do resultado eleitoral. Checagens feitas pelo Aos Fatos mostram que as conexões estabelecidas por Benz são imprecisas, especulativas e distorcidas.

O que exatamente Mike Benz mostra em sua apresentação sobre o Brasil?

Na sua fala, Mike Benz exibe um gráfico com dezenas de instituições interligadas, sugerindo que houve uma ação coordenada entre órgãos dos EUA, empresas de tecnologia e o TSE para favorecer Lula e prejudicar Bolsonaro. Ele acusa, por exemplo, plataformas digitais e organizações jornalísticas de atuarem contra “a direita global” e promove a ideia de que houve censura orquestrada no Brasil com apoio de entidades estrangeiras. Como falamos, a tese não se sustenta. Essa verificação do Estadão Verifica indica que as alegações de Benz são enganosas.

Houve fraude nas urnas eletrônicas ou intervenção estrangeira nas eleições de 2022 no Brasil?

Não houve. O sistema eletrônico de votação brasileiro é auditável, testado e validado por múltiplas instâncias. O Tribunal Superior Eleitoral e observadores internacionais reafirmaram a integridade do processo eleitoral de 2022. Nenhuma das denúncias de fraude foi comprovada, e a tentativa de questionar o resultado sem provas se encaixa em estratégias já vistas anteriormente para deslegitimar eleições democráticas.

Sobre a “intervenção”, o vídeo ignora o fato de que ações como o combate à desinformação foram conduzidas com respaldo legal e que a colaboração com entidades estrangeiras para garantir integridade eleitoral é algo comum em democracias. Não há qualquer documento que comprove que houve manipulação direta de votos ou interferência estrangeira no sistema eleitoral.

As acusações também ignoram o fato de que influências estrangeiras ocorrem em diversos espectros políticos. Inclusive, o próprio Mike Benz, sendo norte-americano, representa uma organização estrangeira que atua com forte viés ideológico e, sim, pode influenciar a forma nas quais as pessoas enxergam política. Ou seja: estamos diante de uma desinformação paradoxal.

Conclusão

O vídeo de Mike Benz que está circulando não fala de fraude nas urnas eletrônicas. Além disso, a peça não apresenta provas concretas. Ele se baseia em especulações, correlações infundadas e interpretações ideológicas que, inclusive já foram desmentidas por outras iniciativas de checagem.

Fake news ❌

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)