Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > É falso que vídeo de Lula tenha sido utilizado na campanha eleitoral na Argentina

É falso que vídeo de Lula tenha sido utilizado na campanha eleitoral na Argentina

Vídeo com críticas a Lula foi utilizado na campanha eleitoral da Argentina, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Javier Milei utilizou um vídeo com críticas a Lula na campanha eleitoral da Argentina. 

  Análise

Estamos notando que diversos eventos têm sido utilizados como “amostra” de como está o nível da direita e da esquerda no Brasil. Isso ocorreu com as eleições dos conselhos tutelares e está acontecendo nas eleições da Argentina. A prova disso está na mensagem que vamos falar hoje.

Mensagens apontam que a campanha eleitoral de Javier Milei está se utilizando de um vídeo com críticas a Lula na campanha eleitoral. No vídeo (que pode ser visto abaixo), há uma narração em espanhol sobre a imagem de Lula. Leia a mensagem que circula online e a tradução do que é dito no vídeo:

Vídeo: é falso que Lula parou doações em Lajeado e Encantado destruiu donativos

Texto: Video de Lula faz parte da propaganda eleitoral na Argentina,video esse que apresenta aos eleitores do então  candidato da ESQUERDA Sérgio  Massa,parte dos escândalos de CORRUPÇÃO praticados no BRASIL por LULA e sua turma. Lula é o maior apoiador  da campanha de Sérgio Massa.

Transcrição: Este homem se diz um patriota, mas odeia todos em seu país. Este homem conta piada para parecer engraçado, mas só sabe rir da desgraça dos outros. Este homem diz que é contra a corrupção, mas é um mentiroso profissional. Disseram que com este homem tudo seria diferente, mas tudo mudou para pior. Este homem não é o que você pensa. No Brasil, este homem foi eleito e foi um pesadelo. A Argentina não precisa passar por isso. Nestas eleições, não se engane. Argentina, diga-me como se sente

Checagem

Na parte da checagem, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que o vídeo com críticas a Lula foi utilizado na campanha eleitoral na Argentina? 2) Quem era o “homenageado” no vídeo da campanha eleitoral da Argentina? 3) Algum conteúdo contrário contra Lula foi utilizado por candidatos argentinos?

É verdade que o vídeo com críticas a Lula foi utilizado na campanha eleitoral na Argentina?

Não é verdade. É possível ver claramente que o vídeo em questão teve as imagens sobrepostas com capas de revistas críticas a Lula e antigas. Mais do que isso: ao buscar pela “narração”, vimos que o conteúdo em questão é outro.

Quem era o “homenageado” no vídeo da na Argentina?

Na realidade, o vídeo original “surgiu” na internet na Argentina de forma anônima (o que é um jogo sujo, aliás) e compara Javier Milei e Jair Bolsonaro. O conteúdo descreve que o governo de Bolsonaro foi um “pesadelo” (algo opinativo). A publicação virou notícia no Brasil e pode ser vista abaixo:

Algum conteúdo contrário contra Lula foi utilizado por candidatos argentinos?

Nenhuma peça com críticas a Lula foi utilizada em campanha eleitoral. Porém, Javier Milei já fez críticas públicas a Lula. De acordo com esta matéria, o candidato já apontou que Lula é um “comunista nervoso”, que “estava agindo contra sua campanha”, que “estava usurpando a liberdade de imprensa” e outras coisas.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que um vídeo de Lula foi utilizado como peça na campanha eleitoral na Argentina. O vídeo que está circulando na internet é uma montagem feito em cima de vídeo com críticas a Bolsonaro (que, por sua vez, também não foi utilizado oficialmente em campanha). Ou seja: é uma fake news.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)